Filme sobre o Menino Joel

Por Ícaro Vilaça

Tive a honra de ser convidado por Rodrigo Cavalcanti para assistir ao filme Menino Joel, exibido hoje na Sala de Arte da UFBA em sessão bancada pelos próprios realizadores do filme. O documentário, dirigido pelo italiano Max Gaggino e produzido por Rodrigo Cavalcanti, foi realizado sem um centavo de apoio nessa falsa democracia chamada Brasil.

CLIQUE AQUI PARA VER O TRAILER DO FILME

O pequeno Joel, que sonhava em ser mestre de capoeira, foi morto em 2010 enquanto dormia em sua casa no bairro Nordeste de Amaralina por uma bala disparada a esmo por policiais militares que não apenas assassinaram o garoto como também se recusaram a prestar socorro à vítima. Uma infeliz coincidência marcou este caso, fazendo com que ele deixasse de ser apenas mais uma estatística: o menino Joel teve sua vida roubada pelo mesmo estado que se utilizou de sua imagem encantadora alguns meses antes para fazer propaganda turística ao melhor estilo “Bahia, terra da felicidade”.

Portanto, seria de se esperar que o estado, maior financiador do cinema no Brasil, não tivesse interesse em trazer à tona a incômoda história do garoto. Entretanto, se estivéssemos falando de um país sério e que se desse minimamente ao respeito, o “desinteresse” do estado por esta obra cinematográfica não impediria que o filme fosse exibido. O Circuito Sala de Arte, por exemplo, que se beneficia da concessão de equipamentos públicos para estabelecer sua rede de cinemas, não se interessou em exibir o filme comercialmente.

Me enoja profundamente a relação de troca de favores espontânea que se estabelece entre o estado e a iniciativa privada neste país. Trata-se de uma espécie de pacto social previamente estabelecido, que garante benefícios a ambos os lados em detrimento da sociedade e do avanço da democracia. Até quando vamos tolerar isso?

Diante dessa situação, faço campanha para que todos nós enviemos mensagens aos cinemas desta cidade dizendo: eu quero ter o direito de assistir a este filme, pagando por ele, para garantir que iniciativas como essas proposperem e ajudem a consolidar uma verdadeira democracia neste país.

Circuito Sala de Arte: saladearte@uol.com.br

Cine Glauber (Itaú Cinemas): clique aqui e envie sua mensagem na guia “fale conosco”.

Sala Walter da Silveira: dimas@funceb.ba.gov.br / 71 3116-8100

Multiplex Iguatemi e Aeroclube (UCI Cinemas): clique aqui e envie sua mensagem na guia “fale conosco”.

Cinemark Salvador Shopping: clique aqui e envie sua mensagem na guia “fale conosco”.

Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. RECEBI A SEGUINTE RESPOSTA:
    Prezado Cliente,

    Informamos que a rede UCI Cinemas não exibirá o filme Menino Joel, pois não recebemos de distribuidora alguma essa proposta.

    Obrigado por nos escrever.

    Atenciosamente,

    UCI Cinemas

    ResponderExcluir