Parte do antigo Bar do Embaixador desaba no Rio Vermelho

A  sexta-feira (22)  amanheceu com a noticia do desabamento de  parte de um casarão na esquina da entrada da Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho. Felizmente, não tinha ninguém passando no local no momento do desastra. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) interditou o local. A informação foi divulgada na imprensa como  mais um imóvel velho que não resistiu à chuva, mas, na verdade, esse casarão  tem história no Rio Vermelho.  Ele foi cenário  de um dos crimes mais rumorosos registrados na cidade na década de 70, quando funcionava no local o  Bar e Armazém do Pinho,  o assassinato do Embaixador do Haiti no Brasil,  Delorme Méhu. 

Segundo informações da época , o embaixador  costumava visitar Salvador com  muita assiduidade.  Ficava hospedado no Hotel Meridien  e tinha o hábito  de frequentar  o Bar onde comprava  cigarro e bebia  água de coco. No dia três de julho de 1977,  por volta das 10h30, quando  deixava o Armazém  foi atingido por tiros e morreu no local. O crime que teve ampla  repercussão , inclusive  na imprensa  internacional, ocupou  durante vários dias as páginas policias dos jornais . Depois desse fato, o dono do  Bar, em uma homenagem póstumas ao cliente ilustre, mudou o nome para  Bar do Embaixador e assim ficou funcionando até encerrar as atividades. Há alguns anos o imóvel está fechado a exemplo de tantos outros existentes no bairro. Sem manutenção acabou não suportando a grande quantidade de chuva que tem caído sobre a cidade nos últimos dias, mas a sua história permanece na memória de muitos moradores antigos do bairro e registrada nos jornais da época e no livro O Rio Vermelho, do escritor Ubaldo Porto ( já falécio) . 
Imagem reprodução da Tv Bahia 


Foto do livro Rio Vermelho (do escritor Ubaldo Porto )

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.