Os moradores querem Carnaval à moda antiga no bairro?

Os cantores Gereba e Paulinho Boca também estarão participando do Carnaval do Rio Vermelho na quinta-feira,(3) ampliando as atrações, que já tem como certa a presença do Paroano Sai Milho, na Praça de Santana. Gereba é um cabra porreta, músico e compositor da melhor qualidade. No Carnaval costuma se apresentar no Pelourinho com o seu micro-trio, que é um barato. O desfile está programado à noite da Paciência até o Hotel Pestana, um trecho que já se transformou em corredor comercial, com raríssimas residências. Pelo perfil de Gereba, pode se esperar uma apresentação bem legal, a questão é que essas programações são definidas sem nenhuma participação da comunidade, nem mesmos as associações, e olha que são mais de 13, foram consultadas, se foram, esqueceram-se de informar. A Amarv tomou conhecimento por terceiros e o presidente entrou em contato com o vereador Pedro Godinho, pedindo para informar à Saltur que os moradores não querem carnaval do Rio Vermelho. O assunto é polêmico, não há unanimidade, a única coisa certa é que ninguém quer a presença de trios no bairro, independente do tamanho. Como não houve discussão nem consulta o Blog não tem qualquer parâmetro para afirmar qual a posição do bairro. Diante disso o tema fica em aberto para quem quiser se manifestar.  O interessante é que Waltinho Queiroz que iniciou o diálogo para realizar o Carnaval Azul, na Praça de Sant”Anna, o projeto não foi adiante.    

Postar um comentário

18 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É salutar que haja esse debate sobre o tal "Circuito Caramuru" (acho o nome porreta !) que se quer criar. Desde que não haja trios eléricos (de nenhum tamanho) e seja realizado de forma planejada (horário definido para começar e terminar, trânsito orgnizado,sanitários químicos, etc).O bairro precisa sim participar dessa discussão para propor sugestões.

    ResponderExcluir
  2. Fomos procurados por Gereba, Manuel Bandeira (Carnaval sem fome) e Paulinho Boca de Cantor organizadores dos blocos que desfilarão no novo Circuito Caramurú.(Recentemente criado)

    Ficou acertado e determinado, por escrito que não haverá Trio Elétrico em nenhuma dimensão no defile que se realizará na proxima quinta feira, 03/03
    Nos foi apresentado toda a logistica do evento com sanitários quimicos, partipação da Transalvador, Policia Militar etc.

    Com o horario previsto para as 18 horas, o desfile será iniciado, no percurso da Paciencia até a Fonte do Boi.
    È mais uma boa opção artistica para o nosso bairro dentro dos padrões de festas desejados pela comunidade.

    ResponderExcluir
  3. O jorginho tem toda razão, o Carnaval do Rio Vermelho é uma excelente alternativa, desde quando somente instrumentos de sopro e percursão, não cabendo trio eletrico nem micro, nem mini, nem macro. Há um ano WaltinhoQueiróz já lançava esta idéia. Fezum projeto para esse ano mais foimuito em cima e não se conseguiu patrocinadores. Para o proximo ano, vamos iniciar mais cedo as tratativas.O projeto já está pronto.

    Um grande abraço

    Maneca

    ResponderExcluir
  4. Minha gente é preciso fazer circular as informações. Qualquer decisão tomada sobre o o bairro tem que ser melhor divulgada.Vamos democratizar as informações.Qualquer entidade ou associações que tiver conhecimento de um assunto que diz respeito a todo o bairro, tem que passar adiante.

    ResponderExcluir
  5. Independentemente de sermos a favor ou contra, precisamos de fato, consultar os moradores, notadamente aqueles que moram no circuito proposto. Abrir um novo circuito para o carnaval de Salvador é sem dúvida uma questão de extrema complexidade. Inicialmente começará modestamente, todavia, com o decorrer do número de freqüentadores, perderemos completamente o controle e subseqüentemente o poder de nos pronunciarmos. A "BARRA" é um exemplo do que estou me referindo. Precisamos enxergar mais adiante sobre esta proposta...

    ResponderExcluir
  6. Tenho que comparecer para deixar registrada a minha opinião, aprovando a iniciativa . Só tenho medo é que em seguida ao sucesso e à divulgação, gente de fora e de longe, comece a comparecer ao circuito, repetindo o que acontece na Barra. Aliás,o nome não me agrada , mas sei que é problema meu . Eu sempre conheci o Rio Vermelho como o bairro dos Artistas e da boemia ,mas , democraticamente , vence a maioria. É que eu acho que o cidadão já está recebendo e vai receber , ainda, várias homenagens . Ele tem muito mais a ver com a história de Salvador e não com o carnaval. De resto, vou comparecer para reviver o passado...

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você Carmela, as informações precisam circular, as pessas precisam saber o que acontece no bairro. Acho errado uma associações tomar uma decisão em nome dos moradores e não comunicar, eu mesma trabalho, chego à noite, agora já sei que na quinta vou ter problema para seguir pela Paciência e vou procurar outra alternativa. Mas se eu não tivesse essa informação?

    ResponderExcluir
  8. Sarnelli vou concordar com você, Caramuru não tem nada a ver com Carnaval, mas como as coisas no bairro são feitas sem participação acontece dessas coisas. Como não foi consultada não sou obrigada a aceitar esse nome no Blog vou chamar esse circuito de Cacau do Pandeiro, esse sim tem tudo a ver com o Carnaval e mais precisamente com o Carnaval do Rio Vermelho. Uma homenagem mais do que justa principalmente nesse ano que o Carnaval presta homenagem à Percussão

    ResponderExcluir
  9. Carmela, todo mundo( ou quase todo mundo ) sabe que o blog está à disposição. O ditado diz que a propaganda é a alma do negócio. No nosso caso , a divulgação é a alma das coisas do bairro. Só falta mesmo que as associações divulguem as ocorrências por meios mais eficazes para que a população tome conhecimento. Eu ainda estou pensando na história do aniversário do Rio Vermelho, embora continue com as minhas dúvidas. Mas, já que temos uma data , 5 de outubro , nada se faz, muito menos divulgação. No primeiro ano que tínhamos para comemorar, apenas uma faixa colocada em frente à Colônia de Pesca e não aconteceu nada . No ano seguinte, apenas uma reunião na Biblioteca, onde eu não pude falar. Falta mesmo divulgação e " alinhamento " entre as associações do bairro . É inútil pensar que é possível viver fora da luz do sol. Todo mundo sabe que o blog está à disposição de todos . Tomo a liberdade de falar pelo blog ( embora tenha o meu : Sarnelli, notícias e comentários ) porque todos sabem que eu me alinho com ele e ainda porque é o que tem maior penetração no bairro, embora não seja ooficial ! O Blog do Rio Vermelho, é um sucesso , nasceu vencedor ! !

    ResponderExcluir
  10. Carmela, aprovo a sua sugestão, muito mais apropriada e dentro do contexto. Para mim, passa a ser circuito do " Cacau do pandeiro " , E , para os outros ? Tem mais : o ex-mercado e ex-mercado do peixe, para mim, é apenas " O point da Mariquita". O próprio bairro, continua sendo " o bairro dos artistas e da boemia" , pelo menos para mim e nada de acrescentar novidades !
    Lembrando a todos que no dia 26 de março teremos novo encontro na Biblioteca , a partir da 9 horas da manhã. Será um sábado . Chegue cedo. Divulgue, leve amigos e a sua relação de reinvidicações ,porque o tempo sempre é curto ,para facilitar. A união, faz a força !

    ResponderExcluir
  11. Carmela, sugiro que, todas as semanas até lá. o blog lembre a reunião do dia 26/3/2011.

    ResponderExcluir
  12. Circuito Caramuru, Circuito da Dinha, Cacau do Pandeiro, Circuito do Acarajé, algum deles vai ter que ser aprovado pela população do bairro, seria mais democrático,no entanto, o que não pode deixar de faltar, independentemente da escolha, é o PAROANO SAI MILHÓ. Por termos o melhor e maior bairro boêmio de Salvador, nada mais justo de termos uma verdadeira banda que resgata a essência do Carnaval, com muita alegria, harmonia, cadência e melhor de tudo, nos remete aos velhos carnavais, com muitas marchinhas, frevo e tudo mais. E melhor de tudo isso, é que vc brinca tranquilo, sem confusão, empurrões e não se preocupa muito com a carteira, só na hora de pagar, é claro, sem deixar de saborear um acarajé, um amendoim, um queijinho, etc.... Sou folião há muitos anos, já brinquei Carnaval de todas maneiras possíveis, bloco, muvuca, pipoca, camarote, só que hj em dia saio nos Filhos de Gandhy e pela sua filosofia, a PAZ, sempre a Paz, nada melhor do que um carnaval desse porte para que sejamos lembrados e referenciados pelo mundo à fora. "Se for em Salvador, não deixe de curtir o excelente Carnaval do Rio Vermelho...", " em Salvador temos um verdadeiro carnaval no bairro do Rio Vermelho, aquele mesmo da Festa de Yemanjá..." é assim que as pessoas vão se referir se tivermos um carnaval desta envergadura e para isso acontecer, como mencionaram anteriormente, precisa de uma organização, planejamento, esturtua, e divulgação para participação de todos.
    Carmela, só um detalhe, a divulgação teria que ser feita também por outros veículos, pois, não são todos que tem acesso ao blog, por sinal de fundamental importância, e também tem muitos que nem conhecem o blog, sendo assim, teríamos que usar todas mídias possíveis para aprovação e conhecimento da população do bairro, né verdade????

    Abraços e bom carnaval pra todos.

    ResponderExcluir
  13. Quando falo em divulgação não estou me referindo ao Blog do Rio Vermelho que é apenas um grão de areia nesse universo de mídas. No bairro inclusive tem outros blogs, tem portal, jornal oficial, etc. Estou me referindo a uma coisa mais ampla. As associações que recebem a informação, que participam das decisões, precisam encontrar formas de fazer as informações chegarem ao maior número possível de moradores e para isso devem lançar mão de todos os meios inclusive colocando cartazes nos locais de grande movimentação.

    ResponderExcluir
  14. Não é surpresa para ninguém eu concordar com Carmela em todos os sentidos. Quem pode e tem meios, deve, sim, ajudar na divulgação , mas seria mais salutar se fosssemos aos poucos ganhando terreno e desenvolvendo a nossa brincadeira, sem a pretensão de divulgar para o Brasil e para o mundo a bela festa que está se projetando para o Rio Vernelho e que já vejo como uma tradição , correndo o risco de descaracterizá-la... Antes de mais nada , precisamos fazer os moradores saírem de casa . Depois, então , somente depois, é que poderíamos começar a deixar a coisa engrossar à medida que o carnaval do Rio Vermelho fosse se consolidando como carnaval de bairro . A primeira amostra, já nos fez ver que temos muita gente disposta para isto e que a brincadeira já é uma realidade. No meu entender, o carnaval do Rio Vermeho já nasceu. Ainda concordando com Carmela, há associações no bairro ( 13 )que deveriam divulgar, dentro do nosso próprio pedaço, os acontecimentos que interessam à comunidade e há outros blogs que podem ajudar. É verdade que nem todo mundo tem acesso à internet, mas as associações e aqueles tomam decisões , deveriam fazer a divulgação por outros meios como faixas,panfletos, cartazes , outras mídias e até entrevistas. Por que não ? É o alinhamento de que se fala atualmente.
    Sim, o carnaval só terá graça mesmo à antiga , sem a presença de qualquer tipo de trio elétrico e na base de instrumentos de sopro e percursão , enchendo o ar e os foliões da alegria proporcionada pelas marchinhas antigas que deixaram tantas saudades e que estão renascendo...

    ResponderExcluir
  15. Creio ser um tremendo erro em oficializar este circuito do Rio Vermelho no Carnaal. O trecho proposto não tem raríssimas residências, tem muitas residências e os moradores não querem esta bagunça no bairro porque vai tomar uma grande proporção, e, em futuro próximo, será um imenso transtorno. Veja o que acontece na Praça Brigadeiro Faria Rocha, trecho cercado de residencias. Lá tem restaurantes, pizzaria, e ao final da madrugada fica aquele amontoado de lixo jogado na praça, um fedendina sem tamanho, porque escorre líquido dos sacos pláticos, notadamente restos de comida. Desafio alguém trafegar pelaPraça nas primeiras horas da manhã. O Carnaval do Rio Vermelho não precisa ser oficializado, o povo já faz a sua festa e não queremos a presença de microtrios. Sou morador do bairro há 41 anos, participo das suas festas populares, lavagens, Festa de Yemanjá, Bloco Arerê, Bloco Amigos do Rio Vermelho e mais recente, Bloco Palhaços do Rio Vermelho que foi ótimo. É assim que deve ser. Oficializar o circuito será um grande erro!!

    ResponderExcluir
  16. Seria salutar que outras pessoas também entrassem nesse debate,do contrário fica parecendo que o assunto não interessa. Para dar mais uma provocada , lançamos uma pesquisa, vamos ver como será a participação. Afinal, o blog tem um acesso médio diário que chegando a 300 e em alguns dias, quando, o tema é polêmico, passa dos 400.É pouco no universo da internet,mas no bairro tem alguma representação, dá para iniciar um debate interessante.

    ResponderExcluir
  17. Carmela:
    Em hipótese alguma este circuito deve ter o nome de Caramuru. O Projeto de Valtinho Queirós chamava-se FOLIA AZUL DO RI0 VERMELHO, que é muito mais significtivo ou CIRCUITO 3 BHIANAS (DINHA,CIRA e REGINA) do que o nome de uma pessoa que ninguém sabe se é portugues, espanhol ou francês, é apenas uma lenda, uma simples, bem feita e bem "marqueteada" lenda.

    Um grande abraço

    LOLI

    ResponderExcluir
  18. Carmela, claro que o assunto interessa e estou vendo que diversas pessoas já se manifestaram e outras , certamente o farão. Concordo com o Rubens que a oficialização da brincadeira poderá trazer graves consequências no futuro. Aliás , em outro comentário ,já disse isso ao mencionar que a brincadeira poderia adquirir " proporções desmesuradas ". Outrossim, endosso o parecer de Loli. Em hipótese alguma a brincadeira ou circuito eventual, deve ter o nome proposto de Caramuru.Afinal, o cidadão que ganhou esse apelido entrou para a nossa história por outros motivos, não por ter sido um carnavalesco nem folião. Nada a ver !

    ResponderExcluir