Palhaços do Rio Vermelho sucesso também na avenida

Palhaços do Rio Vermelho sucesso também na  avenida
Por Susana Hamilton
Os Palhaços do Rio Vermelho desfilaram no circuito Osmar, no projeto Furdunço, na tarde da sexta-feira (28). O movimento cultural de moradores do bairro boêmio da cidade deu um show  em sua estreia na avenida.
Ao ritmo frenético do grupo Zambiapunga de Taperoá  e ao som da fanfarra Marmelada,  o grupo arrastou palhaços de todas as idades e procedências, num tributo à diversidade característica  da maior festa de rua do planeta.  Os palhaços também trouxeram para a avenida maquiadores itinerantes, que caracterizavam  de palhaços  os foliões pipocas.
Um dos emblemas da resistência ao Carnaval monotemático dos abadás em Salvador, os  Palhaços do Rio Vermelho são a pura expressão  do resgate cultural da folia momesca que a Prefeitura de Salvador faz este ano,  com o projeto Furdunço.
Foi com este objetivo que,  em 1986, alguns amigos moradores do Rio Vermelho se fantasiaram de palhaços e saíram num irreverente cortejo pela avenida, destacando-se em meio ao mar de abadás.  O movimento foi ganhando força e, em 2011, fez o seu primeiro grande desfile de pré-Carnaval pelas ruas do Rio Vermelho, inaugurando uma tradição que se repetiria com sucesso nos anos seguintes.
Palhaços do Rio Vermelho sucesso também na  avenida
Hoje,  o Movimento Cultural Palhaços do Rio Vermelho desenvolve ações de cidadania cultural durante todo o ano,  em parceria com escolas e movimentos da sociedade civil organizada que atuam no Rio Vermelho.  “A nossa proposta é fortalecer a cidadania através  da valorização de múltiplas identidades culturais que pipocam em Salvador.  O Furdunço vem ao encontro desse nosso desejo.  O projeto é uma louvável iniciativa da Prefeitura de Salvador e merece o nosso  aplauso”, diz Lúcia Menezes,  membro do grupo.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.