Reforma torna Zoo mais atraente

Com uma área verde de aproximadamente 250 mil metros quadrados, o Jardim Zoológico de Salvador, localizado no bairro de Ondina, opção de lazer para baianos e turistas, além de recanto ecológico no centro da capital, vem passando por processo de reestruturação que proporcionará, ao longo dos seus três mil metros de pista, um cenário de preservação. O espaço conta atualmente com mais de 1,4 mil animais.

Vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), o parque inclui em sua programação atividades de conservação, ambientação de recintos, enriquecimento do fragmento de Mata Atlântica, paisagismo e educação ambiental voltada, especialmente, às espécies ameaçadas de extinção. Das 152 espécies que habitam o local, 141 pertencem à fauna brasileira e 11 à fauna exótica silvestre.

Dividido em quatro setores, a recuperação contempla o felinário (abrigo de felinos), um novo aviário (que substitui as jaulas por um viveiro de 900 metros quadrados), um centro de referência de primatas, com obras em andamento, além da reforma da herpetologia (setor de répteis, anfíbios, insetos e aracnídeos).

Na área destinada aos répteis, anfíbios e aracnídeos, o visitante vai ter acesso a informações visuais. Monitores vão agregar ainda mais dados sobre os espécimes, buscando, sobretudo, a educação ambiental do público. No aviário, a proximidade é ainda maior com as espécies, já que as pessoas entram no recinto.

Enriquecido com cachoeiras e córregos, o viveiro conta com vegetação nativa de três biomas: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, além de cachoeira e córregos, que proporciona às aves um local mais próximo do seu hábitat natural. Inaugurado em 2009, o felinário ganhou um aspecto que respeita o ambiente dos animais. As jaulas e grades deram lugar ao vidro laminado, tornando o espaço um centro de lazer mais atraente.(informa Agecom)



Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Taí uma coisa certa: o nosso Zoo vem melhorando a cada dia. Sempre levo a filhota para visitá-lo e vejo o quanto o lugar está cheio de novidades e como o bichos são tratados. Tenho um amigo que está trabalhando lá e fico feliz de ver a satisfação dele quando fala das novas realizações. Parabéns para a equipe do Zoo e ao governo do estado por priorizar esse espaço que é uma das poucas opções de lazer para as crianças e dar melhor tratamento aos animais.

    ResponderExcluir
  2. Também fui ao Zoo e gostei muito do que vi. A cidade precisa de ter os seus espaços de lazer preservados e nos precisamos também de valorizar essas iniciativas.

    ResponderExcluir