Um certo e outro errado

Esquina da Cardeal com a Travessa José Taboada Vidal (Esquina da Villa Forma) - Milagre, amanheceu sem a costumeira montanha de lixo. O pessoal tá aprendendo e colaborando...


. Rua João Gomes ao lado do Free Shop - Já o dono deste estabelecimento ainda não entendeu nada...
Tópicos:

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Infelizmente Carmela,acho que é só mera coincidência quando vc as acham limpas sem lixo algum, mesmo porque, na sexta-feira logo após o almoço essa esquina estava como de costume, cheia de lixo, isso era antes de 15:00hs logo nesse e até o caminhão passar para pegar já viu, sacos rqasgados, lixo exposto, sujeira, etc...hj mesmo, eram 12:30 hs quando sai de casa, no passeio do Ali do Lado, vc mau podia passar de tanto caco de garrafa, todas quebradas fora isso, Hermes que poderia dar o exmplo, deixa aontecer um negócio desse..o poste da porta de minha csad fica um verdadeiro lixo, cheio de garrafas e resto de comida, um absurdo, pois já falei com funcionários dele para colocar o lixo deles na porta deles, o poste ali é para descarte de lixo residencial como já vem acontecendo há anos e não descarte de lixo do restaurante. Por isso que digo, coincidentemente quando vc passoou estava limpo.

    ResponderExcluir
  2. João , você tem razão . É isso mesmo o que acontece . Algum pouco resultado, já temos obtido , mas não vai ser na base da educação e da boa vontade de cada um, que o problema vai ser resolvido. Observo que a LIMPURB faz o que pode e que o pessoal, principalmente o dos restaurantes, têm pressa em se livrar do bagulho , porque o lixo , dentro de casa , é um problema sério para eles... É uma questão de saúde pública, dinheiro e até de uma provável cassação de alvarás de funcionamento. Nós temos tratado o assunto do lixo olhando-o de uma ótica errada. Ele é um problema de saúde pública e só será resolvido quando a sanitária intervir e a prefeitura tiver ficais competentes para fazer cumprir a lei.O órgão do corpo onde um porrada mais dói, é o bolso! O que acontece é que a quase totalidade dos restaurantes , bares e botecos instalados no Rio Vermelho, não têm local apropriado e exigido por lei, para manter o lixo dentro de casa isolado da cozinha e do salão , à espera da hora da coleta . Então, a solução mais prática ( e menos arriscada ) é colocar na esquina , porque nas suas proprias portas, fica tudo fedendo.
    A maioria desses estabelecimentos está instalada em imóveis impróprios , onde tudo é adaptado, mas onde a questão do lixo não é levada em consideração. Nunca foi . Por exemplo , o Café Portela, instalado aqui no Parque, tem o seu compartimento para o lixo que não é jogado na rua. A Churrascaria Brasa no Chão tem a sua câmera de lixo e eu mesmo já vi , por diversas vezes, o caminhão fazendo a apanha. A Clínica AMO , tem a sua câmera totalmente isolada do ambiente interno da Clínica. O seu lixo hospitalar é entregue à coleta pela Cons.Pedro Luiz . Poderia citar outros, mas de grande porte. Os estabelecimentos instalados em casarões, não estão adaptados para respeitar as normas. Poucos proprietários , na realidade se preocupam com o assunto. Resumindo: enquanto a Prefeitura, através da sua secretaria competente , não intervir na questão e enquanto não tivermos ficalização adequada e, portanto, eficiente , a questão do lixo,pelo menos no Rio Vermelho, não será solucionada. Coisa fácil identificar a procedência e os donos do lixo. Termino deixando no ar uma pergunta: hà quanto tempo um de nós não vê um fiscal da prefeitura por aí ? Seja da Vigilância Sanitária que da própria Secretaria , cumprindo as suas funções ? Eu mesmo , não sei como eles são. Se são gente ou se são extra terrestres... Digo isso porque até hoje não vi um ET e muito menos um fiscal qualquer da prefeitura de Salvador no desempenho das suas funções...

    ResponderExcluir
  3. Entendo que a Limpurb deu o primeiro passo que foi a campanha educativa e de conscientização, agora tem que partir para a segunda etapa que é começar a multar. Só assim o problema será resolvido. Até porque não é difícil saber quem esta sujando. Tem certas coisas na Prefeitura que não dá para entender. Recentemente o Prefeito anunciou um programa de combate ao entulho, segundo ele 10 carros caminhões seriam utilizados para fiscalizar a cidade 24h por dia, mas os sem educação continuam jogando os restos construção onde querem e bem entendem. Os carros apresentados à imprensa com logomarca e tudo, ninguém mais vê passando. A mesma coisa é essa ação junto aos bares e restaurante, faz a primeira etapa, o que é correto, informando e conscientizando, e a segunda que é multar os infratores, não é executado. Ai o pessoal esculhamba mesmo!

    ResponderExcluir