Centro Histórico e Parque da Cidade são palco de atividades de cultura e lazer

Programação apoiada pela Prefeitura conta com muita música, teatro e artes plásticas, dentre outras manifestações

O fim de semana está repleto de atrações culturais realizadas ou apoiadas pela Prefeitura em diversos pontos da cidade. A programação já começa nesta sexta-feira (16) e reúne música, artes plásticas, teatro e atividades de lazer para todas as idades. Dentre os destaques está o projeto “Viver o Mercado”, que inicia as atividades no Mercado Modelo através de ação promovida pela Secretaria Municipal de Ordem Públicas (Semop) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Nesta sexta, a partir das 18h, haverá um happy hour especial com a Banda Cozinha Baiana, dando abertura ao evento Pôr do sol no Mercado. O grupo apresenta um repertório autoral e composições de grandes nomes da música baiana como Dorival Caymmi, Assis Valente, Walmir Lima, Edil Pacheco, Pixinguinha, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, entre outros.

Quem for ao Mercado no sábado (17) poderá participar de uma visita guiada promovida por baianas caracterizadas com os tradicionais trajes da cultura africana e ainda presenciar apresentações dos grupos de capoeira local. A programação, intitulada de Segredos do Mercado, começa às 10h. No domingo (18), de 10h30 a 11h30, ocorrerá encontro de percussionistas e músicos referenciais da percussão baiana.

Coaty - Em parceria com o Projeto Ativa, a FGM reativa o Coaty, equipamento cultural do município desenhado pela arquiteta Lina Bo Bardi e que fica localizado na Ladeira da Misericórdia. O espaço recebe nesta sexta (16), às 17h, uma atividade de entretenimento, cultura e arte envolvendo música, teatro, artes visuais, poesia, gastronomia, sarau e jogos sob o comando de Daniel Cruz com participação especial do Clicheria e Coletivo Di Tambor.

No sábado (17), às 18h, haverá a abertura de uma exposição de arte especificamente voltada para o Coaty. No domingo (18), o espaço será embalado ao som de Washington Drummond e o Colégio dos Órfãos.

Pelourinho Dia e Noite - A programação cultural do Pelourinho Dia e Noite traz o já tradicional encontro de coletivos poéticos Poesia em Trânsito e Pé de Poesia nesta sexta (16), às 19h. No mesmo horário, desta vez no sábado (17), a Orquestra de Berimbaus toca no projeto Música nas Esquinas, promovendo um cortejo musical no Terreiro de Jesus e ruas do bairro. A partir de 11h do domingo (18), a Igreja Rosário dos Pretos abre as portas para mais uma edição do Concerto nas Igrejas, com o músico alagoano Marcio Dhiniz Trio, que apresentará o repertório do seu DVD Raiz Brasileira.

Ruas de Lazer - O projeto Ruas de Lazer, da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), animará moradores em três locais neste fim de semana. No sábado (17), das 8h às 12h, o evento acontecerá na Rua da Líbia Chapada, no Rio Vermelho. Já no domingo, no mesmo horário, estará na Rua Elmano Silveira, no IAPI.

A edição do projeto que acontece sempre aos domingos no Dique do Tororó terá uma programação especial pelo Setembro Amarelo, com atividades de prevenção contra o suicídio e valorização à vida, além das atividades tradicionais do projeto com cama elástica, futebol infantil, jogos de tabuleiro, oficina de artes, vôlei, basquete, totó, espaço baby, mini parque, castelinho inflável e aula de tai chi chuan, que será realizada das 10h às 11h. Uma apresentação de fantoches em comemoração ao Dia do Teatro anima o público das 11h às 12h.

Parque da Cidade - Uma programação para todos os públicos marca o Parque da Cidade, administrado pela Secretaria Cidade Sustentável (Secis) no Itaigara, neste domingo (18). Quem tiver interesse em adotar um animal de estimação, a União de Proteção Animal (UPA) de Salvador vai realizar, no Parquinho Infantil, uma feirinha de adoção de cães e gatos. O evento acontecerá das 9h às 13h. Para a adoção é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Também é pedida uma taxa de colaboração, que não é obrigatória, no valor de R$ 40.

A partir das 8h30, no final do Gramadão, treinadores, protetores, criadores e amantes dos cães da raça Pitbull se encontrarão para expor os seus animais e conversar sobre o preconceito que ainda existe em relação à raça. Na programação, veterinários e criadores vão falar também de nutrição, doenças e sobre o comportamento do Pitbull. Todos os cães estarão com coleira, focinheira e peitoral. O encontro é organizado pelo Club Pitbull Freestyle.

Das 10h às 13h, o palco do Anfiteatro Dorival Caymmi receberá 25 corais com aproximadamente 400 cantores para a realização do 1º Festival Internacional de Canto Coral - Cantate Brasil. O evento faz parte do calendário oficial da Organização Music & Friends, que há mais de 20 anos organiza festivais de corais em diferentes cidades da Europa. São esperadas cerca de 2.500 pessoas para assistir à atração.

Com o intuito de levar a cultura dos DJs para o público que não tem acesso às boates, o Coletivo DJs da Bahia vai promover o primeiro Pick-Nick com DJs em Salvador. O encontro, idealizado pelos DJs Oliver Dom Jack, Kario San, Charles Carvalho e SANTZ, será a inauguração de uma série de edições mensais que o coletivo realizará no parque. Além do piquenique, os participantes vão poder curtir e dançar ao som de músicas eletrônicas. O evento acontecerá a partir das 12h, no Gramadão.

Das 7h às 8h, na Alameda dos Ipês, o professor Frederico Santos realiza treinos funcionais através do projeto Ação, Saúde e Bem-Estar; e das 8h às 10h, Karun Naidu, indiano e terapeuta holístico, ministra aula de Tai Chi Chuan na Praça Confúcio. Já o Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático continua com a ação Setembro Lilás, das 8h às 12h, na Praça Confúcio. As atividades realizadas têm o objetivo de chamar a atenção para as doenças reumáticas e de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que possuem essas patologias. Na ocasião, professores da academia R1 Sport vão ministrar aulas de Tai Chi Chuan e Zumba no Gramadão. O evento é de idealização da Clínica Nuclear.

No estacionamento da ONG Parque Social, a partir das 9h, acontece o World Marrow Donor Day (WMDD) - Dia Mundial do Doador de Medula Óssea. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações educativas de conscientização sobre a importância de manter o cadastro de doadores de medula óssea atualizado no site do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O grupo Tom da Percussão e Projeto Oxente abrirão o evento e, até às 11h30, haverá entrega de material informativo, roda de conversas com profissionais da Fundação Hemoba, familiares de pacientes, ONGs e voluntários, além de orientações sobre como o cadastramento de medula óssea.

Centro Histórico e Parque da Cidade são palco de atividades de cultura e lazer
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.