O Rio Vermelho merece respeito

Este ano o Rio Vermelho completa 500 anos. Sem dúvida o bairro mais antigo do Brasil. Repleto de histórias e tradições, por aqui já passaram personagens ilustres a começar pelo próprio Caramuru, que será alvo de homenagens esté ano. Mas nada disso sensibiliza as autoridades, o bairro está entregue á própria sorte. A última grande intervenção foi feita pela ex-prefeita Lidice da Mata, que construiu a Praça de Santana, o Mercado do Peixe, que hoje está abandonado, recuperou a Casa do Peso ,as quadras, organizou o sistema viário, recuperou a Praça Colombo, construiu Garibaldi/Lucaia, o pontilhão para pedestre no Largo da Marquita, entre outras.Dai prá frente ninguém mais se preocupou com o Rio Vermelho. Esse abandono se reflete na própria postura das instituições e de algumas pessoas que moram, ou têm seus negócios no bairro, mas sem compromisso com o lugar, e por essa razão jogam o lixo no meio da rua a qualquer hora, transformam os passeios em estacionamentos, danificam a pavimentação com obras absurdas, ou simplesmente, levam cachorros e até cavalos para fazer suas necessidades nos passeios. Hoje (01/03) domingo pela manhã, em mais uma caminhada matinal, constatamos que os problemas só se agravam a cada dia, e entre eles, a Praia de Santana, é sem dúvida, o resumo dessa opera de incompetência que rege as nossas administrações, anos após anos. Já que a Prefeitura não consegue resolver o problema, deveria pedir ajuda ao governador, que demonstrou tanta eficiência na organização do Carnaval, para fazer bonito com os turistas, poderia cuidar também um pouco da cidade, afinal,essa é ou não a Bahia de todos nós? Vejam abaixo a sequência de fotos que revelam mais do que qualquer texto.
Tópicos:

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Tá todo mundo louco...
    Primeiro: um eclesiástico que cerca uma praça pública, teoricamente com o intuito de servir de estacionamento para seu rebanho, mas este não é consciente, porque não dizer mal educado ou será que a Transalvador está comungando nesta paróquia?
    Segundo: uma Prefeitura que não tem ou não funciona direito, uma carrocinha para recolher os animais abandonados na rua? Evitando todos os transtornos que já são notórios, como sua nota retrata.
    Terceiro: um Ministério Público ou de quem for a obrigação, de dar o início na remoção de pessoas em situação de miséria que estão na Praia de Santana para um local mais salubre para sua sobrevivência.
    Quarto: um Governo do Estado que só prover segurança de alto nível para turistas ou eventos internacionais. Notei que além dos simples mortais, como nós, até os policiais estão cercados por grades em sua Companhia no bairro. Transalvador mutar PM por estacionamento indevido? Queria vê isso, se começar pelos motoristas de Transporte Público que param em fila dupla nos pontos de ônibus e fecham cruzamentos sem nenhum pudor já estaria de bom tamanho.
    ...ou será incompetência, ineficiência, suborno, prevaricação ou pura IMPUNIDADE?
    rac

    ResponderExcluir
  2. Só a anarquia prega o auto-controle. Estamos vendo o resultado de sua aplicação no mercado financeiro internacional. É necessário e fundamental a regulação efetiva do Estado para o desenvolvimento sustentado de qualquer nação.
    POK

    ResponderExcluir
  3. Como diz o amigo que aparece como anônimo fazendo um comentário e referindo-se às grades de ferro que foram colocadas na pracinha ao lado da Ingreja de Santana ,não sabemos a que atribuir tantos desmandos! O que me encuca , é que, se a praça deveria ou deve servir para disciplinar o estacionamento de quém vai à igreja, para que a cerca ? Se o seu destino é ser estacionamento, até que eu concordo, mas, para isso, ela tem que ser preparada , projetada de acordo. Convém relembrar que aquele é um espaço público . Cercar e não cuidar, é outra coisa que não entendo . Com autorização de quém ? !!!... Quem anda errado em tudo isso e porque o pessoal da Prefeitura não vê o que anda acontecendo por aqui ? O espaço está abandonado e, dentro dele , só há mesmo mato e algumas mudas de coqueiros replantadas já raquíticas , que nunca chegarão a ser coqueiros de verdade.
    Cadê a fiscalização que não se vê em lugar algum ? O que faz ela ? Onde anda ? A figura do fiscal sumiu do mapa!...
    Ou será que existem mesmo fiscais mas que eles, simplesmente não enxergam ou são incapazes de avaliar situações ?
    Agora só aparecem " auditores " em endereços certos , com a finalidade de " auditar" e produzir multas para comerciantes e nunca para orientar... Apesar de denunciada diversas vezes, diria até que exaustivamente , aquela situação da praia de Santana ainda não foi resolvida. Quando o será ? Tem dois dias que passei em frente ao monumento " Centro de Ancestralidade "do Mestre Didi.
    Havia um grupo de pessoas curtindo o vento vindo do mar e a sombra dos coqueiros. Junto com eles,uma matilha de dez indivíduos ,brincava alegremente , despreocupados da vida. Acho que os cães sabem que em Salvador não existe a " carrocinha mesmo !" ... os mesmos que sujam a areia da praia...

    ResponderExcluir
  4. Estamos vivendo uma situação muito complicada mesmo. No ano passado publiquei um artigo no Jornal a tarde, onde eu dizia que eu só queria do próximo prefeito que ele colocasse a cidade para funcionar.Para mim já estava de bom tamanho.Mas infelizmente ficam pensando em mega projetos quando sequer conseguem fazer o feijão com arroz. Fizeram aquela obra na Centenário, foi gasto uma pequena fortuna, um monte de gente achou o máximo, agora estão refazendo, exatamente a parte que era o principal problema, o algamento. O Rio Vermelho está todo abandonado, mas estão anunciando a construção do memorial Caramuru. Prá que? prá ficar mais um equipamento abandonado, destruido pelo salitre?

    ResponderExcluir
  5. Estou gostando cada dia mais desse blog, tem levantado assuntos que nos que andamos pelo bairro, muitas vezes destraidos, nem percebemos, está me ajudando a refletir e também agente pode ficar trocando ideias e ninguem fica entalado com tanta coisa errada sem ter com quem dividir.Esses carros nos passeios onde fica a PM?, é um absurdo, mesmo com autorização para botar no passeio só deviam fazer em extrema necessidade, para dar exemplo.
    Cinira

    ResponderExcluir
  6. Só incompetentes não teriam visto que aquelas obras bonitas da Centenário não teriam o problema do alagamento resolvido ! Uma prova de que estamos à deriva em matéria de administração pública. Acho que a reeleição foi um mau negócio para a cidade. Parece que o Sr. Prefeito não tem mesmo o comando da situação. Algo assim , parecido com uma orquestra em que cada componente toca num tom diferente . Em mais três anos e 10 meses, o nosso atrazo, infelizmente, será muito grande e teremos encaminhado para o ralo uma fortuna... Será que não temos os homens certos para os lugares certos ? Na Bahia ? Impossível! No lugar de trabalharem, fazem política...

    ResponderExcluir
  7. Sarnelli, mais uma vez você está com razão. Veja bem, faltam dois anos para as eleições para Governadores, senadores, deputados e Presidente da República e os camaradas em vez de procurar trabalhar, estão discutindo candidaturas.Tenha paciência!

    ResponderExcluir