Repórter fotográfico Anízio Carvalho homenageado com título de Cidadão de Salvador

Repórter fotográfico Anízio Carvalho homenageado com título de Cidadão de Salvador

O repórter fotográfico Anízio Carvalho foi homenageado na manhã desta sexta-feira (18), em uma sessão especial na Câmara Municipal, presidida e requerida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Na oportunidade, ele recebeu o Título de Cidadão de Salvador, que já havia sido concedido pelo deputado estadual Alan Sanches, então vereador, mas que foi entregue agora porque na época o fotojornalista estava doente. A outorga da honraria foi feita pela vereadora juntamente com a esposa de Anízio, Terezinha Carvalho.

A vereadora Aladilce contou que a homenagem foi sugerida por jornalistas, ex-colegas de Anízio, que destacaram sua contribuição para o fotojornalismo baiano, a importância do seu acervo e ensinamentos que deixou para a categoria. “Ao iniciar a divulgação dessa sessão, recebemos diversas manifestações dizendo o quanto ela era justa e oportuna, confirmando a importância deste profissional para a categoria como colega e pessoa”, afirmou a vereadora.

Filha de um fotógrafo, Aladilce levou para o Plenário Cosme de Farias a máquina em que seu pai a ensinou a fotografar e explicou como a história de Anízio a emocionava por lembrá-la da sua própria trajetória. A vereadora homenageou ainda todos os repórteres fotográficos de Salvador, com menção especial aos servidores da Secom, Reginaldo Ipê, Valdemiro Lopes e Antônio Queirós.

Repórter fotográfico Anízio Carvalho homenageado com título de Cidadão de Salvador

Anízio possui um acervo com mais de seis mil negativos com fotos importantes do período militar, de campanhas políticas e de fatos históricos da Bahia. “Agora que tomamos conhecimento da importância deste acervo, vamos nos esforçar para dar um destino e preservar esse material”, defendeu Aladilce.


História visual

Anízio Circuncizão de Carvalho nasceu em Conceição de Feira e tem 85 anos. Ele iniciou a carreira no Jornal da Bahia, em 1957. Sua trajetória foi marcada por fotos emblemáticas, como o “Joelho Imperial”, quando durante a visita da rainha Elisabeth, em 1960, conseguiu flagrar as pernas da rainha da Inglaterra ao entrar no carro. Já a fotografia que não fez foi a que mais o marcou. Ele conta que presenciou a morte de Lamarca, em Brotas de Macaúbas, em 1971, mas foi impedido de fotografar o fuzilamento do guerrilheiro pelos soldados do Exército.

Repórter fotográfico Anízio Carvalho homenageado com título de Cidadão de Salvador

Esta homenagem veio selar a minha história, marcada pela vontade de vencer. Eu me sinto orgulhoso e isso também envaidece a minha família. Saí de Conceição de Feira aos 14 anos e hoje estar sendo homenageado nesta Casa, para mim, significa que eu venci,

enfatizou.

Meu pai é feito dos personagens que ele fotografou durante a vida. Do simples mendigo ao general, da rainha Elizabeth à Mulher de Roxo,

destacou o filho de Anízio, Juarez Carvalho.

Anízio é um ícone do fotojornalismo. Com mais de 60 anos de atividades ele teve a oportunidade de testemunhar fatos que entraram para a história e foram registrados por suas lentes. Ele foi um dos poucos que teve a sabedoria de guardar os negativos que são verdadeiras relíquias para a memória do estado,

disse o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro.

Um texto, por mais bem escrito que seja, jamais será realista se não estiver associado a uma imagem. Anízio teve uma carreira brilhante, mas nunca conheci uma pessoa com a humildade dele,

reconheceu a jornalista Jaciara Santos, que falou em nome dos amigos.

A mesa de trabalho também foi composta pelo presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Brasil (Arfoc), Luiz Hermano; pela presidente do Sindicato de Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Marjorie Moura; pelo presidente da Arfoc-Bahia, Roque Leônidas; e pelo jornalista e ex-deputado federal, Emiliano José. ( Texto Ascom Câmara)

Repórter fotográfico Anízio Carvalho homenageado com título de Cidadão de Salvador

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.