Hoje Dia Nacional das Baianas de Acarajé

 Hoje Dia Nacional das Baianas de Acarajé
Claudia  segue a tradição da família quituteira 
Hoje é dia de homenagear  as baianas de acarajé. No Rio Vermelho elas estão em todos os cantos, algumas famosas,outras nem tanto, mas todas alegrando turistas e baianos com seus tabuleiros repletos de delicias. Justiça seja feita, a fama das baianas de acarajé no bairro começou com  a família de Dinha, já falecida, mas precisamente com a avó Ubaldina de Assis, de acordo com o escritor Ubaldo Porto, ela colocou o tabuleiro no largo de Santana em 1944, (confira a história completa no site da Acirv). 

O tabuleiro herdado por Claudia, filha de Dinha continua fazendo o mesmo sucesso atraindo  um grande público todos os dias da semana para o Rio Vermelho.

Mas as baianas de acarajé esse ano não tem muito o que comemorar, estão numa quada de braço com a prefeitura, devido à proibição da Justiça de atuarem nas praias de Salvador .Em sinal de protesto está marcado ato um abraço  silêncio na sede da prefeitura Municipal de Salvador, o ato está  marcado para depois da missa em ação de graças pela data, a ser realizada às 9 horas, na Igreja Rosário dos Pretos, na Ladeira do Pelourinho, quando as baianas sairão da paróquia em cortejo até a Praça Municipal.

Considerada um símbolo histórico do estado, a baiana de acarajé teve seu trabalho reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2005. Em 2009, foi inaugurado o Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador. 
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.