Entenda melhor o caso da construção na Rua Feira de Santana .

Por Sarnelli

A parte baixa do Parque Cruz Aguiar é uma área muito visada, que a prefeitura ajudou, e muito , a descaracterizar, uma vez que foi projetado exclusivamente para residências. Aos poucos, foram sendo liberados alvarás de funcionamento indiscriminadamente para clínicas, academias, escolas, restaurantes barulhentos, até para repartições públicas, e outras atividades, sem que esses estabelecimentos dispusessem de uma só vaga para estacionamento de veículos.

O resultado foi a saturação da área, por veículos, cujos proprietários, na ânsia de encontrar uma vaga e na pressa que a vida moderna exige , usam os passeios sem a menor cerimônia, obrigando os transeuntes a irem para o asfalto arriscarem a saúde, a mercê de motoristas estressados e deseducados até mesmo para o trânsito , e a TRANSALVADOR nem se liga no problema, nem passa por lá e se passa, adianta pouco, porque os prepostos não têm preparo suficiente ( e nem autoridade ) para avaliar situações.

O Parque, tem uma vida intensa e só tem sossego mesmo, por enquanto, nas épocas de ferias escolares , quando boa parte da população viaja , quando a cidade esvazia , durante os dias de fins de semanas , no carnaval , enfim, quando a cidade para , mas não há noites tranquilas por causa dos restaurantes e devido aos veículos que atraem. É uma movimentação constante de manobristas, para trás e para frente, até alta hora da madrugada, falando alto, gritando, correndo , promovendo diversos tipos de barulhos.

Não bastasse tudo isso , tem ainda os caminhões enormes de abastecimento , durante os dias , e o fato de que muitos motoristas fogem do trânsito da Cons.Pedro Luiz cortando caminho por dentro dele.

Agora vem uma empresa que compra uma pizzaria falida e resolve construir o que chama de um centro cultural, alegando que vai trazer melhorias e cultura para " o nosso querido Rio Vermelho " ( confesso que estranhei , pois se acham no direito de considerar o bairro " nosso querido Rio Vermelho , eles que estão chegando agora ! ) e que ali vai funcionar um senhor restaurante de categoria internacional, comida típica espanhola , e mais isso e mais aquilo e até teatro ( se não estou enganado ), etc., etc...

Na verdade, não precisamos de melhorias que nos incomodem ,e sim de tranquilidade.

Fizeram tudo do errado , do jeito que quiseram e bem entenderam , como se tivessem descoberto a terra de ninguém...

Começaram escolhendo o local e , achando que, porque a pizzaria tinha alvará para funcionar, eles também o teriam . Começaram uma reforma sem licença,sem coisa alguma , e , até mesmo, quem sabe , sem projeto !

Modificaram totalmente o imóvel inicial sem respeitar as normas municipais que regulam as construções , tanto é que andam com problemas com a SUCOM. O pior de tudo, é que insistem em ignorar as autoridades. Qual será o segredo ? De onde vem a força ?

Se as denúncias tivessem sido descabidas, a SUCOM, obrigatoriamente, teria liberado a construção, uma dedução elementar e indiscutível !

A empresa já foi fiscalizada, multada, interditada , depois fiscalizada e lacrada, mas , como por milagre , parece que o lacre descolou e recomeçaram. Agora, está sob interdição , novamente, e a SUCOM pedindo aos moradores que notifiquem ao menor sinal de movimento no local.

Claro que não somos contra melhoramentos no bairro , mas é preciso que se obedeçam as normas municipais e que o seu impacto na comunidade seja convenientemente avaliado. Há moradores de mais de 50 anos no local, que investiram todas as economias de uma vida de trabalho na casinha em que esperavam ter uma velhice tranqüila , mas vem o " progresso" de lá da Espanha , atropelando tudo em benefício de lucros financeiros e de um sonho , sem respeitar coisa alguma nem a ninguém e, pior, não obedecendo o que manda o manual da SUCOM - É uma queda de braços entre eles, os sócios espanhóis, e a SUCOM ! A curiosidade é saber quem vencerá . As nossas leis têm que ser respeitadas, mas , qual será o peso delas frente ao poder econômico ? O problema , é que o sonho deles , poderá se transformar no nosso pesadelo ! A nossa qualidade de vida ( que já anda ruim ) piorará com mais esse empreendimento dentro do Parque.

A comunidade vai continuar passiva ?

Ou eles estão seguros de que têm força suficiente para tornar sem efeito , pelo menos para eles , por serem especiais ou melhores que os outros , os dispositivos legais ? Será que as leis não os atingem ?

Em conversa com um dos sócios , na porta da obra, ele tentou me convencer de que estava tudo em ordem, que diversos detalhes já tinham sido revistos e que, em poucos dias, a placa com o número do alvará já estaria sendo exibida no local. Conversa pura, para um desconfiado como eu...

Ocorre que, na mesma rua, que não tem mais que 300 metros, há tráfego nos dois sentidos, mas sobre meia pista porque a outra metade é ocupada por veículos estacionados dia e noite. De um lado, o estacionamento é permitido. Do outro, naturalmente, proibido. Grande parte de alunas de uma escola de decoração cujo endereço é Rua Itabuna mas que usam as duas , saturam a rua Feira de Santana onde já existem veículos amontoados de uma própria repartição da prefeitura, de um Centro Espírita, de uma produtora de vídeo e agora estamos sob a ameaça de mais um restaurante grandioso na mesma rua. A coisa chega ao absurdo de que eu quase já não posso mais entrar nem sair de casa com os carros, por falta de espaço para manobrar os carros e por causa dos motoristas impacientes que não querem esperar que você termine a sua manobra. Resultado: mão na buzina., atritos ! Na mesma rua, no que foi o antigo n. 02 , está sendo construído um edifício de apartamentos. Não sei quantos. Mas na obra, tudo é organizado, de acordo como manda o figurino!

No tapume, estão exibidas as placas do arquiteto, do engenheiro, da empresa que faz as armações de ferro, do CREA e , notem bem, a da própria prefeitura com o número do alvará e endereço corretos. É assim que se faz caros Senhores. Não na marra , sem deixar os recuos regulamentares, na ânsia de aproveitar todo o terreno !

Chegaram mal e se introduziram mal na comunidade. Vou repetir o que digo a todo mundo. Os direitos de um , terminam quando começam os do outro ""

Numa conversa que tive com um dos sócios, houve um lance interessante : eu perguntei : " na Espanha , o Senhor teria feito isto ? A resposta foi: " não, lá a coisa é dura ! " . Quer dizer, deixaram a Espanha para vir esculhambar aqui ?

Se alguém apóia este empreendimento dentro do Parque, é porque não mora perto dele.

Postar um comentário

12 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Grande amigo Sarnelli, acredito que a palavra não é progresso.

    Não é progresso que eles trazem da Espanha, não é cultura, é simplemente "expertize" dos exploradores que sempre procuram mão de obra barata, fiscalizações ineficientes, multas irrisórias, mancomunação e impunidade...

    ResponderExcluir
  2. OLha Pok, no mes passado um comentário assinado por um "anonimo" que nos sabemos muito bem de quem se trata, disse que eu e Sarnelli somos POK e RAC, que nos criamos essas nomes para dizer que o Blog tem muita gente comentando e para atacar os outros.Logo ele que não tem coragem de assinar o que escreve, quer tirar onde . Nem eu e nem Sarnelli temos rabo preso e nem compromisso com ninguém a não ser com as nossas convicções e com a melhoria da qualidade de vida do bairro,A única coisa que digo a esse anônimo é que "vá se catar".

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigos, sabemos que pessoas sem ética ou moral fazem parte de nossa sociedade, e é normal que eles achem que todos tem o mesmo modus operandi que eles.

    Farei aqui um desafio: se ele se identificar e expor sua opinião, mesmo que absurda, para simples mortais como nós. Eu, POK(este é meu nick, alcunha na net.), me apresento a ele em local e hora marcada, para uma entrevista, audio-visual, com questionamentos que aqui são levantados, para que possam explicar os seus motivos para tanta trapalhada e indiferença. A divulgação do material será feita na net e em qualquer veículo que se interessar pelo tema.

    Os equipamentos para captação de video e audio serão de minha responsabilidade e peço a colaboração de vocês para:

    A senhora e Sarnelli farão o questionário, que abordará todos os pontos que aqui levantamos ou discutimos.

    recrutar um(a) reporter, estudante ou não.

    Entrevistas deverão acontecer com:

    Ubaldo Filho e Ubaldo Neto;

    Padre Ângelo;

    Moradores e comerciantes que queiram participar;

    Secretários ou gerentes responsáveis pela execução das "benfeitorias" no bairro;

    Vereadores que estiveram presentes na entrega das "benfeitorias", Godinho, Leo Kret e outros;

    Prefeito.

    Lembro que, o respeito deve ser a base das relações humanas.

    Aguardo o ok de vocês e deles.
























    Sugiro:

    ResponderExcluir
  4. Amigos, estou perplexo !
    Todos vocês sabem que não me encontro em Salvador. Preciso, antes de mais nada, deixar que as minhs ideias se aclarem, para poder me pronunciar se vier a me pronunciar...se achar que vale a pena . Pobre ou pobres coitados !
    Não sabia da história, porque só agora veio a lume, já que a D. Carmela resolveu divulgá-la . Nem mesmo " separadamente ", ela
    me havia dito alguma coisa.
    Não podia imaginar que a baixeza chegasse à este nível!
    O que eu posso fazer é repetir a postura da Carmela .
    Nenhum de nós tem compromisso com o outro,nem com ninguém mais, muito menos rabo preso. Chegar a imaginar que nós pudéssemos estar enchendo o blog de comentários com nomes de terceiros , para fazer parecer que muita gente passa por ele , só pode ser coisa de alguém que é capaz de fazê-lo.Não sabem com quém estão lidando, mas, nós, em contrapartida, sabemos quém temos pela frente .
    Vou repetir para que todos saibam. Eu não estou ligado a ninguém, nem mesmo à Carmela ou Pino , por compromisso algum. São meus amigos, mas não fizemos e não fazemos conchavos . Não somos gente desse calibre. Sou amigo de todos , embora possa escolhê-los , mas, se não simpatizar com um deles, simplesmente me afasto. Poderemos concordar em certos pensamentos e até divergir, mas sempre seremos amigos. Aderi ao Blog do Rio Vermelho porque está dentro da minha linha de pensamento e, um esclarecimento : na época, nem mesmo conhecia a D.Carmela nem o Pino.
    Eu escolho , decido , através do meu livre arbitrio, as causas que se identificam com os meus pensamentos e as defendo - Ninguém na sociedade, mas ninguém mesmo, tem ascendência sobre mim , as minhas ideias e decisões.
    Defendo, sobretudo, a lisura de comportamento , o respeito às pessoas, principalmente aos idosos e Senhoras , sejam elas quem forem , as crianças , que são nossa principal responsabilidade social. Peço também que, democráticamente , sejam respeitadas também as opiniões , que são livres . Por enquanto é só. Espero que não haja algum desdobramento e ainda , que espero
    que exponham-se à luz do sol, como nós o fazemos ,mesmo que seja nos atacando.

    E lembrar que fomos chamados de Abutres, de onagros e de abúlicos.

    ResponderExcluir
  5. SOBRE ABUTRES E RATOS

    Pois é, alguns moradores do bairro receberam um e-mail falando sobre abutres – o e-mail não tinha assinatura mas pela impressão digital todos sabemos quem o escreveu - nele o autor (que quer mostrar erudição usando palavras incomuns) afirma que abutres aguardam o momento de sair da toca..., hora é sabido que abutres não vivem em tocas mas no alto de penhascos (alias se existissem abutres aqui no bairro seriam de grande valia para recolher a carniça que anda sendo espalhada por aí). Quem vive em toca é outro tipo de animal - O RATO, este sim animal pernicioso e que ultimamente tem infestado nosso bairro. Por aqui não temos somente o de quatro pernas, temos tambem o de duas pernas muito mais perigoso, se o de quatro pernas provoca várias doenças no corpo o de duas pernas provoca doença na alma das pessoas, porem as duas espécies tem várias coisas em comum, por exemplo, vivem escondidos entocados e gostam de agir na calada da noite para atingir seus objetivos.

    ResponderExcluir
  6. Pino, eu estou com um problema de memória muito grande. Você se esqueceu de um certo peixe que costuma viver entocado nas pedras do mar , ataca a isca e se entoca de novo . Muitas vezes leva o anzol com isca e tudo e você só em raríssimas oportunidades consegue pegá-lo.Ele tem a aparência de uma cobra e uma dentada perigosíssima ! Se lembra o nome dele ?

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Teve um náufrago no Rio Vermelho com o mesmo nome. E ainda querem homenageá-lo.

    Deve ser pelo mesmo motivo que o espanhol do restaurante quer adotar a praça. Em breve terá até estátua.

    Contem comigo...Pino, ei sou seu fã.

    ResponderExcluir
  8. Será que ninguem percebeu a estrutura abandonada, "o monstro de ferro" que fica a 25mts da praça entre as Ruas Conquista e Feira de Santana? Isso sim que é uma afronta ao visual, a segurança, e a saúde...há muito tempo!!!

    ResponderExcluir
  9. Carmela:
    Estou a sua disposição para responder qulquer fmulário ou entrevista sobre o tema RIO VERMELHO. Como vôcê sabe, nasci em me criei aqui no bairro e a minha familia está no rio vermelho há mais de 100 anos.
    Um abraço

    MANECA

    ResponderExcluir
  10. É verdade Maneca, sua família é uma das mais tradicionais do bairro, embora não tenha dinheiro para pagar para escritor escrever sobre ela, quem sabe um dia apareça um escritor que não seja mercenário para escrever a verdadeira história do Rio Vermelho?

    ResponderExcluir