Estão querendo mesmo acabar com tudo! Vamos abraçar o Palácio Rio Branco

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Bahia (IAB-BA), convida os profissionais da área de patrimônio, artistas e a sociedade soteropolitana para um abraço ao Palácio Rio Branco, no próximo dia 18 de maio, sábado, às 10h. A ação é em defesa do edifício histórico, atualmente ameaçado em se tornar espaço de uso para um empreendimento privado.

O Palácio abriga importante acervo histórico e artístico, bem como o Memorial dos Governadores, sendo propriedade do Estado da Bahia. Representa o centro de comando, residência e despacho oficial dos primeiros governadores do Brasil e vice-reis, desde 1549, foi sede da República Baiana em 1837 durante a Sabinada. Somente em 1912, após o bombardeio do edifício, a residência oficial do governo do Estado foi mudada para o Palácio da Aclamação, mas o centro de decisão do Estado aí permaneceu até a década de 1970, quando a sede do Governo foi transferida para o recém-construído Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O Palácio Rio Branco faz parte do núcleo fundacional da cidade de Salvador, testemunhou grande parte da história política do Brasil e da Bahia, tendo resistido como edifício público por mais de quatrocentos anos. Não pode e não deve ser transformado em empreendimento privado sem finalidade cultural.

Estão querendo mesmo acabar com tudo! Vamos abraçar o Palácio Rio Branco
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.