Manifesto ao herói da luta contra o apartheid

CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras

Há 95 anos a humanidade era premiada por Henry Mgadla Mandela e sua esposa Nosekini Fanny, com o nascimento em Qunu na Região de Transkei do seu filho o maravilhoso e revolucionário ser da etnia Xhosa Nelson Rodihlahla Mandela (Madiba). A partir de 2010, a data foi definida como “Día Internacional Nelson Mandela”.

A partir de 1911, uma série de leis consolidara o domínio dos africâners (descendentes de holandeses e ingleses) sobre a maioria negra. essa política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a ascensão ao poder do partido nacional, que se manteve como força política dominante por mais de 40 anos. No distrito negro de Transvaal, a polícia abriu fogo contra uma multidão de manifestantes: 69 mortos e 180 feridos, ficou conhecido como o Massacre de Sharpeville.

O Encarcerado 46664

Preso junto com Walter Sisulu em 5 / agosto / 1962 foi condenado a 5 anos, julgado em 11 / junho / 1964 é novamente condenado desta feita juntamente com outros sete correligionários à prisão perpétua.

Encarcerado até 1982 ocupou a cela com número 466/64, que tem as dimensões reduzidas de 2,5 por 2,1 metros, e uma pequena janela de 30 cm em Robben Island, depois transferido para outras prisões na Cidade do Cabo.

Condenado em 11/junho / 1964 e libertado em 11/ fevereiro de 1990, disse : "estou feliz em poder voltar a soweto, e ao mesmo tempo profundamente triste. o que me entristece é ver que vocês continuam sofrendo sob o sistema desumano do apartheid.", suas primeiras palavras em liberdade foram abafadas pelas vozes de seus correligionários, que cantavam em clima de festa o hino “Nkosi Sikelel' Iafrika” “Deus Salve a África”. Eles já pressentiam que o apartheid estava com os dias contados. Fato este que se consolidou com a eleição de “Madiba” como presidente da África do Sul para o período 27 / abril / 1994 a 16 / junho / 1999.

Nelson Mandela parte para a dimensão superior da eternidade ancestral em 05 / dezembro / 2013 na mesma data que em 1956 foi preso em sua residência, acusado juntamente com outros 155 ativistas do CNA, acusados de alta traição à nação e o mesmo foi condenado á morte por liderar aqueles que defendiam a “Carta da Liberdade”.

A CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras, consciente do seu papel político e considerando a trajetória de luta revolucionaria de uma das personalidades mais importante da luta por justiça social no mundo, Nelson Rolihlahla Mandela, o ativista de maior destaque do século xx, o qual dedicou sua vida a luta pela derrubada do apartheid, regime assassino e racista da África do Sul, que o encarcerou por quase 3 décadas, em especial neste momento, onde a emoção e toma conta de toda a população mundial, devido a passagem para a ancestralidade espiritual deste singular homem de elevada qualidade político – social, se curva em reverência ao legado de determinação e construção do nosso irmão Madiba.

VIVA NELSON MANDELA ETERNAMENTE EM NOSSAS MENTES E CORAÇÕES !!!
A LUTA CONTINUA !!!
SALVADOR , 05 / DEZEMBRO / 2013

EXECUTIVA NACIONAL CONEN – COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS
CONTATOS: GRNLEAL@GMAIL.COM /GRNLEAL@GMAIL.COM / 71-9982911
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.