Homenagem ao Sete de Setembro

Por Sarnelli

A Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822 foi completada na Bahia, em Salvador, com a expulsão da frota de Bandeira de Mello, o que aconteceu após as lutas desenvolvidas em território baiano , fato que teve o seu episódio final no dia dois de julho de 1823 .

O 2 de julho é a data Magna da Bahia porque foi nela que se consolidou a Independência do Brasil , quase 10 meses após o Grito do Ipiranga , porque os portugueses que aqui estavam, teimavam em se manter no local. Foram, finalmente, expulsos pelo povo baiano, do território nacional.

O 2 de julho deveria, por isso, ser um dia de celebração nacional porque foi nesse dia que o movimento foi concluído, e aqui em Salvador, esse reconhecimento , é algo que o país deve à Bahia.

A Bahia não tem um monumento dedicado ao 7 de setembro, data que está associada ao nosso 2 de julho e, por isso, o monumento que simboliza a data é um só. É a homenagem dos Bahia aos seus heróis, aos heróis da Independência do Brasil.

Ele fica localizado em uma das principais praças de Salvador, Praça Dois de Julho, conhecida popularmente como “ o Campo Grande “, praça que antes de ser denominada “ Dois de julho”, se chamou Praça Duque de Caxias e que, antes disso, servia de espaço para treinamento dos militares do Forte de São Pedro bem ali ao lado.

O monumento tem 25,80 mts de altura, foi esculpido e fundido na Itália, mescla bronze e mármore de Carrara , pelo Comendador Carlo Nicoli e foi inaugurado em 09.07.1922 . É a homenagem do povo, àqueles que derramaram o seu sangue nas lutas para a expulsão dos tiranos portugueses do território nacional. É uma peça majestosa e o seu símbolo é o caboclo, que também se empenhou nas lutas e que aparece no topo da coluna empunhando uma lança e liquidando uma imensa cobra que tem à seus pés , que representa a tirania portuguesa . É cheio de detalhes e uma obra-prima em concepção , ostentando alegorias , símbolos e quadros. É uma verdadeira obra de arte com tantas informações que fornece e que bem representa as duas datas históricas mais importantes para o Brasil.

Ele, o monumento, tem uma bela presença e importância histórica. É o mais importante da Bahia. Na época, chegou a ser o maior da América do sul.

A chamada assim “ Independência da Bahia”, que muita gente não entende, está, intimamente, ligada à Independência do Brasil e ao Grito do Ipiranga, portanto. O 7 de setembro de 1822 e o 2 de julho de 1823 se completam. Não podem ser consideradas datas independentes.

A foto que ilustra este texto é recente e, portanto, já mescla imagens de uma Salvador moderna . Mesmo assim, a imponência do monumento ao Dois de julho se destaca em todo o conjunto.

Leia mais sobre a história da Bahia, da cidade do Salvador e do Rio Vermelho.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.