Sábado é dia D de vacina contra o sarampo em Salvador

A Prefeitura realiza neste sábado (10) o Dia D municipal da vacinação contra o sarampo. Além das ações que já são realizadas ao longo do ano, como a capacitação dos profissionais para a atualização vacinal, essa é mais uma das estratégias adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para proteger a população de uma doença de fácil contágio.

Mais de 80 postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h ofertando a imunização contra o sarampo, doença transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro, tosse e fala. A população com idade entre 12 meses e 49 anos que ainda não se protegeu deverá comparecer a uma dessas unidades munida do cartão de vacina e documento de identificação para atualização.

“É importante ressaltar que a imunização não será indiscriminada, ou seja, será avaliada a situação vacinal pessoa a pessoa. Quem já tomou a vacina não precisa ser revacinada porque já está protegida” pontuou a subcoordenadora de Imunização, Doiane Lemos.

Vale destacar ainda que a população não precisa esperar até o Dia D para garantir a proteção contra a doença, uma vez que a vacina está disponível na rede básica de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

A doença - O sarampo é uma doença infecciosa transmitida pela tosse e espirro fortemente contagioso que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.Os principais sinais e sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C; dor de cabeça; manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; e mal estar

Abaixo o perfil de quem deve se vacinar contra o sarampo:

- 12 meses a 4 anos: uma dose da tríplice viral e uma dose da tetra viral (com intervalo de 30 dias);

- 5 a 29 anos: duas doses da tríplice viral (com intervalo de 30 dias);

-30 a 49 anos: uma dose do tríplice viral;

- Profissionais de saúde de qualquer idade portando documento comprobatório (crachá, contracheque, carteira de trabalho): duas doses da tríplice viral, respeitando o intervalo de 30 dias após a primeira.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.