Escolha os 7 principais problemas do bairro

Esse blog lança hoje (7) pesquisa para identificar os sete principais problemas do bairro, na opinião dos moradores. Nos próximos sete dias vamos fotografar os locais ou situações indicadas e, ao final, faremos um painel de fotos com os sete principais problemas que posteriormente serão encaminhados para a Prefeitura. Quem quiser também pode mandar foto.

Na Rua Almirante Barroso, um problema que vem se agravando a cada dia é a falta de espaço para estacionamento devido a liberação de atividades comerciais sem a exigência de vagas para esses empreendimentos. Bem no meio da ladeira foi autorizada a construção de uma pousada de luxo sem a obrigatoriedade de garagem. Além de receber hospedes realiza uma série de eventos. Quando isso acontece à ladeira estreita fica intransitável. Independentes disso, muitos prédios foram construídos em espaços onde existia apenas uma casa, o que faz com que muitos carros fiquem estacionados nos dois lados da ladeira.

O condomínio Porto Marina, por exemplo, foi construído em um espaço onde existia um quintal da casa de um senhor chamado Matabarro e três pequenas casas, hoje são mais de 700 apartamentos, e novas unidades estão sendo construída no térreo, que estava destinado para a instalação de lojas de serviço para atender aos moradores do próprio condomínio. Quer dizer, vão liberando empreendimentos sem a mínima preocupação com a infra-estrutura, em sintese, a Prefeitura que deveria estar preocupada com o futuro da cidade é que mais cria problemas. Quando me refiro a prefeitura não estou falando exclusivamente de João Henrique, mas todas outras administrações, a dele só esta agravando mais ainda.

Postar um comentário

26 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Pra mim um dos principais problemas do bairro são os buracos na pista. Ali mesmo na Av. Juracy M. Jr - perto da antiga FTE - tem uma cratera destruidora de jantes e suspensões. Na Oswaldo Cruz nas imediações da Rio Moveis nem se fala, e por aí vai!!!

    Ubaldo Neto

    ResponderExcluir
  2. Não sei se somente com sete iremos listar todos nossos problemas, mas como é meu número da sorte, aproveitarei seu link para também denunciar a omissão de nossas secretarias ou seriam feudos?
    Na rua Eurycles de Mattos os problemas começam na grafia errada das sinalizações públicas com o nome do logradouro. Segundo os Correios, o correto é como foi escrito acima.
    Aqui também existe a ocupação desordenada: Temos a Doctor Car e uma outra prestadora de mesmo serviço, que agora não lembro o nome, estas utilizam as vias públicas como pátio de estacionamento, quando não são a extensão de sua oficina; as mesmas não tem estrutura adequada para o que se propõem, pois pintam ou aplicam substancias químicas sem nenhuma proteção de segurança do trabalho, meio ambiente etc.
    Temos também uma antiga Pousada, que serve atualmente de Puteiro, trazendo todos os transtornos implícitos neste tipo de exploração.
    As calçadas são inadequadas e esburacadas, quando não são ocupadas por carros.
    A praia da PaciÊncia é carente de tudo mesmo: limpeza, equipamentos, saneamento e muita educação de seus frequentadores.
    As intalações de energia elétrica da rua são uma contribuição a poluição visual, um absurdo, deveriam ser subterrânea.
    NOssa segurança é deplorável, apesar de termos uma delegacia e um batalhão nas proximidades aliado a uma dedicação daqueles que gerem, mas isto não minimiza a viole^ncia aos motoristas e transeuntes do bairro.
    Enquanto isso... inaugura-se uma pedra fundamental de um busto...

    ResponderExcluir
  3. Sugiro dividir os porbllemas em duas categorias. Os que são criados pela ausencia do poder público e os gerados pela falta de educação das pessoas, nsse último eu relacionaria por exemplo o lixo que é jogado em pontos como esse da esquina d Eurycles de Mattos, criada pelso próprios moradores que jogam de tudo, inclusive entulho. A transformação do muro da igrejinha de Santana em Sanitário, o estacionamento em a´res proibidas e os probelmas que são gerados pela falta de ação da prefeitura como os buracos que Ubaldo se refere, a praia de santana, a ausencia da Transalvador nas ruas para multar que estaciona em lugar proibido, a falta de manutenção nas grades do Rio Lucaia, enfim acho que assim vamos identificar melho como estamos no bairro.

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI DA IDÉIA DE CINIRA
    Poderíamos dividir esta pesquisa em duas partes:
    1 - Os 7 problemas gerados pela falta do poder público em cumprir suas obrigações.
    2 - Os 7 problemas gerados pelos moradores

    ResponderExcluir
  5. Carmela, assim de pronto , eu assinalaria o abandono completo do Parque Cruz Aguiar à sua própria sorte, que era ou devia ser um bairro residencial e agora está entupido de empresas ( restaurantes, pizzarias, clínicas, escritórios,uma escola infantil, etc ), pois a prefeitura esculhambou com o bairro ,ao liberar , sem critério algum , alvarás de funcionamento para empresas que não tem, nem ao menos , uma só vaga para o estacionamento de veículos.
    Se esquece dos moradores , que também pagam IPTU.
    A parte baixa do Parque , está saturada de restaurantes e clínicas . Como se não bastasse,ainda há uma Faculdade e uma Academia de ginástica... Não há disciplina alguma no estacionamento dos veículos,que ficam no meio da rua mesmo. Todas essas empresas atraem uma grande quantidade de veículos que saturam todos os espaços , inclusive os passeios e a SET , mesmo chamada, nunca aparece. Ela existe mesmo ?
    Puxando a sardinha para a minha própria brasa, assinalo a má sorte da Rua Feira de Santana , que é onde eu moro , que está com a seguinte situação ; de um lado da pista , estacionam os veículos de uma pizzaria , de uma produtora de vídeos, de uma escola de decoração ( que atrai um grande número de carros novos e de grande porte - ),e de um Centro Espírita. Para completar a confusão, temos ainda os veículos de uma repartição da própria prefeitura . O interessante é que, tanto a produtora, quanto a escola de decoração e a repartição da prefeitura estão, oficialmente , instaladas na Rua Itabuna , mas, como dão fundos para a rua Feira de Santana, usam ambas. De preferência a Rua Feira de Santana . O complicador maior é que a R.F.Santana fica com uma só pista para o tráfego nos dois sentidos. Por ela transitam caminhões pesados e ainda serve de atalho ou seja, de rua de passagem , para os que conhecem a área , fugirem do movimento de outras vias . Do outro lado da pista, evidentemente, é proibido estacionar , mas ninguém respeita as placas colocadas nos postes e até usam o passeio, afunilando a passagem . Volta e meia dois veículos trafegando em sentido contrário , se encontram a meio caminho e aí está gerada a confusão...
    Enfim, o Parque Cruz Aguiar está totalmente abandonado, nas mãos das baratas ... No Parque, a ausência da Prefeitura é total.
    Para poder entrar e sair de casa com os meus carros, tive que adotar umas providências especiais...
    A terceira sinalização minha é a necessidade de um conjunto de sinaleiras naquele cruzamento da rua Sen.Pedro Luiz com a José Taboada Vidal e Canavieira. O ponto de referência é o fundo da Academia FORMA. Todo mundo sabe onde é... Ali existe apenas uma faixa de pedestre que os motoristas insistem em não respeitar e ainda aceleram, buzinam e dão sinal de luz para que o pedestre, mesmo em cima da faixa, deixe o caminho livre...Mais um detalhe : o tráfego na citada rua , inclue diversas linhas de ônibus e suporta o peso e a velocidade de caminhões carregados.
    Devo ascrescentar que, sobre este assunto , tenhos uns três processos caminhando a passo de cágado na antiga SET ou atual TRANSALVADOR...
    Entre tantos problemas , outros irão surgir . A cratera existente na Av. Juracy M.Jr, não tem muita significação assim. Vamos aos mais sérios e que, efetivamente, influem na vida do bairro ...
    Por enquanto é só. Tenho fotos , que mandarei em separado.

    ResponderExcluir
  6. Para mim um dos principais problemas é o da invasão da praia da Paciência, com tudo de mal que ela causa em seu entorno, praia em área urbana com criação ecológica de galinhas eu acho que a Paciência é única nesse quesito... Existem inúmeros problemas pelo Rio Vermelho, mas aquele assentamento é de ordem filosófica já que é como um cartão postal da esculhambação que tomou conta do bairro.

    Ricardo Luiz

    ResponderExcluir
  7. Também concordo que o descaso com a Praia de Santana é um dos principais problemas do bairro.Quero saber se essa escolha dos pontos mágicos Salvador, caso o Rio Vermelho seja escolhido, vai fazer com que o governo e prefeitura solucionem esse problema.Se isso não acontecer vai ser mais uma desmoralização para esses governos já desacreditados.

    ResponderExcluir
  8. Na minha visão um dos principais problemas do bairro fica por conta dos estacioamento sobre os passeios que obriga quem anda a pé a fazer uma peripecia para danada pra conseguir passar.Também acho muita falta de higiene aqueles pescadores que vendem uns peixinhos em plasticos estendidos no chão e aquele ponto de venda de bebina embaixo do pé de amendoeira onde fica um monte de bebados e cachorros, é isso ai

    ResponderExcluir
  9. Leila, você sabe aonde reside esses bebados e seus cães de companhia? Te respondo: no Paciência Village... a política habitacional de nossa prefeitura agora certamente avaliza esses villages na orla, existe um próximo ao farol da Barra que já se iniciou, mas acho que os barraqueiros já correram com ele e não o poder público que desconhece os problemas de nossa cidade. Resta saber a nós população que paga IPTU, caso a invasão da Barra tenha termo, aonde será produzido os frangos caipiras mais saborosas de Salvador, se no Rio Vermelho ou na Barra.

    Ricardo Luiz

    Ricardo Luiz

    ResponderExcluir
  10. Também acho que o descalabro em que se transformou a Praia de Santana é um problema muito sério no bairro que gera muitos outros que não me cabe citar até porque a policia sabe o que acontece naquelas bandas.

    ResponderExcluir
  11. Eu qria saber de verdade o q a Associação do Bairro tem feito, pra melhorar a vida no bairro. Quais os benefícios, fica ai o meu questinamento

    ResponderExcluir
  12. Escrevi Paciência por engano e nem sei por qual razão, talvez seja por não ter mais paciência com essa prefeitura.

    Ricardo Luiz

    ResponderExcluir
  13. Tiago, você fez uma pergunta que grande parte dos moradores estão se fazendo e quem deve responder é Ricardo, presidente da Amarv, eu, sinceramente, não sei.Lago após a eleição a diretoria encaminhou para os moradores correspondência com algumas ações, e depois disso nada mais foi dito. O Blog está à disposição dos diretores da Associação para informar o que estão fazendo, se é que estão fazendo alguma coisa.

    ResponderExcluir
  14. Tiago, você fez uma pergunta que grande parte dos moradores estão se fazendo e quem deve responder é Ricardo, presidente da Amarv, eu, sinceramente, não sei.Lago após a eleição a diretoria encaminhou para os moradores correspondência com algumas ações, e depois disso nada mais foi dito. O Blog está à disposição dos diretores da Associação para informar o que estão fazendo, se é que estão fazendo alguma coisa.

    ResponderExcluir
  15. Carmela , aqui estou eu de novo com mais uma indicação de uma situação que considero bastante importante e que me parece que está sendo esquecida.

    É só dar uma volta por aí, pela manhã e pela tarde, nos horários de pico, para se ver como o Rio Vermelho precisa da atenção dos poderes públicos.
    Além de ser um bairro abandonado injustamente ,as autoridades não têm olhos para ele e estão “ comendo mosca “, porque o Rio Vermelho precisa ser repensado, preservadas as suas características naturais das quais os moradores fazem questão e não abrem mão ...O bairro , com o passar dos tempos, transformou-se em vias de passagem...

    Os nossos gestores não estão pensando no futuro! O Rio Vermelho , nas suas duas vias principais, é passagem obrigatória para os veículos que demandam Itapoã pela orla, passando por Amaralina, Pituba, Boca do Rio... e para os que de lá vêm . O nó está na Mariquita , onde três conjuntos de sinaleiras comandam o tráfego, e onde existe um cruzamento...

    É importante lembrar que, com a liberação de uma área na orla, para os lados de Itapoã , para a construção de novos edifícios, a movimentação vai aumentar e mais veículos serão acrescidos à frota que passa diariamente pelo Rio Vermelho.

    A Rua Sen.Pedro Luiz , que pode ser considerada o começo ou o fim da Vasco da Gama , também é rua de passagem e depende das sinaleiras instaladas na Mariquita.

    Resumindo: TODOS , inclusive os coletivos e de carga, veículos que vão e que vêm de Itapoã,Boca do Rio, Pituba, Amaralina , passam pelo Rio Vermelho que não suporta mais a quantidade que transita pelo bairro. É preciso, e urgentemente, olhar a questão já pensando num futuro quase que imediato e também mais a longo prazo, enfim preparar a cidade para mais algumas dezenas de anos...

    Ninguém está vendo nada ! O problema do nosso metrô de 6.500 metros , parece insolúvel, uma piada , ao tempo em que se fala de construir uma ponte de Salvador à Itaparica ( um projeto antigo ) ...com tantas coisas mais urgentes para serem resolvidas. Até que dá para entender, pois, logo, logo, entraremos num ano eleitoral . Vamos ouvir promessas que nunca serão realizadas, mas ouviremos . O projeto do metrô, tem 12 anos , a sua construção começou há 9, mas não sabemos quando realmente os primeiros vagões vão rolar sobre os trilhos. Quanto dinheiro jogado fora !...

    Enfim , as autoridades precisam voltar os olhos para coisas mais sérias . É urgente repensar o Rio Vermelho e elaborar um projeto para resolver todas as situações. O tráfego , na praça , é comandado por um conjunto de sinaleiras na Mariquita que fica mais complicado, além do volume, pelo cruzamento com os veículos que procedem da Vasco da Gama.

    A Mariquita recebe tráfego procedente da avenida Oceânica, da Vasco da Gama e até uma parte da Garibaldi e distribui para as mesmas vias.

    A Mariquita , pode-se atestar que está abandonada e que é uma tristeza vê-la daquele jeito . Portanto precisa ser modernizada levando-se em conta todas as necessidades , inclusive os pontos dos caminhões que pegam fretes. Tudo ali precisa ser disciplinado. A Prefeitura tem um batalhão de arquitetos e engenheiros. Vamos dar trabalho para eles! Dinheiro ? Ela terá que arranjar !

    Há espaço suficiente para um belo projeto, inclusive para o estacionamento de ônibus de turismo, para não ocorrer o que acontece em frente do Farol da Barra, onde reina uma bagunça total. . A Mariquita, poderá vir a ser um dos mais belos pedaços de Salvador. É só querer e aproveitar , com a vantagem de que tem, também , uma história para contar !

    O que não falta ali é espaço. Ainda sobra e dá para muita coisa. Na verdade, a Mariquita pode ser transformada num dos mais belos locais da cidade.

    Vejam que ali há um hotel que recebe turistas: o Bahia Park. Aquele jardim mal tratado que está na sua frente, muitas vezes cheio de lixo , bem que poderia ser adotado pela empresa , como acontece com aquele cuidado agora pela churrascaria , que, diga-se de passagem , está uma beleza. Aquele pedaço da praça, está lindo !.

    Será que ninguém pensou nisso ? Tem que haver uma solução , porque do jeito que está ,não pode continuar. É uma pena que não conheçamos o projeto sonhado pelo Sr.Ubaldo para os festejos dos 500 anos cuja data de aniversário confesso desconhecer, como também os programas. E agora, eu faço uma pergunta: o projeto, seja lá qual for , vai ser realizado numa praça naquelas condições ? Seria impensável !

    Enfim, no meu modo de ver e talvez mal explicado, acho que esse é mais um dos principais problemas do bairro .

    Será que alguém concorda com a minha opinião ? Será que estou sonhando ?

    Sarnelli , 09.04.2009

    ResponderExcluir
  16. Sarnelli, acho que você tocou em uma questão interessante que é o planejamento.Durante a disucssão do PDDU, a dra. Arilda coordenou uma sérei de disucssões sobre esse tema na igrejinha, inclusive teinha uma caixa onde os moradores puderem colocar sugestões e uma exposição de fotografia sobre o Rio Vermelho que queremos. No caso especifico da proposta do Blog, pelo que entendi, são questões mais pontuais e possíveis de serem resolvidas, como um intervençao na praia da Santana, o fim dos estacionamentos nos passeios, etc. Essa questão do planejamento que é importante, passa, a meu ver, por um debate muito mais amplo.

    ResponderExcluir
  17. Vanda, realmente , a questão do tráfego , passa por um debate muito mais amplo, como você disse. É coisa de longo prazo.Mas uma longa caminhada , começa sempre com o primeiro passo, apenas apontei algo que eu percebi...se alguém mais percebeu, não se manifestou .
    Vejo que coisas menores e de fácil solução, não estão sendo resolvidas ... como aquelas que você citou.
    No entanto, fica aí o registro , porque o problema existe e terá que ser resolvido , não sabemos quando !
    O negócio é irmos levantando os itens, relacionando-os para tentarmos resolver. Por enquanto, o problema da praia de Santana , não teve solução.

    ResponderExcluir
  18. SARNELLI FALOU E DISSE
    É isso ai, o bairro precisa ser pensado numa perspectiva de médio e longo prazo. Claro que precisamos tambem resolver as questões do dia a dia. A vida no bairro está se deteriorando rapidamente, infelizmente os moradores, na grande maioria, estão preocupados apenas com suas vidinhas fúteis e seus valores pequeno-burgueses.

    ResponderExcluir
  19. Pelo que observamos nas sugestões são muitos os problemas que inquietam os leitores do blog que aceitaram participar desse debate. Os outros devem estar safisfeitos com o tratamente que a prefeitura vem dando ao bairro.Então vamos tentar encaminhar por parte, usando o critério dos pontos de consenso, para eleborar um documeto e encaminhar à Prefeitura: revitalizar a Praia de Santana, impedir a utilização das vias publicas para estacionamento e uso comercial, disciplinar o transito do Parque Cruz Aguiar, colocar uma sinaliera na travessia da Conselheiro Pedro LUiz, limpar o calçadão próximo à Igreja de Santana onde os pescadores vendem pititinga,tapar a cratera que fica na Juracy Magalhães e colocar as grades que estão faltando no Lucaia.
    Depois vamos ver como encaminhar a questão do planejamento, se convidamos o Administrador ou Gestor,( pouco importa), o vereador Perdo Godinho, ou outros autoridades que vocês acharem importante para um debate.Vamos amadurecer a ideia.Quem quiser sugerir mais alguma coisa a hora é essa.

    ResponderExcluir
  20. Carmela, estou dando uma olhada na página e relendo sugestão por sugestão. A última pessoa a se pronunciar, exatamente , foi você , que compilou a lista das indicações que surgiram nos últimos dias. É isso aí mesmo! No entanto, como não temos associação nenhuma muito menos uma " central " ,pelo que sei , a questão passa a ser quem dá o primeiro passo para colocar isso tudo no papel e encaminhar. Acho que não resta que formar um grupo de trabalho oficioso que tome a si incumbência. Acho que não precisamos de associação alguma. Poderemos agir como um grupo de cidadãos interessados nos problemas dos bairros. Abaixo a burocracia ! Você está no comando e eu acho que , já que deu o primeiro passo, pode , muito bem, dar o segundo. Só falta alistar os seus soldados!

    ResponderExcluir
  21. O caminho é esse mesmo.Vou esperar mais uma semana para verificar se outras pessoas querem colaborar e depois vamos redigir um documento com os principais problemas, quem quiser autorizar colocar o nome no documento autoriza, e, em seguida vamos encaminhar ao Prefeito e ao vereador que foi escolhido para defender os interesses do bairro no Legislativo. Quanto ao debate, se os moradores se manifestarem de forma favorável, garantindo presença, o Blog se encarregada em organizar.

    ResponderExcluir
  22. Ótima idéia e contem comigo.
    Já enviei um e-mail como minhas sugestões e com referência ao blog para o Vereador Pedro Godinho, para a Ouvidoria da Prefeitura e para a comissão de cidadania do Ministério Público, isso já faz mais de uma semana e até hoje ninguém respondeu nada, nem resposta automática.
    Quero só acrescentar que além da Praia de Santana a Praia da Paciência (Praia da bomba para os mais antigos) também nescessita de revitalização, limpeza e canalização para águas pluviais que desenbocam em sua areia.

    ResponderExcluir
  23. Antes que o editor do blog fale...
    escrevi: desenbocam
    correto: desembocam
    rsrsr

    ResponderExcluir
  24. Quero esclarecer que hoje recebi um e-mail de resposta da gepam, setor do ministério público, sobre a reclamação que fiz, abaixo transcrevo o e-mail que enviei e a resposta.
    Quero saber, o jogo de empurra começou? Mas, sendo assim, já encaminhei para o novo setor sugerido pela gepam.

    E-mail enviado:

    Senhores quero fazer uma denúncia: A Praia de Santana no bairro do Rio Vermelho foi invadida por sem tetos que fixaram moradia em baixo dos barcos abandonados que ficam na areia, resultado disso, proliferação de doenças, insfestaçõs de animais, como cachorros, galinhas etc, deixando um dos cartões postais; candidato ao programa do governo como um dos sete pontos maravilhosos e ponto de partida do presente ofertado a Iemanjá, como uma verdadeira favela, sem contar com os danos ambientais, à aparelhagem pública, a esculturas e obras de arte em seu entorno.
    NO blog http://blogdoriovermelho.blogspot.com/ a Autora aborda exaustivamente este e outros absurdos do bairro, enquanto isso a Prefeitura noticia aparatos e ações públicas que não condizem com o dia a dia do bairro, caracterizando no mínimo propaganda enganosa.
    Solicito dos Senhores representantes da sociedade e ficais da Justiça Brasileira que verifiquem esta situação, além de punir, definir soluções e prazo de conclusão.
    Aguardo uma resposta sobre esta.

    Resposta da gepam:

    S. Cidadão,
    Por ecistirem fatos relacionados ao meio ambiente.
    Favor entrar em contato com o CEAMA,através do e-mail ceama@mp.ba.gov.br.

    Atenciosamente

    GEPAM

    ResponderExcluir
  25. Muito boa sua iniciativa é assim mesmo. Se cada cidadão fizer isso todos os dias, no mínimo vão perceber que não somos um rebanho de carneiros dizendo mé.

    ResponderExcluir
  26. ENQUETE
    Fiz uma enquete na comunidade do Orkut Rio Vermelho. Até agora houve 29 votos e o resultado está sendo o seguinte:

    NA SUA OPINIÃO, O QUE DEVE SER RESOLVIDO NO BAIRRO COM MAIS URGÊNCIA?

    1 - HIGIENIZAÇÃO DO MERCADO DO PEIXE - 17%
    2 - MELHORIA DO CALÇAMENTO DOS PASSEIOS –17%
    3 -REVITALIZAÇÃO DA PRAIA DE SANTANA -13%
    4- MELHORIA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA - 13%
    5 - MELHORIA DO POLICIAMENTO À NOITE - 10%
    6 - IMPEDIR ESTACIONAMENTO DE CARROS NO PASSEIO – 6%
    7 - CANAL DA RUA LUCAIA - 6%
    8 -TAPAR A CRATERA QUE FICA NA AV. JURACY MAGALHÃES JR – 6%
    9 - DISCIPLINAR O TRANSITO NO PARQUE CRUZ AGUIAR - 3%
    10 -REURBANIZAÇÃO DO LARGO DA MARIQUITA - 3%

    ResponderExcluir