Este ano não vai ter Lero-Lero no Rio Vermelho

O Bloco Lero-Lero este ano completa 70 anos, deveria ser motivo de comemoração, mas  não vai desfilar pelas ruas do Rio Vermelho como fez durante décadas, tradicionalmente 15 dias antes do Carnaval, isso por falta de patrocínio. A decisão foi confirmada por Luciana Cruz, filha de Cacau do Pandeiro, um dos fundadores da agremiação e que nos últimos anos vinha se virando nos 30 para colocar o Bloco na rua. O Lero-Lero puxava o Banho à Fantasia, manifestação popular carnavalesca praticamente extinta na Bahia, sendo o da Vila Matos um dos poucos sobreviventes.

  Cacau do Pandeiro, às vésperas de completar 91 anos no próximo dia 11, está  com a saúde bastante debilitada, mas até o ano passado ainda desfilou e foi andando, alias,era  assim que  fazia questão de sair, debaixo do sol escaldante das 13 h, pisando firme no asfalto com a batuta na mão comandando a massa e se alegrando ao ver a sua gente feliz, cantando e dançando ao som da banda  que conduzia, nada de subir em carro do som ou trio elétrico, para desespero da filha preocupada com a idade avançada do pai, mas ele não estava nem ai, segui firme até o fim do desfile. A Orquestra  que conduzia foi responsável pela iniciação na música de dezenas de jovens do Alto de Ondina e da Vila Matos. Cacau do Pandeiro é um ícone da MPB e mestre de muitos percursionistas entre eles o Cacique Carlinhos Brown, e merece, em vida, todas as homenagens..

 Para entender um pouco mais  a história desse bloco e sua relação com o Banho à Fantasia é melhor deixar  que os próprios  protagonista contem. Por isso, em homenagem aos 70 anos do Lero-Lero estamos reproduzindo   o documentário feito em 2016  pelo Red River TV, especialmente para o Blog do Rio Vermelho.

Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.