​Encontro Internacional de Artes comemora 10 anos com 24h de programação em Salvador

​Encontro Internacional de Artes comemora 10 anos com 24h de programação em Salvador

Com 24 horas de programação ininterrupta, das 20 horas de sexta-feira (19) até as 20 de sábado (20), na Praça Castro Alves, no Espaço Cultural da Barroquinha, no Teatro Gregório de Mattos e no Espaço Itaú Cinema Glauber, o Dimenti Produções Culturais comemora os 10 anos do Encontro Internacional de Artes (IC), com o tema "Quanto dura sua Chama" 

A programação, que inclui obras locais, nacionais e estrangeiras, será aberta com a instalação Standard Time, do alemão Mark Formanek. A partir das 20h desta sexta-feira (19), um time de performers divididos em turnos construirá em tempo real um relógio “digital”, marcando o tempo de minuto a minuto e dialogando com a pergunta-base que moveu a curadoria neste ano. O processo seguirá por 24 horas, durante toda a virada cultural. Na capital baiana, Standard Time será executado pela Tanto – criações compartilhadas. Outra produção estrangeira é a espanhola El Agitador Vórtex, de Cris Blanco, um filme surreal feito ao vivo.

Neste ano, e mais uma vez, o IC abriga um vasto horizonte de possibilidades e exercícios artísticos: desde a polêmica performance Macaquinhos (São Paulo), em que nove artistas exploram debates sobre o corpo através do ânus, até o espetáculo infantil Guia Improvável para Corpos Mutantes, de Airton Tomazzoni (Rio Grande do Sul), que incentiva as crianças a perceber o corpo como condição para se reinventar.

Além disso, outras partes do Brasil mostram um pouco da sua produção através da dança-instalação DNA de DAN, de Maikon K (Paraná), da vídeo-performance Hedonês, de Letícia Nabuco (Minas Gerais), e do solo de dança Homem Torto, de Eduardo Fukushima (São Paulo). A Bahia será representada pela performance-baile Valsa de Loulou, comemorando os 15 anos da drag Rainha Loulou, a intervenção urbana Lugar de GigAntes, de Alessandra Flores, e ainda a obra Há Violência no Silêncio?, da venezuelana radicada na Bahia Nirlyn Seijas.

Novidades IC10 - Pelo segundo ano, o IC experimenta uma conexão com a gastronomia. Dessa vez, A Feira da Cidade ocupará a Praça Castro Alves, transformando-se em ponto de encontro e refeitório para público, artistas e técnicos participantes do evento. As tendas estarão em pleno funcionamento das 20h desta sexta-feira até 4h do sábado (20); depois de uma pausa, as atividades d’A Feira voltam às 10h do sábado e permanecem até as 20h.

Outra novidade do encontro internacional de artes é a mostra Cine Combustão, que complementa a programação regular do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, entre as 23 horas e o meio-dia, para fazer 24 horas ininterruptas de cinema. Os filmes selecionados têm curadoria do cineasta Cláudio Marques. Os ingressos custarão R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).​-
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.