Xô picareta!

Um assunto bizarro está ocupando as mídias desde ontem, a prisão de um cidadão que se dizia jornalistas e que mantinha o site o Pura Politica,  para extorquir ou puxar saco de empresários e políticos. ( hoje qualquer idiota e picareta acha que pode ser jornalista e manter site ou blogs de notícias) Felizmente, a policia agiu com muita competência. Resta agora saber a quem o referido elemento servia ou quem esta por trás dessa sujeirada toda.

A internet é realmente uma ferramenta de comunicação fantástica, democratiza as informações, permite a qualquer pessoal expressar suas opiniões, o que é excelente porque quebra o monopólio de grandes grupos e dificulta a manipulação de informação. Possibilita  a que profissionais de outras áreas comentem, falem sobre suas áreas de atuação, enfim, amplia o universo de informações, com artigos, contos, etc.

Não tenho dúvida que a internet é uma revolução da comunicação.  Mas, a  despeito de todas as vantagens é um solo fertil para a proliferação da ação de  pessoas desqualificadas, sem formação profissional e sem  ética se arvorarem ao trabalho de jornalista, com o intuito  exclusivo de se promoverem ou tirar vantagens pessoais.

Uma coisa é expressar opiniões dizer o que pensa, outra coisa é trabalhar com informação, isso é para quem entende do riscado, para quem é do ramo. Quem estudou , passou pela universidade , enfim, se preparou para isso, Mesmo assim, dentro da profissão tem alguns que extrapolam , mas esses, felizmente, se constituem em exceções. Por isso antes dar audiência e ficar passando adiante o que se publica em sites e bogs é bom pesquisar bastante sobre os responsáveis, verificar a história, atuação desses profissionais na área.

Escrever todo mundo pode e deve agora exercer a função de jornalista é bom deixar para quem é do ramo. Por isso, embora o TSJ tenha considerado dispensável portar o diploma para o exercício da profissão, os veículos de comunicação que levam a informação a serio, não dispensam esse requisito para suas contratações. Ainda bem!.
Tópicos:

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. absurdo! prendeu sob que alegações?!

    lembrando que em blogs não se exerce jornalismo, mas Anti-Jornalismo (no sentido de Anti-Psiquiatria), como o que eu faço.

    é um novo campo, muito mais interessante que o jornalismo privado patronal.


    Mas prenderam o rapaz sob que acusações?! Isso me cheira a discricionarismo, não gostei. Ninguém prendeu os donos da Revista Veja, que é sabidamente criminosa (inclusive responde criminalmente na Satiagraha...)

    ResponderExcluir
  2. Ele está precisando mesmo de alguém para defende-lo. Parabéns pela sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Matéria públicada hoje no Jornal A Tarde de duas paginas diz que o tal blogueiro queria receber cinco milhões de rais para não atacar empresários no site. Esse Lucas diz que a figura foi presa sem alegações? Já percebi que a dele e ficar contra tudo, deve ser militante do Psol.

    ResponderExcluir
  4. Õ Lucas, você com toda é essa perspcácia sobre políticas de locomoção acaba se iludindo com a realidade nua e crua.
    Vai me dizer que você não sabe que temos sim um sistema de segurança pública que funciona, só que precisa de dinheiro para funcionar efetivamente. Aqui já disseram que é a graxa das engrenagens.

    Por isso quando os burgueses estão sob coação ou ameaça o aparato funciona que é uma beleza.

    Imagine se este aparato realmente funcionasse para todos...relamente Juizes, Delegados, Promotores, Defensores não iriam trabalhar o horário que querem.

    Ai vão me perguntar: Você prova que eles não cumprem horário?

    Respondo: lembrem-se do caso no barradão envolvendo o treinador e os jogadores do vitória e goias, quando os detidos foram levados a presença da autoridade policial, o Sr. delegado plantonista não estava em seu posto, só apareceu horas depois, mas se fosse problema meu ou seu, sem a pressão da mídia sensacionalista, ele só aparecceria no outro dia às 10:ooh, como é praxe em todo o sistema público.

    Então Lucas deixa a polícia trabalhar rapaz. E não fale muito contra os porderosos, se não vão soltar os cães em cima de vocÊ. kkkkkkkkk

    Minha opinião é: apure-se os fatos.

    Minha decepção é: isso só funciona para quem pode pagar.

    VIVA O CAPITALISMO...garoto.

    ResponderExcluir
  5. Pok bem-vindo! já estava sentindo sua falta, faz tempo que você não aparecia por esse Blog.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado srª Carmela.
    Leio diariamente, mas realmente tenho comentado menos.
    Tentarei ser mais presente.

    ResponderExcluir
  7. Faça isso mesmo, vc ajuda a esquentar os debates.

    ResponderExcluir