Cadê minhas árvores?

Cadê minhas árvores?
O pretexto da reformulação da Praça Geraldo Walter, na Rua Almirante Barroso, duas árvores foram sacrificadas. Na sexta-feira á tarde, fui para o trabalho, e ao retornar elas não estavam mais lá. Confesso que várias vezes fiquei chateada porque a Prefeitura nunca atendeu aos apelos dos moradores para fazer a poda, de acordo com as características das árvores, e com isso os galhos cresceram livremente, forçando os fios elétricos, causando sérios danos às residências, principalmente em dias de tempestades. Mas a ausência das árvores me deu uma tristeza enorme. Lembrei de meu pai que colocava meus filhos, ainda pequenos nas árvores para sentirem o gostinho de liberdade, andando pelos galhos como pássaros. São lembranças que nenhum grande projeto arquitetônico consegue apagar.

Hoje pela manhã, os pássaros que se aconchegavam à noite nas árvores e que pela manhã, em uma sinfonia sem fim anunciando o novo dia, fizeram um estranho movimento, mais parecia um lamento,uma algazarra diferente, um protesto com vôos rasante sobre as casas como se estivessem cobrando explicação dos moradores. Depois, se posicionaram nos fios elétricos, no chão, ciscando daqui, ciscando de lá. Cadê minha árvore?Cadê minha árvore? Pareciam dizer. Olhando para o chão revirado de barro e os canteiros vazios, fico me perguntando: será que tudo isso vai valer à pena? E os pássaros, para onde migrarão?

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Eu estava pensando se seria possível criar uma legislacão da boa convivencia ? Cada ato contrário seria punido com uma multa . Pode ser uma evolucão da legislacão vigente , com multas severas .
    . Hoje se fala muito em campanhas educativas, tenho minhas duvidas que só isso resolva . Será que quem tem um cão não sabe que deve recolher a bosta do animal ( ou o animal não sabe ) ? Será que quem acumula lixo na praia não sabe que isso é errado ? Multa neles !

    ResponderExcluir
  2. Caro Moura, essas leis já existem, alias, o que mais existe nesse país, são leis, mas acabam desmoralizadas porque ninguém cumpre, nem mesmo os que têm a obrigação de fazer com que elas sejam cumpridas.Nós só temos uma saída: força tarefa pela educação.Sem educação não tem solução.

    ResponderExcluir
  3. Será esse o preço que pagamos pelo "progresso"? Em várias cidades do país as árvore são podadas com os mais diversos desenhos. Aqui em Salvador as poucas áreas verdes que ainda restam estão sendo devastadas, Av Paralela que o diga. Fiquei triste tambem sem o verde das árvores na praça, e em saber que de manhã, não mais terei o privilegio de acordar com a cantoria dos pássaros. Alguém sabe a função do Órgao que cuida dos Parques e Jardins?

    ResponderExcluir
  4. Carmela ! Lamento sinceramente que erradicaram as suas árvores, justamente quem deveria fazer de tudo para prover de mais árvores a cidade , que tanto delas necessita. Não me resta que lhe sugerir a cobrança do replantio de novas árvores no espaço da pracinha, e mesmo assim , em dobro. Cortaram duas: replantem quatro! Sugiro que cobre a reposição da Prefeitura. É uma obrigação !Pelo menos, dentro de alguns anos , elas estarão fornecendo sombras amigas e ar melhor por aí.

    ResponderExcluir