Cães e gatos abandonados no Rio Vermelho serão esterelizados

A Associação de Proteção Animal Célula Mãe, entidade sem fins lucrativos que atua na promoção do bem estar e respeito aos animais, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado, está dando continuidade aos mutirões de esterilização nos bairros, focando áreas de maior incidência de cães e gatos em situação de abandono.

Nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), a entidade desenvolverá um trabalho no bairro do Rio Vermelho, coletando principalmente cadelas que habitam as imediações da Ceasa, Mercado do Peixe e orla (Colônias de Pesca), que serão submetidas à cirurgia denominada OHS (ovário histerectomia, ou seja, retirada do útero e ovários). O objetivo da ação, segundo Janaina Rios, da comissão administrativa da Célula Mãe, é castrar o maior número possível de animais, para evitar sua reprodução e proliferação.

No Rio Vermelho, o trabalho prevê a esterilização de 30 animais, significando uma redução imediata de 240 filhotes. Conforme Janaína Rios, durante o pós-operatório, o animal fica por um período de oito dias no canil da entidade, e em seguida é devolvido para seu ambiente de origem. “Essa é mais uma etapa do Programa de Guarda Responsável e Controle Humanitário da Reprodução de Cães e Gatos, que esse ano já viabilizou a esterilização de mais de 2.000 animais, em áreas da Ribeira, Vila Canária, Cajazeiras, Centro Histórico, Comércio, Fazenda Grande do Retiro e Itinga, dentre outros”, conta Janaina.(informa a assessoria do governo)

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.