Confira a programação cultural da Biblioteca do bairro e participe!


ARTES VISUAIS

Vitrine Cultural: História e Origens das Festas Juninas
03 à 29 de junho, de segunda à sexta das 8h às 17h e sábado das 8h 30 às 12h.

Vitrine Cultural – Terá como tema umas das mais ricas manifestações culturais brasileira, as festas juninas, exporemos um cenário típico da roça, representado por meio de objetos, casa de taipa, fotografias, livros e a história dos santos juninos.

Atividade gratuita
Curadoria: Maria José Leal
Projeto: Festejos Juninos






CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Fogo no Céu! Autora: Mary França e Eliardo França
04 de junho (terça-feira), 9h30h.

O fogo do balão no céu poderia causar uma tragédia na floresta, mas com muita esperteza os animais transformaram em uma grande festa junina.

Atividade gratuita
Duração 1h                                                                         
Convidados: Gerusa Alves, Juliana Silva e Valnívia Castilho (estudantes de Pedagogia da UFBA)
Local: Setor Infantil – Térreo
Projeto: Festejos Juninos


OFICINA
Oficina de Arte – Fogueira Junina
11 de junho (terça-feira), 09h.

A fogueira junina que simboliza o nascimento de João Batista, será confeccionada com materiais reciclados, repensando a forma como descartamos nossos resíduos.

Atividade gratuita
Duração : 1h    
Mediação: Maria José Leal e Odete Machado
Local: Setor Infantil – Térreo
Projeto: Festejos Juninos




CINE VÍDEO

Adeus Lênin! Direção: Wolfgang Becker
12 de junho (quarta-feira), 14h.

Com o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, teve início a Guerra Fria, confronto ideológico entre Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Durante mais de quatro décadas de Guerra Fria (1945 – 1989), o mundo viveu sob grande tensão em razão da possibilidade de um conflito armado entre as duas superpotências nucleares. 

Atividade gratuita
Duração: 2h1m
Classificação: Livre
Local: Espaço Caramuru
Público: CAPS Oswaldo Camargo
Projeto: Humanamente


They Shall Not Grow Old (Eles não Envelhecerão) Direção: Peter Jackson
19 de junho (quarta-feira), 14h.

Por mais que a Primeira Guerra Mundial tenha terminado há mais de 100 anos, ainda existem diversos materiais capturados por câmeras que jamais foram liberados ao público. Junto a uma equipe de pesquisadores e restauradores, o cineasta Peter Jackson reuniu vídeos e trechos extremamente impactantes e fez uma remontagem através da perspectiva cronológica dos detalhes mais sórdidos e intimistas da época.

Atividade gratuita
Duração: 1h40m
Classificação: Livre
Local: Espaço Caramuru
Público: CAPS Oswaldo Camargo
Projeto: Humanamente

ENTRETENIMENTO CULTURAL


Passatempo Cultural Jogos e Brincadeiras Educativas e Momentos Recreativos
01 a 29 de junho, (de segunda a sexta-feira), 9h às 16h e sábado das 8h 30 às 12h.


Entretenimento cultural, por meios das palavras cruzadas, caça-palavras e pinturas utilizando o acervo da unidade, com o tema: Festejos Juninos.
Atividade: gratuita
Duração: Livre
Mediação: Odete Machado
Local: Setor Infantil


EVENTOS


Homenagem a Betty Coelho
05 de junho (quarta-feira), 14h

A professora Lícia Beltrão fará uma oficina literária utilizando os livros infantis da escritora e contadora de histórias Betty Coelho. Na mesma tarde, teremos a contação de histórias narradas por Maria José Goodwin, encerrando o evento com a apresentação da Camerata da OSBA.

Atividade gratuita
Duração: 2h 30mn
Convidados: Lícia Beltrão, Maria José Goodwin e Camerata da OSBA
Classificação: livre
Local: Espaço Caramuru


Sarau Junino: Poesia, Música e Diversão.
14 de junho (sexta-feira), 14h.

Celebrando os Festejos Juninos, o sarau terá apresentações de contos, músicas, poesias dança e comidas típicas, com a participação especial dos nossos queridos idosos do CREASI. 

Atividade gratuita
Convidada: Ester Ferreira (Escritora e poetisa) e Priscila Leal (Cantora)
Classificação: Livre
Local: Sala de Pesquisa
Público: CREASI
Projeto: Festejos Juninos e Viver Melhor


SUGESTÕES DE LEITURA

Ciclo da Vida - Thales de Azevedo. A existência dos seres vivos é marcada por processos e fases de formação, nascimento, crescimento, reprodução e extinção. São etapas que sucedem em diferentes ritmos e, para o homem, também com ritos determinados. Nessa perspectiva, o autor analisa o ciclo de vida e seus ritos, as etapas de crescimento do homem e os rituais de morte. Comemoração aos 115 anos de Thales de Azevedo

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis. É após a morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis. Comemoração aos 180 anos de Machado de Assis

Pós-Guerra Uma História da Europa Desde 1945 – Tony Judt. Narrativa histórica em grande estilo, este é um profundo e envolvente relato sobre a Europa a partir da queda de Berlim, no final da Segunda Guerra Mundial. Abrangendo nações do leste e oeste, norte e sul, ele forma um magnífico panorama de sessenta anos, repleto de novas e brilhantes percepções. Queda do Muro de Berlim

Festas de Fé – Rosa Gauditano e Percival Tirapeli. Festa de Fé traça um original e consistente quadro representativo das principais tradições religiosas católicas e das festas sacro-profanas populares existentes no Brasil. Colaborando na difusão e fortalecimento dessas manifestações de fé. Festejos Juninos

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.