Barão do Rio Branco, mais uma obra de Pasquale

Barão do Rio Branco, mais uma obra de Pasquale
Mais uma obra desse genial construtor de estátuas que durante muitos anos foi morador do Rio vermelho a quem o Blog presta homenagem no mês do seu nascimento, mostrando alguns dos seus trabalhos. A revista Muito deste domingo (Jornal A Tarde), também publica uma reportágem sobre essas obras, com entrevista de nosso colaborador Bartolo Sarnelli
Localizado na praça Barão do Rio Branco, mais conhecida em Salvador como a Praça São Pedro, local onde efetivamente existiu uma Igreja de São Pedro, derrubada no governo de JJ Seabra, para obras de alargamento da av. Sete de Setembro. A atual Igreja de S.Pedro construída na Piedade, substituiu a que foi sacrificada pelo progresso da época. 

O monumento, é a primeira obra de Pasquale , colocado em praça pública, após terminados os trabalhos na Escola de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus. Foi inaugurado em 07.09.1919. Todas as figuras foram fundidas em bronze e assentadas em base de granito cinzelado, na cor rosa. 

A imagem do Barão se encontra na parte superior do pedestal, em pé , sendo a altura total da obra , pouco mais de 7 metros.

Nas laterais, alegorias aos territórios que foram motivos de disputas territoriais que necessitaram da intervenção do Barão, hábil político, diplomata , professor, jornalista , biógrafo e até historiador .

Nascido José Maria da Silva Paranhos Júnior, no Rio de Janeiro, em 20.04.1845 e faleceu na mesma cidade em 10.02.1912.

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Parabéns Sarnelli pela entrevista na revista Muito.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Espero que os frequentadores do blog tenham lido jornal neste domingo, assim ficarão sabendo mais coisas sobre o Pasquale.

    Até o fim do mês, ainda teremos mais três inserções aos domingos:

    16/05 - Castro Alves
    23/05 - D.Pedro IIº
    30/05 - Tomé de Souza ( encerrando o mês de aniversário de Pasquale ).

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Sarnelli! Também li a matéria com interesse. Sucesso à sua campanha pelo resgate da obra de Pasquale

    ResponderExcluir