Moradores relatam aumento de casos de dengue no bairro


Muitos moradores  e comerciantes do Rio Vermelho estão  se queixando do aumento de mosquitos no bairro e, conseqüentemente, maior  incidência de casos de dengue. Os agentes de saúde sumiram e o carro da fumaça desapareceu do bairro. Casos de dengue foram registrados próximo à Bahia Malte. Há Informação também de que dois funcionários do Restaurante Casa de Tereza tiveram dengue recentemente, neste caso , há  suspeita de que  o foco de mosquitos está se formando  na parte dos  fundos do Hotel Bahia Park onde os  engradados ficam  expostos ao tempo acumulando água.

Basta uma caminhada com o olhar mais atento pelo bairro para verificar  que tem água acumulada em vários pontos : Nas bocas de lobo, nos barcos, nos casarões abandonados ( que são muitos) em várias ruas, ( na Paciência são tem quatro) , isso sem  fora nos  copos de plástico, latas  e embalagens  de pizza, descartados de forma irresponsável nos logradouros públicos, além das caixas coletoras onde os resíduos de lixo também acumulam água suja. Para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.

Na  terça-feira (22), a prefeitura anunciou que a Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando o telefone (71) 3202-1808, onde é feita a denúncia e solicitação de visitas por parte do Centro de Controle de Zoonoses.  A informação é de que o  serviço funcionará de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, sempre das 8h às 17h, agora é preciso ver se realmente  funciona. O 156 Salvador Atende, também pode ser utilizados para denunciar foco de mosquito, porém,  muita gente diz que liga e nada acontece! O importante é continuar insistindo.

É bom lembrar que o combate à proliferação do mosquito da dengue é uma ação de mão dupla, compete ao poder público  e  a  população que com medidas simples, mas colocadas como prática do dia a dia,  ajudam bastante nessa guerra contra os mosquitos.

Confira alguns cuidados que devem ser tomados dentro de casa:

Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. 



Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.