Ciclo de festas populares prossegue com homenagem a Santa Luzia

Ciclo de festas populares prossegue com homenagem a Santa LuziaO ciclo de Festas Populares em Salvador, segue nesta sexta-feira 13, com os devotos celebrando o Dia de Santa Luzia considerada "protetora dos olhos". Os festejos tiveram inicio com alvorada às 5 horas e missas às 6 e 8 horas. A missa solene foi celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 10 horas. Em seguida, os fiéis sairam em procissão entre a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia até a Basílica do Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. No período da tarde as homenagens continuam e no largo em frente à Igreja acontece o lado profano da festa.

Sincretismo - No sincretismo religioso, Santa Luzia é Oxum Opará, qualidade que une o caráter de Oxum e de Iansã, unindo, assim, os aspectos de uma mulher vaidosa, contudo guerreira. Como a tradição das religiões de origem afro sempre foi transmitida oralmente, também é comum encontrar referências a Oxum Apará, que é a mesma divindade.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.