Thomé de Souza esculpido por De Chirico

Thomé  de Souza esculpido por De Chirico
Com Thomé Souza, o primeiro Governador Geral do Brasil, o Blog encerra a série de matérias publicadas durante e mês de maio,em homenagem a Pasquale De Chirico que durante décadas foi morador do Rio Vermelho. As fotos e textos foram encaminhadas por seu neto, Bartolo Sarnelli, a quem agradecemos pela colaboração.

Por Sarnelli

Enviado pelo governo português para proporcionar a colonização do Brasil , chegou em Salvador , desembarcando na praia que conhecemos hoje como o Porto da Barra , em 29 de março de 1549 , data que é considerada como a da fundação de Salvador.

Primeiro Governador Geral do Brasil , foi homenageado pelo povo Baiano com uma estátua fundida em bronze, tornada realidade pelas mãos do escultor italiano Pasquale De Chirico, o mesmo que deixou muitas outras obras espalhadas pela cidade .

Hoje , a estátua está na praça que tem o seu próprio nome, também conhecida como Praça Municipal, porque, nela , se encontra a sede da prefeitura da cidade. Foi deslocada da Praça da Sé onde esteve por muito tempo e colocada sobre uma base igual , revestida dos quatro lados por peças de mármore negro . A base original da Praça da Sé, foi aproveitada para a colocação da estátua de Zumbi dos Palmares , de autoria da artista plástica Márcia Magno.

No entanto, a estátua em bronze que se encontra na praça municipal é uma reprodução da original, que se encontra no interior do Palácio Rio Branco, atualmente em reforma . Esta , sim, de autoria de Pasquale de Chirico.

Aliás, no palácio existem quatro obras de Pasquale. O original da estátua de Tomé de Souza, a figura do governador desnudo ,representando a transparência com relação ao seu povo e as ninfas que encimam as duas colunas ao lado da porta principal.

A reprodução colocada na praça municipal , é de autoria do artista plástico Vauluizo Bezerra Rodrigues e tem pouco mais de 4 metros de altura, incluindo a base.

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Quero parabinizar o Blog pelas matérias publicadas dando conhecimento do autor essas obras e pela informação de que ele foi morador do Rio Vermelho por muito tempo.Gostaria de sugerir outras matérias desse nível para publicar nos finais de samana com entrevistas com moradores antigos contando suas experiências sobre o bairro.

    ResponderExcluir
  2. Bem , eu diria que sou " um suspeito " , já que a pessoa que ocupou o blog este mês foi, exatamente, o meu avô materno. Nada de vaidade pessoal embutida no caso, apenas o desejo de divulgar algo que a maioria das pessoas não sabiam...

    Quém me conhece, sabe como sou .

    Continuarei no meu trabalho silencioso , pois acho que ainda há muito caminho a ser trilhado nas minhas pesquisas...

    Aproveitando a oportunidade e o espaço, agradeço ao Blog e à D.Carmela , que foi totalmente expontânea , a valiosa colaboração que me deu ajudando na divulgação do nome do Pasquale , conhecido aqui no Rio Vermelho, na época , como " O Professor " , o qual, afinal, não deixou de ser um homem público ,e cuja presença está entre nós até hoje através das suas obras. A relação dos trabalhos dele é imensa.

    Estou totalmente de acôrdo com a sugestãO de Marlene, pois acho que, no bairro , há muitas pessoas interessantes e importantes que, humildemente , continuam escondidas através de um anonimato injustificado.

    É assim que, D.Carmela, poderíamos ter uma secção com a postagem de entrevistas com pessoas do bairro e, aos poucos, valorizarmos a " prata da casa " , escondida numa velha cristaleira...

    Certo que os frequentadores do Blog também colaborariam ,indicando nomes para serem contatados .

    Estaríamos fazendo diversas coisas : valorizando o Blog e prestigiaríamos , pessoas de valor , das quais, tenho a certeza de que no bairro, " estão saindo pelo ladrão "...e tornaríamos o Blog ainda mais interessante do que já é !

    Marlene , de zero ao dez, nota 10, com louvor , para a sua sugestão !

    ResponderExcluir
  3. Também gostei muito da sugestão, nosso problema em leva-la adiante é a limitação de tempo e de pessoas. Como todos sabem no blog temos colaboradores, que teem seus próprios compromissos, não existem profissionais contratados. Eu mesma trabalho o dia todo e nos intervalos procuro atualizar o blog com as informações que recebo de minhas fontes ou dos colaboradores. Quem sabe se no futuro não conseguimos formar uma pequena equipe para viabilizar essa e outras idéias?

    ResponderExcluir
  4. Entendo, mas essa é uma ideia para não ser descartada, mesmo que leve um tempinho para começar a ser realizada . Já ando pensando sobre ela há algum tempo , mas haveremos de encontrar um meio para chegar lá . Acho que também para isso vamos precisar da colaboração dos amigos/as. Vamos chocar a ideia...

    ResponderExcluir