O cidadão sai domingo pela manhã para dar uma caminhada e quando retorna pela ladeira da Almirante Barroso, às 7h20, é surpreendido pela abordagem de dois meliantes. Passa por uma verdadeira revista até que os elementos encontram o que afanar. De posse do objeto roubado, correm no sentido Cardeal da Silva, mas desistem e rumam em direção à Curva da Paciência, percebem algum movimento, retornam, e passam novamente próximo à vitima que ainda atônita tenta raciocinar sobre o que fazer. Os elementos resolvem mesmo descer a ladeira.
O cidadão que foi assaltado (camisa branca) tenta segui-los, mas volta correndo. Uma mulher que saia de casa, também retornou, certamente, perceberam algum tipo de ameaça. Após alguns minutos a vítima retorna e decide descer a ladeira tentando alcançar os meliantes.
O que aconteceu na sequência, as câmeras não alcançaram. Uma coisa é certa, transitar por esse trecho é sempre muito perigoso, notadamente no início da manhã, ao meio dia e ao entardecer. São muitos os relatos de vítimas nessa ladeira, nesses horários. Os amigos do alheio ficam na espreita e agem rapidamente, trata-se de uma encruzilhada com várias opões de fuga o que facilita a ação da bandidagem, tanto faz a pé de carro ou moto.
Quando acontece uma situação dessa, geralmente a pessoa fica sem saber o que fazer, mas o recomendado é encontrar um celular e ligar imediatamente para a Central da 12ª CIPM, que inclusive tem um aplicativo que pode ser baixado em qualquer aparelho, já disponibilizado neste blog.