TVE Bahia na festa de Iemanjá a partir das 9h do dia 02

A homenagem à Rainha do Mar realizada todo 02 de fevereiro, no Rio Vermelho, em Salvador, será acompanhada pela TVE Bahia no próximo sábado. Uma programação dedicada à festa trará matérias especiais sobre as comemorações à Iemanjá e flashes, a partir de 9h, com o apresentador Igor Baraúna, que acompanhará a movimentação de perto e levará, também, notícias para o TVE Revista – Grito de Carnaval, que vai ao ar a partir de 11h15. Às 16h, as repórteres Laís Cavalcanti e Lícia Fontenele completarão a equipe do ao vivo para uma transmissão direta, até a hora da saída de entrega dos presentes à homenageada. Os jornalistas contarão com a presença de convidados comentando sobre o festejo. A TVE Bahia pode ser acompanhada também on-line através do portal www.irdeb.ba.gov.br.

A FESTA DE IEMANJÁ

Na beira da Praia de Santana, no bairro do Rio Vermelho, os festejos do 02 de Fevereiro chegam antes mesmo de o sol nascer, desde 1923, quando um grupo de pescadores resolveu dar presentes à Iemanjá em troca de boa pescaria, seguindo sua crença. A figura mítica dos iorubanos chegou ao Brasil junto com os povos da África e ganhou, aqui, iconografia de sereia. A mitologia africana trazida diz que Iemanjá é senhora da água doce na Nigéria, de onde vem sua saudação: “Odoiá", que quer dizer mãe do rio. Mas, por aqui, ela é mesmo conhecida como Rainha do Mar.
-- 
ASCOM - Assessoria de Comunicação
IRDEB / TVE Bahia / 107.5 Educadora FM
Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.