Praia das oferendas e da sujeira


A Praia de Santana  faz tempo que se transformou em um espaço místico onde adeptos de várias religiões cumprem rituais de fé. Durante o todo o ano  é comum  a presença de grupos de vários terreiros de Candomblé, mas nas semanas que antecedem o final do ano se tornam mais frequentes. Eles chegam de ônibus de vários cantos da cidade e enquanto um grupo fica na areia tocando e cantando, outro segue de barco até o alto mar para depositar as oferendas. Hoje pela manhã alguns turistas que visitavam a Casa de Iemanjá, tiveram a sorte de presenciar uma dessas oferendas e não perderam a oportunidade de registrar o ritual. Infelizmente ,nem a beleza da praia e nem o  representa no cenário cultural são suficientes para impedir a sujeira e promiscuidade que se instalou no local. 

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Claro que o blog está se referindo à favelização da praia...um problema que vem-se tentando resolver, com resultado negativo até agora , infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Complicado, estamos em pleno seculo 21 e as pessoas ainda com estas paranoias de rituais e fe totalmente inuteis. Porque eu tenho que aceitar a beira de uma praia suja de garrafas e comida? Porque nao ha multa por este tipo de sujeira?, ou nao e sujeira.....

    ResponderExcluir