Opinião: Não jogue seu voto no lixo

Por Reinhard Lackinger*

Em meio a uma avalancha de informações sobre candidatos a cargos  públicos, quase sufocado num caos de santinhos, panfletos, e-mails,  placas pelas ruas, resultados de pesquisas de intenção de voto e capas
de revistas, ouço gente bramindo que vai votar em branco, quer vai votar  nulo, em forma de protesto.
São analfabetos políticos, evadindo-se covardemente e eximindo-se  de qualquer responsabilidade, para depois poder afirmar não ter nenhuma  culpa dos deslizes ou desmandos de algum político eleito, já que tinha  votado nulo ou em branco
É como se alguém viesse até o Bistrô PortoSol, folheasse o cardápio cheio de opções gostosas e depois fosse embora sem pedir nada. :-)
Pior do que essa comparação infeliz e tosca, só o argumento tolo dos  que declaram a intenção de votar em algum Tiririca ou outra figura bizarra e bisonha em forma de protesto.
Ora bolas... o voto não é lixo para ser jogado fora!
Penso que só pode optar por um voto de protesto quem não vê que as instituições responsáveis pela garantia da vida democrática no Brasil  estão cada vez mais sólidas e funcionando de acordo com a constituição.
É verdade que essa mudança é lenta e que ainda tem um monte de gente na vida pública se comportando como há uns vinte anos.  Tanto no legislativo, no executivo, como no judiciário.
Aos poucos a gente vai virar esse jogo, votando conscientemente e com seriedade.
Fechando esse pensamento com outra comparação mambembe, digo que, se a gente conseguiu com que os campeonatos brasileiros de futebol  funcionassem no sistema de pontos corridos,em breve poderemos ver o "ficha limpa" banindo coronéis anacrônicos e demais espertalhões e malandros da vida pública... talvez até togados que  se acham verdadeiros deuses.
Em breve poderemos ter também o voto distrital e uma quantidade razoavel de partidos políticos.
Penso que o Brasil pode funcionar bem com apenas seis ou sete partidos políticos.... uma dúzia talvez, ou, quem sabe, no máximo 13. 
Não jogue o seu voto no lixo! Vote com fé!
Reinhard Lackinger é proprietário do Bristô PortoSol que funciona na Barra.

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Eu sempre fui contra desperdiçar o voto, mesmo na época da ditadura militar sempre achei que o voto ia terminar nos levando a uma democracia fato que realmente aconteceu, tambem acho que a democracia com todos os seus defeitos ainda é o mais perfeitos dos regimes políticos inventados, só que com as constantes decepções, principalmente pelo que considero um verdadeiro estelionato político do partido que atualmente está no poder que chegou a ele levantando a bandeira da ética e quando chegou lá cometeu maracutaias de deixar envergonhados até os aceemes e malufes da vida, não me acho com ânimo para contestar ninguém que quer votar em branco, anular o voto, ou votar em tiririca, alíás concordo com quem acha que tiririca é o retrato do nosso momento político.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que não basta só votar. É necessário votar e depois cobrar, exigir. Votar e se acomodar é quase igual a jogar o voto no lixo, e votar e depois nem lembrar em quem votou idem.
    O voto é coisa séria, e não acredito que votar em palhaço cantor ou jogador, seja voto de protesto. Voto de protesto, é votar "certo" e depois cobrar dos políticos, e não simplesmente aceitar as coisas do jeito que estão.
    Por exemplo o Pelourinho está pedindo socorro! Quem olha por isso?

    ResponderExcluir
  3. 20 novos slogans para o candidato analfabeto:

    (por Nelito Fernandes
    Repórter da sucursal Rio de ÉPOCA)

    Se você não assina e só rubrica, vote Tiririca
    Se não sabe ler e se complica, vote Tiririca
    Se a declaração do TRE você falsifica, vote Tiririca
    Se fugiu da escola e não lê nadica, vote Tiririca
    Se a tua fonte de conhecimento é na verdade uma bica, vote Tiririca
    Mentiu pro tRE e vai dar zica? Vote Tiririca
    Se a tua letra é uma titica, vote Tiririca
    Se você vê um livro e se pinica, vote Tiririca
    Assina com a digital e todo mundo implica? Vote Tiririca
    Se o seu diploma você mesmo fabrica, vote Tiririca
    Não fez o mobral, te dou a dica: vote Tiririca
    Se para o mobral todo mundo Te indica, vote Tiririca
    Se placa diz " siga" e você fica, vote Tiririca
    Se mandam você ler e vc se trumbica, vote Tiririca
    Estava escrito Congonhas mas você foi parar em Cumbica, vote Tiririca
    Se na escola você não se aplica, vote Tiririca
    Se te flagram na mentira e sua candidatura mica, vote Tiririca
    Se a sua cultura não é rica, vote Tiririca
    Trocou o livro por uma cuíca? Vote Tiririca
    Só lê livro que tem figura que explica? Vote Tiririca.

    ResponderExcluir
  4. Por Lei , eu não teria necessidade de votar, mas tenho a consciência de que o meu voto, para o candidato em que não votarei, vale por 2 . Façam as contas !...

    Aproveito para aconselhar àqueles que acham que não precisam votar, que votem . Que não se omitam. Vamos, gente, vamos às urnas ! ...Vão logo cedo e aproveitem o resto do domingo!

    ResponderExcluir
  5. Voto desde 1946 e continúo votando, mas, sempre me decepcionando!

    ResponderExcluir
  6. Tem razão, Nativo. Neste item estamos empatados . Infelizmente , não tenho acertado uma !

    ResponderExcluir