Bairro-Escola Rio Vermelho inspira novas parcerias com secretaria e universidade, e apresenta resultados

Evento dia 3 de setembro celebra três anos da iniciativa, reunindo poder público, comunidade, sociedade civil, empresas, Instituto e universidade.

Bairro-Escola Rio Vermelho inspira novas parcerias com secretaria e universidade, e apresenta resultados

A articulação comunitária Bairro-Escola Rio Vermelho tem contribuído para a melhoria da educação de mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens, desde 2012, quando foi criada para apoiar o desenvolvimento integral de meninos e meninas por meio da educação integral inovadora. Os resultados estão inspirando novas parcerias e serão apresentados no dia 3 de setembro, das 9h às 10h30, no Ciranda Café (Rua Fonte do Boi, 131 – Rio Vermelho).

A experiência inovadora no território do Rio Vermelho já servirá de referência para o bairro da Federação. A Universidade Federal da Bahia (UFBA), a ONG CIPÓ Comunicação Interativa e o Instituto Inspirare assinam, no dia 3, um protocolo de intenções de cooperação técnica que visa criar as bases para implementação do “Programa Bairro-Universidade Federação”.

Durante o evento também será assinado um termo de parceria com a Secretaria de Estado de Educação da Bahia, com o objetivo de fortalecer a política de educação integral no Estado. A Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED) apresentará ainda os programas de educação com foco na articulação entre escola e comunidade.

Bairro-Escola Rio Vermelho inspira novas parcerias com secretaria e universidade, e apresenta resultados

A comunidade do Rio Vermelho estará representada por escolas e membros da comissão gestora, que contarão como vem desenvolvendo o projeto atualmente e os resultados dos três anos de atuação no bairro.

Ao final, como convite a novos parceiros e mobilização da comunidade, será lançada oficialmente a campanha do Bairro-Escola Rio Vermelho, protagonizada por pessoas do bairro, desenvolvida gratuitamente pela Ideia 3 e apoiada pela MidiaBus e Central do Outdoor.

Resultados

Bairro-Escola Rio Vermelho inspira novas parcerias com secretaria e universidade, e apresenta resultados

Ana Beatriz Rastelli, Bia, é moradora do Morro da Sereia e há 3 anos estudava na Escola Municipal Ana Nery. Passou por uma formação de comunicação e mobilização promovida pelo Bairro-Escola Rio Vermelho e desenvolveu muitos potenciais: foi ao Teatro Castro Alves que nunca havia ido, foi à restaurantes e entendeu como tudo funcionava por dentro, aprendeu a escrever textos jornalísticos e passou a ter mais autoconfiança. Ela mesma conta que "era muito vergonhosa", mas este ano ela é líder de classe no Colégio Euricles de Matos e estampa uma campanha de comunicação.

O Bairro-Escola Rio Vermelho, em 3 anos, já contribuiu para a melhoria da educação de mais de duas mil crianças, adolescentes e jovens. E quer mais! Para isso, envolve moradores, professores, estudantes e gestores de oito escolas públicas, inciativas sociais, artistas, empresários, poder público e comunicadores para criar novas oportunidades educativas que promovam o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e jovens.

Ocupação de espaços públicos para torná-los espaços educativos; M​erenda com o Chef melhorando a refeição das escolas; Formação de Professores voltada para Educação Integral; Formação de jovens líderes para que sejam protagonistas de seu aprendizado; Aulas diferentes em praças, museus, bibliotecas, com tecnologia e personalização são exemplos de como o Bairro-Escola acredita que é fazer educação integral neste século.

SERVIÇO
O QUE: Bairro-Escola Rio Vermelho: resultados e próximos passos.
QUANDO: 3 de setembro, das 9h às 10h30.
ONDE: Ciranda Caf̩ (Rua Fonte do Boi, 131 РRio Vermelho)

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.