Reunião define ações para a Festa de Iemanjá

Reunião define ações para a Festa de Iemanjá
Pela primeira vez representantes de órgãos da prefeitura, Comando da 12ª CIPM, Titular da 7ª Delegacia, as entidades do bairro Amarv e Colonia de Pesca Z1, se reuniram no Rio Vermelho para tratar de forma articulada da organização da Festa de Iemanjá. A reunião foi convocada  pelo subprefeito Raimundo Castro atendendo à solicitação das entidades e realizada no Salão Paroquial da Igreja de Sant`Anna.

Durante o encontro foram tratadas questões relacionadas à infraestrutura da festa, como a armação do caramanchão para receber os presentes, localização de ambulantes e barracas, limpeza, segurança, iluminação, transito, entre outros. Mais uma vez foi solicitado pela Amarv e Colônia Z1, a publicação de decreto impedindo o acesso de trios e mine-trios no bairro durante a realização da festa. 

De acordo com o presidente da Colônia Z1, uma próxima reunião será com Capitania dos Portos para assegurar a fiscalização dos barcos que levam os devotos de Iemanjá durante todo o dia até o alto mar para depositar oferendas. Para fazer esse transporte os barcos devem ter coletes salva-vidas em número igual aos ocupantes das embarcações.
Reunião define ações para a Festa de Iemanjá
Trabalhadores agilizam os obras no entorno da Casa de Iemanjá

Com as obras de requalificação concluídas haverá uma fiscalização mais rigorosa na montagem da infraestrutura. Nenhum equipamento poderá ser instalado perfurando os passeios, até mesmo a estrutura do caramanchão que é montada ao lado da Igreja  será modificada para evitar danos ao novo calçamento. Nesse período que antecede à festa serão executadas  poda de árvores, operação tapa buraco nas ruas internas do bairro, pintura de meio-fio, sinalização e iluminação. A previsão é de que no dia 29, data da inauguração de alguns trechos das obras, além da Casa de Iemanjá e das duas igrejas, todos os demais monumentos do bairro estejam com iluminação cênica.

Com relação à campanha de conscientização para que os devotos levem oferendas biodegradáveis, evitando a poluição ainda maior do mar, nada foi definido. Entretanto, segundo o presidente da Colônia Z1, no dia três  será realizada uma ação com mergulhadores para retirar os objetos do fundo do mar, inclusive, haverá uma premiação para os que conseguirem recolher mais lixo.

Participaram da reunião o subprefeito Raimundo Castro, Lauro Matta, presidente da Amarv, Branco, presidente da Colônia Z1, João Resch Leal, da Secretaria Cidade Sustentável ( SECIS), Luciano Sandes, Secretaria de Manutenção da Cidade( Seman), Jaldo Dantas, Limpub, Luiz Humberto, SEMOP, Osias Mendes, SEMOP( iluminação), João Paulo, Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção a Violência. (Susprev) , Capitão Júlio da 12ª CIPM , Major André Ricardo, Comandante da 12ª CIPM, Jussara Souza, delegada titular da 7ª Delegacia.

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.