Pescadores ameaçados de perderem os boxes

Pescadores podem ficar sem local para vender o pescado em plena Semana Santa
A herança maldita que a Diretoria Provisória da Colônia de Pesca Z1 recebeu do ex-presidente Tenente (o sem patente), não para de revelar problemas.Agora os pescadores estão prestes a serem despejados dos boxes onde comercializam seus produtos porque o ex-presidente deixou correr a revelia, na Justiça do Trabalho, uma ação movida por um cidadão que dormia na sede da Colônia e que acabou entrando na justiça requerendo direitos. Os boxes foram a leilão para cobrir as dívida trabalhistas, e pelas informações que chegaram a esse blog, já foram arrematados, deixando os associados literalmente a ver navios. A Diretoria Provisória, que desde que assumiu vem tentando organizar a Colônia, corrigindo os desmandos da antiga gestão, estuda quais as providências que ainda podem ser tomadas para reverter mais essa situação.

Postar um comentário

15 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Carmela, é lamentável a notícia postada hoje sobre os boxes dos pescadores. Por que será que tem gente que passa a vida gerando confusão à procura de prejudicar os pescadores e a própria população, que tem , no local, uma fonte segura de abastecimento de pescado com qualidade garantida ? Espero que uma solução seja encontrada e o processo possa ser revertido em favor de quem de direito. Na minha opinião , dos pescadores e dos moradores do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  2. SOBRE BOXES,DIVIDAS TRABALHISTAS E ASSOCIAÇÃO YEMANJÁ, OU UM ASSUNTO PUXA OUTRO.
    Dessa ação trabalhista todo mundo já sabia, até eu pude ver em desembro de 2008 o anúncio de penhora dos boxes, por outro lado os boxes há muito tempo não são explorados pelos pescadores, foram alugados a terceiros por Tenente e pelo que eu sei a anos não pagam o aluguel, ainda por outro lado Tenente é o mesmo que foi colacado por Ubaldo na presidência da Associação Yemanjá, e como Ubaldo bota e Ubaldo tira, vejo na publicação Folha do Rio Vermelho (que se auto-intitula "jornal oficial do bairro do Rio Vermelho") que o Tenente deixou a presidência da referida associação sendo substituido por uma tal Mário da Mota"; de qualquer maneira o Tenente recebeu um mimo de Ubaldo sendo agraciado com um diploma de "Honra ao Mérito", naturalmente belos bos serviços prestados à frente da Colônia Z-1.

    ResponderExcluir
  3. CORRIGINDO E EXPLICANDO
    Na postagem acima cometi vários erros de digitação; tem um que eu quero corrigir o nome do novo presidente da Associação Yemanjá é "Mario da moto"e não Mario da Mota.
    Quantos aos boxes que fique bem claro: há muito tempo que eles não são explorados por pescadores e sim por pessoas alheias à Colônia (conhecidos vulgarmente por atravessadores) que os alugaram na gestão de Tenente e que há anos não pagam o aluguel.

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto nessa pendenga tudo mundo está errado. É o tipico caso de que um erro puxa o outro. É bom lembrar que esses boxes foram construidos na gestão da então prefeita Lidice da Mata para atender aos pescadores.

    ResponderExcluir
  5. A prefeitura vai e constroi com nosso dinheiro e doa para manutenção e sustento da cultura e das raízes históricas do local.
    Tempo se passa o local serve de garantia para negociatas políticas(associação dos pescadores), irregularidades são rotina.
    Vem a "Justiça" e leiloa um bem público instalado em área das forças armadas(marinha ou aeronautica, pela proximidade do mar)que foi idealizado e criado para a manutenção da cultura local.
    A Paróquia que até podia reclamar a área como seus domínios, pela proximidade, cala-se, não diz um ai.
    Estamos as vesperas dos 500 anos do bairro e o local coincidentemente tem uma localização privilegiada para uma área vip(very import piriguete) dia 2.
    Sei não...
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. É ASSIM QUE FUNCIONAM AS COISAS POR ESSAS BANDAS MEUS CARÍSSIMOS
    Só que a a igreja não pode reivindicar nada porque se formos verificar a fundo veremos que aquele terreno não lhe pertencia e alem disso a mesma foi construida sobre as ruinas do Forte do RioVermelho um monumento de relevante valor histórico, e como um assunto puxa outro, não satisfeita a igreja resolveu cercar a praça ao lado, e até hoje está tudo por isso mesmo.

    ResponderExcluir
  7. O FORTE DO RIO VEMELHO
    Tinha e sobre ele foi construida a igreja de Santana que segundo o padre Ângelo passa a ser "um Forte da Fé". Esse forte que nunca foi concluido mas que teve até canhões, foi demolido em parte em 1953 pelo prefeito de então que queria fazer alí uma praça em homenagem a Carmem Miranda (jamais executada), em 1967 a paróquia negociou com a prefeitura a construção da igreja sobre o que restou do forte.

    ResponderExcluir
  8. É OFICIAL!
    E não é que o historiador oficial, dono do site oficial, que publica e escreve o jornal oficial do bairro resoveu nomear um OFICIAL para a presidência da Associação Iemanjá? Pois é, pelo que apurei, o sr.Mário da Moto exerce a dignificante profissão de Oficial de Justiça em Feira de Santana. Já no Rio Vermelho é dono de um barco que empresta aos pescadores-sem-barco mediante a divisão do produto pescado.

    ResponderExcluir
  9. OS SEM-BARCO
    Não é de hoje que isso acontece. Na colônia Z-1 quem tem barco não pesca e quem pesca não tem barco. Coitado dos pescadores: são explorados no mar porque alguns capilistas compraram barcos que emprestam mediante a entrega de metade da pescaria e são explorados na terra porque os boxes construidos para eles venderem o pescado foram alugados a atravessadores.
    Não posso nem condená-los se elees enchem a cara para esquecer tanta exploração.

    ResponderExcluir
  10. TUDO COMO DANTES
    Há tempo não dava uma passada na sede da colônia Z-1, em Santana, mas parece que continua a mesma "esculhambação" do tempo de Tenente com uma corja de bêbados e vagabundos infestando o local. Seria preciso uma ação enérgica para afastar os malandros do entorno mas parece que ninguem tem coragem de assumir esse ônus.

    ResponderExcluir
  11. PIOR DO QUE DANTES
    Recentemente postei que a situação no entorno da colônia Z-1 estava igual ao tempo de Tenente, me enganei. Está pior. Agora duas criaturas instalaram-se para vender bebidas (leia-se cerveja e cachaça), uma debaixo do carramanchão e outra em frente à estátua de Iemanjá.
    Dois recados aos atuais dirigentes:
    1 - Eleições já!
    2 - Os moradores do bairro estão perdendo a paciência...

    ResponderExcluir
  12. Acho que temos que apoiar esta nova presidencia da colonia , a frente da nova presidencia o senhor Branco que aos poucos vai mudando o que algum tempo atrás era muito ruim para o pescador, na epoca do Tenente os mesmos não tinham recursos algum e agora vejo que as despesas deixada estão sendo contornadas, acho tambem que os proprios pescadores tem que se unirem mais em busca de deus direitos e não ficar citando nomes .

    VAMOS PENSAR POSITIVO

    ResponderExcluir
  13. O SR.BRANCO VEM DESENVOLVELDO UM BOM TRABALHO EM FAVOR DOS PESCADORES DO RIO VERMELHO,DEIXANDO BEM CLARO QUE SEU TRABALHO,É SERIO E RICO EM PROJETOS PRA MELHORIA DOS PESCADORES.PARABENS "SR.BRANCO" OS PESCADORES LOCAL AGRADECEM.

    ResponderExcluir
  14. EX PRESIDENTE E SUAS CAMBADA DE LADROES...PRETENDIAM ARRUINAR COM A CLASSE DOS PESCADORES,MALDITOOOOOS QUANTOS ROMBOS FINANCEIROS ELES Ñ DEVEM TER DEIXADOS???? SE FOR INVESTIGA MUITOS PODRES APARECERÃO.VERBAS DESVIADAS E MUITO ++++++++.
    JOÃO CORDEIRO.

    ResponderExcluir