Sucom autua Paróquia de Santana e silencia o sino

Sucom autua Paróquia de Santana e silencia o sino
O Rio Vermelho, principalmente à noite, é um bairro bastante barulhento, mas nesta sexta-feira (12), os fiscais de prevenção à poluição sonora da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) realizaram monitoramento na Paróquia de Santana, localizada na Rua Guedes Cabral, Bairro do Rio Vermelho. O objetivo foi medir e verificar o volume do som produzido pelo sino e que sai das cornetas instaladas na torre da igreja.

Durante a ação, os agentes da Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip) identificaram que o volume emitido de hora em hora, a cada badalada, chegou a 84.6 decibéis, a uma distância de aproximadamente 3 metros da fonte, estando acima do permitido pela legislação. De acordo com a Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora (nº 5.354/98), 70 decibéis é o limite das 7 às 22h e 60 decibéis entre 22 e 7h.

Os responsáveis pela instituição foram notificados na quinta-feira da semana passada (04) e, como não cumpriram a solicitação para se adequarem à lei, foram autuados nesta sexta. O prazo para que entrem com defesa é de 10 dias. Além disso, foi entregue outra notificação com pedido de remoção das cornetas caso voltem a provocar incomodo à comunidade.

Tanta coisa errada e a Sucom ocupa o tempo para monitorar o badalo do sino, esse mesmo órgão que permitiu à Paroquia cercar uma área pública, que autoriza bares e restaurantes barulhentos em áreas residencias está se incomodando com o barulho do sino. Faça-me um favor!

Postar um comentário

10 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Pasmei pela eficiência da Sucom !... Como você disse, Carmela . Façam-me o favor , gente !... Silenciar o sino ( cornetas ) da igreja com tantos barulhos mais por aí...?
    Até que a igreja estava prestando uma informação à população, de hora em hora, claro...
    Aqui dentro do Parque tem obra interditada que continua em atividade normalmente e o órgão não vem dar uma providência . Está tendo a sua autoridade desafiada e vai se ocupar som o sino ou corneta da igreja que só badala durante o dia e, no máximo, 12 toques ao meio dia...?
    Não, não deu para eu entender mas Lei é Lei , é inflexível !Que a lei seja cumprida. Sucom, por favor, dê uma passadinha aqui dentro do Parque Cruz Aguiar...

    ResponderExcluir
  2. O esgoto vai fazer aniversário,ninguém faz nada.Fica do lado da Igreja.Ponto de venda de vários alimentos,imagine se não fosse.Prefeitura acordaaaaa.

    ResponderExcluir
  3. Sem falar que um dos momentos mais bonitos do bairro é nofinal da tarde quando às 18h o sino toca a Ave Maria! O Blog está solidário com o padre Angelo e espera que a medida seja revista.

    ResponderExcluir
  4. Se é falto do que fazer, podem procurar que no Rio Vermelho tem muita coisa errada para a Sucom tomar providência.Algumas já foram citadas pelos comentáros que me antecederam.

    ResponderExcluir
  5. Eu também me declaro solidário com o Pe.Ângelo e, como você mesma disse , um dos momentos mais bonitos do dia é mesmo a hora da Ave Maria . Provavelmente, alguém que está um pouco mais perto da igreja, possa achar que o som estaria um pouco alto, mas a intenção do Pe. Ângelo ,é boa , e , como não podia deixar de ser , é abranger uma área um pouco maior, afinal o equipamento não tem lá essa capacidade toda! Vejam-se os trios elétricos e alguns carros que circulam pela cidade com o som a todo vapor...
    Afinal de contas, a diferença constatada não é lá tão grande assim...Além do mais, tenho a impressão de o nosso Pároco estaria viajando, o que poderia explicar a falta de providências com relação à primeira notificação...
    Seja como for , com certeza, isto será regularizado e voltaremos a ter as nossas Ave Marias nos fins dos próximos dias...

    Seria uma pena a Sucom empacar aí, quando há tantas e tantas irregularidades espalhadas pelo bairro...No Parque Cruz Aguiar, por exemplo...

    Outros sons que podem ser verificados , são aqueles dos eventos de fins de semanas que incomodam o bairro inteirinho, inclusive aqueles promovidos ali mesmo no largo de Santana por entidades oficiais e até pelo próprio governo, como foi o caso da comemoração dos resultados das últimas eleições. Isto ninguém vê ? Fala-se de uma tal borracharia que vem incomodando há muito tempo...

    ResponderExcluir
  6. Pessoal,

    Mesmo diante de tantas coisas a serem melhoradas em nosso país entendo que "um erro não justifica o outro". A Igreja não está acima da lei e ação deve ser apoiada.Como Engenheiro de Segurança ja trabalhei na SUCOM tambem. Temos muita coisa para consertar e desfazer muitas injustiças. Se tá errado,tem que autuar mesmo, sejam bares,casas,igrejas,escolas,trios elétricos.Temos que apoiar o serviço público,julgar menos e atuarmos como cidadãos. Temos que parar com essa coisa de vitimismo e ficar nesta hipocrisia enquanto sociedade de "ao invés disso deveria ta fazendo aquilo". Temos poucos fiscais porque a prefeitura paga uma miséria,eles não tem segurança para trabalhar, vão nas bocas quentes e a população nem sabe que muitos são ameaçados,agredidos e as vezes ate humilhados. Vamos conhecer o processo como funciona antes.Sou admirador deste bairro mas temos que aprendermos a usar nossa cidadania com inteligencia e menos pedradas.

    ResponderExcluir
  7. Em postagem de hoje, domingo, está esclarecido o caso do sino ( ou corneta - trata-se de um equipamento eletrônico ) da Igreja de Santana , através da nota fornecida pela SUCOM para a imprensa. Quem quiser ver o texto
    é só ir até a publicação...

    Assunto resolvido !

    Com referência à falta de fiscais e o motivo que faz com que eles sejam poucos, sabemos que a prefeitura paga mesmo mal , que atrasa , mas são necessários , e em quantidade, para que a cidade tenha um funcionamento mais adequado e para que cada qual não faça o que quer e o bem entende. Eles são necessários para fazer com que os cidadões cumpram as leis, para que façam as suas partes em benefício da coletividade e da cidade. Na verdade , sentimos mesmo a falta de fiscalização , o que acontece em todos os setores da vida da cidade e o Prefeito, de vez em quando ameaça " mandar fiscalizar " - Seria o caso de perguntar: com quem ?

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc Sarnelli, sem fiscalização e com pessoas sem educação que usam a coisa publica como se fosse privada, a cidade vira um caos.

    ResponderExcluir
  9. Também quero dar meu pitaco!

    Concordo com Trajano, cumpra-se a lei.

    Só fiquei curioso em um ponto: sendo o líder do posto avançado da igreja católica tão solidarizado, por que o mesmo não posiciona-se em relação às acusações de abandono da praça que lhe foi conferida a tutela? Não esqueçam do esgoto a céu aberto e da falta de higiene no entorno de sua sede.

    E aproveitando o ensejo, bem que poderia explicar sua relação com as autodenominadas lideranças do bairro.

    ResponderExcluir
  10. Achei essa autuação uma bobagem sem limite, logo na cidade onde tem 365 igrejas, conforme Caymmi já cantou.Vão procurar o que fazer minha gente!

    ResponderExcluir