Isso é vandalismo!

As manifestações de vandalismo continuam se repetindo no Rio Vermelho. A placa alusiva à inauguração da escultura feita por Tati Moreno, em homenagem ao escritor Jorge Amado, no Largo de Santana ficou nessas condições após as comemorações dos partidários da candidata eleita à presidência da República, no último domingo. Isso é uma absurdo usam a praça para fazer festa e ainda esculhambam com tudo. Uma falta de educação e de cidadania sem limites! Quando a escultura foi inaugurada a AMARV chegou a anunciar que seria instalada uma Câmera na antiga igrejinha para ajudar na vigilância do monumento, mas pelo visto ficou apenas na intenção.

Isso é vandalismo!

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.



  1. Considerando que o Rio Vermelho já não é mais apenas o bairro dos artistas , que ganhou outros títulos como o bairro dos boêmios e , agora , de reduto de um partido político e que todas as comemorações acontecem no Largo de Santana , onde uma onda humana procedente de todos os cantos da cidade expande as suas alegrias com latas de cerveja nas mãos , e outras bebidas alcóolicas , a localização do monumento a Jorge e Zélia Amado se tornou ainda mais inadequada. Não adianta .

    O largo de Santana ganhou fama e é um dos locais oficiais para as comemorações até de um bom resultado de uma partida de futebol. De um jeito ou de outro, sempre há movimento naquele larguinho.


    Este fato, reforça, e como , o meu ponto de vista de que a homnagem em bronze deve ser deslocada .

    Há lugar em Santana, mais apropriado , que oferece mais segurança à obra e à homenagem. Na entrada do estacionamento ao lado do casarão e em frente à banca de jornal, há um espaço que parece ter sido feito por encomenda e que está esperando a obra...

    A postagem de hoje desse blog mostrando como ficou a placa alusiva a inauguração da escultura feita por Tati Moreno , em homenagem ao escritor Jorge Amado, no Largo de Santana após as comemorações com o resultado da última eleição , reforça ainda mais a minha convicção de que a peça não pode ficar naquele local e que precisa ser preservada de qualquer maneira contra um eventual incidente e de depredação e vandalismo.

    A homenagem a Jorge e Zelia deve ser protegida e por isso mesmo ser locada em uma nova posição que não possa lhe proporcionar o menor perigo, além de torná-la muito mais visível para o público, como demonstrei anteriormente.



    Com os meus gradecimentos. Bartolo Sarnelli

    Sarnelli, 28.10.14.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Sarnelli e Carmella, bom dia.

    Até que seria uma boa ideia o deslocamento do monumento e com a revitalização prometida do bairro, poderia se estudar esta hipótese, pensando também em ampliar aquela calçada, visto que, pra mim o espaço é pequeno para parar e tirar fotos, a depender do número de pessoas e/ou tamanho do grupo, quando assim houver, para evitar acidentes ... Pelo que eu saiba, a manutenção e limpeza da Obra, ficou a cargo da AMARV, pelo menos foi o que soube assim que lá foi colocada. E não só de bebidas alcoólicas de vários tipos encontramos aí na praça, desde aqui o campinho de futebol até ela, encontramos pessoas consumindo todo tipo de droga, eu mesmo já presenciei, cheiradores e fumadores de crack, cocaína, detre outras.

    Bom dia a todos ...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, João e Carmela. O joão tem razão . A oportunidade é essa. O espaço é mesmo pequeno. Assunto para os arqruitetos resolverem. A nova locação deveria dar mais visibilidade ao monumento, proporcionar melhores condições para os turistas comporem fotografias mais expressivas ... Digo isso, porque, no Farol da Barra, corrigi um turista que esta fotografando a namorada tendo como complemento de fundo , apenas o mar e a linha do horizonte. Não haveria, na foto, nada que pudesse lembrar que ela tinha sido clicada no Farol da Barra...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de tecer duas colocações sobre o fato referido;
    1. A placa não foi depredada nas comemorações da eleição, há mais de hum mês que arrancaram as inscrições da referida placa, eu mesmo fotografei no dia subsequente que ocorreu.
    2. sobre a referida câmera, ela esta instalada no poste bem em frente da estátua, onde a mesma é monitorada 24 hs. pela 12ª CIPM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Branco, pode ter sido até que as inscrições foram arrancadas antes, mas na euforia das comemorações a placa foi toda adesivos com a cara da presidenta eleita o que não deixa de ser um ato de vandalismo por se tratar de um bem público e se tem câmera monitorando 24h, pior ainda, porque não está adiantando de nada, os vândalos continuam fazendo a festa sem serem incomodados.

      Excluir
  5. Branco, não disse ,taxativamente , que a placa foi arrancada ( não foi arrancada - foi vandalizada ) no período das comemorações, específicamente, daquela. Na vitória do sucessor do Wagner . onde o pessoal se reuniu ? Quando o Bahia ganha, para onde vão os torcedores ? O que eu pretendo fazer é as pessoas entenderem que a localização da homenagem deveria ter sido mais bem pensada. Era previsível. Não há critica endereçada a ninguém , mas agora está-se vendo o óbvio . Eu acho, é a minha opinião, que o local, tendo se transformado quase que oficial para qualquer comemoração, ficou inadequado. Já era ruím ,, piorou agora. Podemos dar uma maior exposição ao trabalho e à homenagem. Com certeza haverá outras comemorações. Onde ? No largo de Santana . O nosso desejo é preservar aquele patrimonio artístico cultural, antes que aconteça alguma coisa e tirar maior proveito em beneficio do bairro. Por exemplo, criar algo novo, uma vez que o largo já está consolidado ! A oportunidade será essa, com a requalicação da orla.

    ResponderExcluir