Observatório de Violação dos Direitos de Crianças e Adolescentes registra 489 atendimentos desde o início da Copa

Observatório de Violação dos Direitos de Crianças e Adolescentes registra 489 atendimentos desde o início da Copa Os últimos dados levantados pelo Observatório de Violações de Direitos de Crianças e Adolescentes (OVDCA) dão conta de um total de 489 atendimentos em Salvador, desde o início da Copa do Mundo, na capital baiana. Segundo Sandla Barros, coordenadora do observatório - ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) no Observatório de Violência e Acidentes no Estado da Bahia, que tem como função captar, registrar, sistematizar e analisar os casos de violações nos grandes eventos – entre as maiores ocorrências está o trabalho infantil, totalizando 173 atendimentos (35%), seguido de ato Infracional 106 (22%) e de violência física 76 (16%).

De acordo com o relatório, 
195 (40%) atendimentos foram feitos pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), 
86 (24%) pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCCA),  
57 (12%) pela Delegacia de Atendimento ao Adolescente Infrator (DAI),  
51 (10%) do Conselho Tutelar (Castelo Branco, Boca do Rio e Roma),  
35 (7%) pelo Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR),  
27 (6%) pela FUNDAC,  
24 (5%) pelo Ministério Público do Estado (MPE),  
4 (1%) pela 1ª Vara da Infância e Juventude,  
4 (1%) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  
4 (1%) do Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e  
2 do Plantão Integrado.

“Entre os atendimentos feitos pelo Pelo Plantão Integrado, temos dois casos emblemáticos, um de tráfico de bebê, que foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal, e o desaparecimento de uma adolescente com transtornos mentais, que ajudamos a encontrar” conta Sandla.

Os dados revelam, ainda, que a maioria das ocorrências se deu com adolescentes, do sexo masculino e de cor declarada negra ou parda. (Ascom/Sedes/Bahia)
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.