Coleta seletiva, uma saída


Investir em coleta seletiva e na educação ambiental pode melhorar muito a limpeza na cidade. Na Itália, onde passei os últimos 20 dias, essa prática faz parte da rotina das cidades, e todos colocam o lixo separado. Em Roma ,passam três caminhões de coleta , um recolhe vidro, outro papel e plástico e um terceiro resíduos. Nas pequenas localidades também se pratica a coleta seletiva. Recipientes estão distribuídos em vários pontos, alguns simples, que inclusive poderiam ser adotados por aqui, um conjunto de quatro círculos coloridos, cada um indicando o tipo de lixo a ser depositado, com sacos plásticos que são retirados uma ou duas vezes por dia a depender do volume. A única cidade que não consegue solucionar o problema do lixo é Nápoles, que continua muito suja, mas essa parece ser a sina dessa metrópole, onde a coleta é monopólio nos chefes a Camorra, a máfia napolitana, o poder óculo que, pelo que se percebe, não tem o menor interesse em ver o problema solucionado.Mas mesmo assim nos pontos turísticos existem contêineres para coleta seletiva, entretanto, no geral, o lixo fica mesmo exposto na rua, como acontece por aqui. Alias, Nápoles se parece muito com Salvador, bonita e descuidada, na verdade, são irmãs siamesas.
Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Bem colocado, Carmela. Esse é um assunto fundamental para a nossa cidade.A prefeitura precisa regularizar e investir pesado na coleta seletiva, inclusive promovendo campanhas de educação ambiental, que não podem ser apenas de anúncios caríssimos. Podem se desenvolver nas redes de ensino e nos bairros. Salvador realmente é linda por natureza, precisa apenas de cuidado.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho que a questão do lixo na rua passa por uma campanha de educação ambiental.É comum se dizer que a cidade limpa é aquele que menos se suja e não aquela que mais se limpa.

    ResponderExcluir