500 anos do Rio Vermelho, cadê a festa?

Amanhã, segunda feira (5) é a data aprovada pela Câmara de Vereadores, para marcar os 500 anos de fundação do bairro.  A Folha do Rio Vermelho, considerada pelos  editores como “oficial ”, na edição de dezembro de 2008,destacava que a AMARV, acatando sugestão de Ana Maria Athayde Ribeiro (em carta encaminhada e divulgada no próprio jornal), resolveu considerar como Dia do Rio Vermelho, a data de falecimento do seu descobridor, Caramuru, que ocorreu em 05 de outubro de 1557.

O vereador Pedro Godinho, que também segundo esse mesmo jornal foi indicado pela Central de Entidades como representante do bairro, se encarregou de apresentar um Projeto de Lei, propondo a data como “O Dia do Rio Vermelho”. Tudo formalizado e legalizado definiram uma ampla programação que incluía até a inauguração do um polêmico Memorial em homenagem a Caramuru, na Mariquita. Para dar andamento aos eventos foi constituída  uma “Comissão de Notáveis” mas, infelizmente,  nada de relevante aconteceu.
Nem mesmo a promessa feita pelo Prefeito João Henrique foi cumprida. Ele esteve no bairro, no dia 26 de julho para inaugurar a praça construída no terreno cercado pelo Padre e garantiu que   seriam entregues  obras de melhorias na Marquita nessa data e não foi ninguém que me disse, eu estava lá e ouvi.
Uma pena que se perdeu tanto tempo para tratar da construção de um Memorial quando a data poderia ter sido um bom pretexto para  resolver problemas que afetam o dia a dia dos moradores.  Entretanto, as entidades que dialogam com a Administração Municipal que dizem representar os moradores,  resolveram focar suas ações em um projeto megalomaniaco que a Prefeitura encampou mas não concretizou. Entretanto, na programação "oficial" dos 500 anos,  a data da  inauguração está marcada  para amanhã com a realização de ato oficial, missa campal e shows folclóricos na Mariquita.
Se os shows e missa campal estão mantidos ou se vai ter algum tipo de solenidade  para marcar o inicio das obras prometidas, o Blog não foi informado e nem tampouco os moradores.
Realidade ou ficção sobre o dia e o ano em que o Rio Vermelho foi descoberto, se Caramuru apareceu na pedra da concha, se deu tiro para o alto, se foi por essas bandas que tudo começou  o fato é que os poderes públicos não deram a mínima importância para isso apesar do aval da Câmara de Vereadores que oficializou a data de cinco de outubro, como marco do descobrimento do bairro.
Para não dizer que nada foi feito destacamos o faxinaço na Praia de Santana, como a melhor coisa que aconteceu este ano no bairro livrando uma das  praias mais bonitas  da cidade do favelão que desafiou várias administrações. Sem dúvida esse foi um grande presente embora ainda não se resolveu o problema da utilização da área para a comercialização de drogas. Mas essa é uma questão bem mais complexo que vai demandar ainda algum tempo para ser solucionada. De resto continua tudo na maior esculhambação, mas quem sabe se a situação não melhora nos próximos 500 anos?



Tópicos:

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Bem lembrado. Vamos aguardar o amanhã chegar e esperar que nos convençam de certas afirmações sobre a " descoberta e fundação do Rio Vermelho ", fato que deveria ter acontecido em 1509... A meu ver, tem muita coisa a ser explicada , muita coisa que não entendi e olha que estou curioso ! ". Se há alguma programação de festividades para amanhã, não é do meu conhecimento , não ouvi falar . Se , realmente há, não houve divulgação alguma, como sempre , para a população ... Poderá até mesmo ser uma festa particular , não sei onde . Falaremos sobre isto depois...

    ResponderExcluir
  2. Se não me engano haviam alguns defensores do tema e das tais entidades, por onde andas companheiro(s)?
    Será que debandaram...
    "se num guenta praqui veio cumpadi"kkkkkk
    Mas como você lembrou bem, ao menos tivemos nossas praias limpas; a transsalvador tem autuado infratores; a AMARV acordou, mesmo só com as placas proibitivas, mas acordou; a colonia de pesca esta tentando tomar um rumo e nós estamos cada vez mais unidos em prol de nosso bem-estar sustentável.

    ResponderExcluir
  3. Muito triste isso. Mesmo assim meus parabéns ao Rio Vermelho, essa bairro mais do que simpático.

    ResponderExcluir
  4. A senhora esqueceu:

    1. do lançamento do livro na igreja católica com o próprio Prefeito lançando a pedra fundamental.

    2. O plenário estava vazio.

    Encontrei também, em pdf, documentos que comprovam a farsa e seus atores.
    Veja e me diga, encontrei 5 edições virtuais:

    http://www.casataboada.com.br/folha_rio_vermelho.asp ,

    da Folha do Rio Vermelho no site:

    http://www.casataboada.com.br/institucional.asp

    ,veja quem é o diretor cultural.kkkkkkkkkkkkkk

    Nestes pdfs a senhora terá toda a prova e autores de mais uma promessa ridícula e megalomaníaca.
    Seus textos estão cada vez melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir