Calendário das próximas festas populares até o carnaval

06 de Janeiro – Festa de Reis
Local: Largo da Lapinha


A festa que simboliza a visita dos reis magos ao Menino Jesus, movimenta o bairro da Lapinha durante três dias do mês de Janeiro. Ternos, ranchos e pastores, vestindo roupas com tecidos brilhantes e coloridos seguem até a Igreja da Lapinha, onde fica montado um presépio. Além de assistir às apresentações, os visitantes podem aproveitar as comidas e bebidas típicas servidas nas barracas montadas no largo. Para os católicos o Dia de Reis é o momento de guardar os presépios montados no Natal.

16 de Janeiro – Lavagem do Bonfim
Local: do Comércio ao Bonfim

Quem tem fé vai a pé, e em nenhuma outra data isso é tão claro. Charangas, charretes e grupos culturais compõem esta que é a segunda maior festa popular da Bahia, atrás apenas do Carnaval. Na segunda quarta-feira do mês de Janeiro, baianos e turistas não abrem mão de vestir roupa branca, andar 8km atrás do acelerado cortejo das baianas, subir a colina sagrada e, por fim, se banhar com água benta nas escadarias da Basílica. Os católicos consideram esta uma manifestação profana.

20 de Janeiro – Segunda-feira Gorda da Ribeira
Local: Ribeira

É realizada na segunda-feira seguinte à Lavagem do Bonfim. Promovida pelos comerciantes que trabalharam na homenagem ao santo mais popular do estado, a festa acontece nas barracas montadas no Largo da Ribeira, onde são servidas bebidas e comidas ao som de muito pagode e arrocha.

26 a 29 de Janeiro - Festa de São Lázaro
Local: Federação

Quem for à igreja de São Lázaro, na Federação, durante os dias de homenagem ao santo, vai encontrar banho de pipoca nas escadarias e missas durante todo o dia, numa clara demonstração de sincretismo religioso, já que os seguidores do candomblé festejam no mesmo dia Omolú, o orixá protetor das doenças de pele. Uma procissão com pessoas vestidas de branco pelas ruas da Federação é um dos pontos altos da celebração.

Calendário das próximas festas populares até o carnaval

02 de Fevereiro – Festa de Iemanjá
Local: Rio Vermelho

Este é o dia do povo de santo render homenagens à Rainha do Mar seja nas areias da praia, seja nas ruas e bares do Rio Vermelho. Nesta que é a maior manifestação religiosa pública do candomblé, tem também baianos e turistas de todas as religiões agradando Iemanjá, com flores jogadas ao mar e balaios de presentes. No final da tarde o grande presente é jogado ao mar por pescadores seguidos por um cortejo de dezenas de embarcações. Mas a festa não para por aí. Os visitantes varam a noite em festas localizadas em todos os cantos do boêmio bairro do Rio Vermelho.

20 de Fevereiro – Lavagem de Itapuã
Local: Itapuã

Logo no início da manhã acontece um cortejo religioso pelas ruas do bairro com destino à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, quando baianas levam as escadarias do templo. A festa foi idealizada por antiga moradora do bairro, Dona Niçú e é mantida até hoje pelos seus filhos, que oferecem um café da manhã para os moradores do bairro. À tarde é a vez da farra dos blocos de chão e arrastões de moradores do bairro, além do tradicional desfile do Malê deBalê. Em 2009 ficou proibida a participação de trios elétricos na lavagem.

27 de Fevereiro a 4 de Março – Carnaval
Local: Campo Grande/Castro Alves (Circuito Osmar), Barra/Ondina (Circuito Dodô) e Centro Histórico (Circuito Batatinha)


(Informa o Correio 24h)

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.