Rio Vermelho sob o olhar da Prefeitura

foto/ BlogRV Durante todo o ano os terreios de candomblé realizam oferendas na Praia de Santana


A matéria postada abaixo está publicada no site da Prefeitura e faz parte de uma série de reportagens que estão divulgando para ajudar na escolha dos sete pontos mágicos de Salvador. Leiam e comentem.

Rio Vermelho atrai pela magia e encanto ( http://www.pms.ba.gov.br/)

A beleza do mar, a grande concentração de bares e boates para todos os públicos e as mais famosas grifes de acarajés da Bahia fazem do Rio Vermelho o bairro boêmio de Salvador. Cenas e batalhas históricas também fizeram parte das suas ruas e avenidas, com o Forte de São Gonçalo do Rio Vermelho, demolido na década de 60 para abrigar a nova Igreja de Santana.

Considerado o bairro que mais define a vida baladeira da capital baiana, ele encanta com sua magia e belezas naturais. É palco anualmente de uma das festas de largo mais populares, a 2 de Fevereiro, a tradicional Festa de Iemanjá. Por essas e outras milhares de características concorre entre os sete pontos mágicos da cidade."Aqui é a magia. Um bairro de axé, alegria, onde reina a paz, é absolutamente extraordinário", destacou fervoroso o comerciante Eri Caldas, 55 anos. Nascido e criado no reduto da boemia, ele destacou ainda o alto fluxo de turistas pelas ruas e avenidas. "Eles ficam extasiados com tanta beleza e calorosidade".O comerciante destacou ainda a passagem da famosa quituteira "Dinha do acarajé" pelo local. "Ela era daqui e transbordava alegria, carinho e esperança. O que transmitimos para todos que chegam, sejam soteropolitanos ou turistas", salientou.

A Prefeitura Municipal, através dos órgãos parceiros, atua para manter o bem-estar da região. Para garantir a limpeza do local, a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) faz a coleta de lixo.
A Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) cuida da iluminação.A Susprev (Guarda Municipal) contribui para a segurança, ao cuidar do patrimônio público. Já a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) coordena o fluxo de veículos para evitar que os congestionamentos se alastrem.
De patricinhas e mauricinhos a "descolados" e outras tribos alternativas, o Rio Vermelho abriga todos os tipos de público. Passeando pelos seus bares pode-se observar a mescla de pessoas, com bastante interação entre todas."Esse é um ponto central onde gosto de ficar", explicou a engenheira ambiental Maria Regina Santos Nunes, 43 anos, sentada em uma mesa de bar a observar o mar e a paisagem matinal do bairro. Acrescentou ainda que o local possui uma energia boa e brisa agradável. "Tenho o maior desejo de morar por aqui. Só para ter isso todos os dias a qualquer momento", disse empolgada ao mesmo tempo em que via atenta as edificações antigas dos arredores."O Rio Vermelho se confunde com a minha própria identidade", constatou o estudante Paulo Gouveia, 25 anos. De acordo com ele, em quase todos os momentos da sua vida, o bairro boêmio é uma referência. "Diria até que em 90% dela. Nasci e cresci aqui nesse bairro. Aqui quero criar também os meus filhos, para que eles possam aprender as maravilhas e a simplicidade das coisas boas da vida".
Para votar no Rio Vermelho como o Ponto Mágico da capital baiana, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e a Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa) acesse o site da campanha.

Postar um comentário

10 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. SEgurança, iluminação, ruas sem engarrafamentos, carros estacionados em locais permitidos..
    eu preciso andar por "essa" parte do Rio Vermelho...

    ResponderExcluir
  2. o texto a meu ver é bom, mas será que vcs que moram ai acreditam que corresponde a verdade? ou é só a titulo de folclore, principalmete se analisar-mos o paragrafo que fala da limpeza, do transito ...
    tenho cá minhas duvidas, bjokas e boa páscoa a todos vcs

    ResponderExcluir
  3. O texto né ruim não, concordo Valeria, mas não entendo quando você chama de folclore algo que nos lesa diariamente.
    Desvio de verbas, consequência: o resultado que vivenciamos todos os dias.

    ResponderExcluir
  4. FICÇÃO
    O texto é uma excelente peça. O autor está apto a escrever uma boa história de ficção. Só faltou escrever no fim: "Qualquer semelhança com fatos ou personagens da vida real é mera coincidência."

    ResponderExcluir
  5. Na verdade acho que é muita cara de pau publicar um texto desse. Que o Rio Vermelho é lindo todo mundo sabe, o que queremos saber é o que a Prefeitura pretende fazer para revitalizar a Praia de Santana, recuperar a grade da escultura de mestre Didi, acabar com o estacionamento de carro nos passeios, retirar a grade que o Padre mandou colocar no terreno público, tapar as crateras, somente para citar alguns problemas cronicos que precisam de intervenção do poder público.

    ResponderExcluir
  6. BAIRRO DE BIRITEIROS

    É uma das poucas verdades que se pode extrair do texto, já que a grande atração do bairro são os bares.
    No livro de Ubaldo sobre o bairro ele afirma que foi aqui que criou-se o "Hino dos pau d´Ã¡guas" que depois espalhou-se por toda a cidade mudando apenas o nome do Bairro:

    "Falaram, no jornal botaram,
    que no Rio Vermelho tem concurso de pau d'água.
    A lingua ferina que fala tem mágoa,
    Tem mágoa, tem mágoa

    Bebemos sim,
    bebemos bem,
    é com nosso dinheiro
    não pedimos emprestado,
    não devemos a ninguem
    (Breque: Só a Gradim!)

    P.S.
    O breque final foi um adendo da turma da Paciência, homenagem ao espanhol Manoel Gradim Concha dono do bar Parque Oceânico onde todos tínhamos conta.

    ResponderExcluir
  7. Bem, fiquei encantado com a criatividade de quem redigiu o texto publicado no Diário Oficial e a acreditar que ele esteja se referindo ao nosso Rio Vermelho ou, então , passo a imaginar que essa pessoa está mal informada. - Gostei daquela frase : " através dos órgãos parceiros , a prefeitura promove o bem-estar da região " . Pergunto: que órgãos parceiros ? A limpurb, mantém a limpeza ! Coisa que é apenas sua obrigação ,já que pagamos esse serviço em separado no carnet do IPTU ! Assim mesmo, tivemos a coleta , que era diária, reduzida para dias alternados sem que a taxa fosse reduzida em 50% ! A iluminação pública, certamente , não nos é dada de graça e a taxa também vem no carnet do IPTU . Finalmente, a guarda Municipal garante a nossa segurança rsrsr ... Não consigo me lembrar de ter visto um só guarda municipal no Rio Vermelho. Hoje , pela manhã , ,vi uma centena deles , reunidos na Praça Tomé de Souza protestando e fazendo reinvidicações para conseguirem melhores condições de trabalho !
    Ah... A SET, atual TRANSALVADOR , faz a sua parte !...Essa não ! É só dar uma passadinha aqui no Parque Cruz Aguiar...não consigo me lembrar quando passou uma viatura da SET por aqui. Se passou, a tripulação não viu nada , ou seja, a quantidade de veículos estacionados irregularmente, inclusive, tomando os pásseios...Aliás, para ver a eficiência da SET é só dar uma volta pelo bairro ...
    A julgar pelo texto , todos nós estamos praticando uma terrível injustiça quando fazemos uma reclamação. Vivemos no céu e não sabemos !...

    ResponderExcluir
  8. Sarnelli parabéns! Você foi perfeito nessa sintese,é exatamente isso que esses governos fazem, mostram uma realidade que só eles enxergam.

    ResponderExcluir
  9. Também ouvi falar que o Papai Noel se mudou pro Rio Vermelho...

    Ricardo Luiz

    P.S Os caras são cara de pau mesmo!

    ResponderExcluir