Novembro Negro ao vivo na TVE Bahia

A TVE Bahia e o Portal do IRDEB – www.tve.ba.gov.br – transmitem ao vivo, hoje, 08.11, a partir das 19h, o lançamento oficial da programação do Novembro Negro 2016, diretamente do Teatro Castro Alves (TCA). A cerimônia conta com a presença da titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - Sepromi, Fabya Reis, dirigentes governamentais das demais secretarias e órgãos do Governo do Estado e representantes de organizações e instituições da sociedade civil, como o Movimento Negro da Bahia.

Na abertura, o Bando de Teatro Olodum encena “Heróis dos Búzios”, apresentação em alusão à Revolta dos Búzios, cujos líderes negros foram enforcados e esquartejados em 08 de novembro de 1799, na Praça da Piedade. Após históricas reivindicações do Movimento Negro, com o reconhecimento do protagonismo dos revoltosos na luta contra o sistema opressor da época, seus nomes (Manuel Faustino, Lucas Dantas, João de Deus e Luís Gonzaga), foram inscritos no Livro de Aço dos Heróis Nacionais. Haverá também show dos blocos afros Ilê Aiyê, Os Negões, Okambi, Muzenza, Malê Debalê, Afoxé Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, da banda Araketu e do cantor Lazzo Matumbi, e a presença de personalidades que são referência da cultura negra e do movimento antirracista no país.

Durante todo o mês o Governo do Estado - através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - Sepromi e demais órgãos estatuais - realiza e apoia diversas atividades na capital e no interior, tendo como ponto alto o 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra, em memória ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. As ações integram a agenda da Década Internacional Afrodescendente na Bahia (2015-2024). A programação completa está disponível no site da Sepromi (www.sepromi.ba.gov.br).

Lançamento Oficial da Programação do Novembro Negro - terça-feira 08.11, a partir das 19h, na tela da TVE Bahia, canal HD 10.1, ou online no Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Novembro Negro ao vivo na TVE Bahia
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.