Lixo, um problema de todos

Foto Helenita Hollanda
Quem foi à praia da Paciência e de Santana no final de semana pode observar a quantidade de lixo na água e na areia. Pedaços de madeira, garrafas de plástico, todo tipo de sujeira inviabilizando o banho de mar apesar do sol. A situação ainda  perdura e é reflexo dos dias de chuva deixando claro que a população não está dando destino adequado ao lixo que produz que é jogado de qualquer maneira no meio da rua sem nenhuma procupação em separar o que pode ser reaproveitado pelas cooperativas  de material reciclavel.

Na semana passa a Tribuna da Bahia publicou uma matéria sobre o assunto, revelando que dados da Limpurb apontam que cada habitante de Salvador produz diariamente cerca de 1 kg de lixo (domiciliar), o que significa uma geração de 3 mil toneladas/dia, sendo que 2,760 t são coletadas, pelas empresas terceirizadas e as outras 240 toneladas não têm destino certo. A cada 24 horas são coletadas 2.760 toneladas de resíduos domiciliares – que engloba residências e estabelecimentos comerciais –, o que gera para a prefeitura uma despesa mensal de R$ 9,5 milhões.

Entretanto, o reaproveitamento de materiais ainda é tímido e a conta do desperdício é a população quem paga, independente do perigo que isto representa.. O descarte domiciliar representa 60% de todo resíduo recolhido na capital baiana, que, somado ao lixo da construção civil (37,56%), aos resíduos vegetais, provenientes de feiras livres e podas de árvores (2,43%) e ao que é produzido pelo serviço de saúde (0,01%), contabiliza 4,4 mil toneladas/dia.(  matéria na integra)










Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Esse é mesmo um problema de todos mas ninguém assume, ou melhor são poucas as pessoas que tem consciência das consequencias de um ato que pode parecer simples, jogar um papel chão.

    ResponderExcluir
  2. BAIRRO DA BOEMIA (ou seria BAIRRO DA ESCULHAMBAÇÃO)

    É uma lástima a sujeira que esses bares deixam no entorno, ganham o dinheiro e deixam a m* espalhada.

    ResponderExcluir
  3. É mesmo, vem todo mundo curtir aqui é deixam a m, que sai para andar como eu bem cedo se depara com uma sujeira danada, garrafas quebradas, uma porcaria.

    ResponderExcluir