Livro mostra como temor do inferno ajudou na edificação das igrejas barrocas da Bahia

 “Basílicas e Capelinhas – um estudo sobre a história, arquitetura e arte das igrejas de Salvador” do jornalista Biaggio Talento, ex morador do Rio Vermelho  e da médica e pesquisadora da cultura e religiosidade populares Helenita Monte de Hollanda. A obra acaba de ser relançada revista e ampliada, agora em formato eBook pela Amazon. Sucesso de público e crítica, o livro está com as três edições em formato convencional de papel, esgotadas desde 2009 quando saiu a 3a edição. As anteriores são de 2006 e 2008. Tornou-se um livro raro por retratar, num único volume, a construção de 43 igrejas históricas da primeira capital do país.

A pesquisa revela histórias que contam como foram edificadas essas   igrejas.  Um comerciante português, por exemplo, apavorado com a tempestade que atingia sua caravela promete ao Senhor dos Aflitos que, se conseguisse escapar com vida, construiria uma igreja em homenagem ao santo. Escapa, cumpre sua promessa e a registra numa pintura no forro do teto do templo a doação. Num outro ponto de Salvador, cerca de mil quilos de ouro em pó foram necessários para dourar a talha da Igreja de São Francisco, recursos obtidos graças às doações de senhores de engenho, mercadores de escravos e ricos proprietários de terra que pediram missas e sepultamento no templo como contrapartida.

Em busca de respostas

Por que os colonizadores edificaram tantos templos suntuosas nas cidades ricas do Brasil? O que levou essas pessoas a importarem pedras de lioz de Portugal pra levantar as paredes dos templos e orná-los internamente com ouro, prata e pedras preciosas? Qual a motivação para contratarem os melhores arquitetos, ourives, escultores e pintores da época com o objetivo de decorar essas igrejas?

Os autores pesquisaram a história de igrejas construídas entre os séculos XVI e XIX na rica primeira capital do Brasil, para responder a essas perguntas. Descobriram coisas surpreendentes nesta pesquisa que já dura 20 anos pois o livro é atualizado regularmente. As páginas revelam como a história da edificação das igrejas exibe a mentalidade de uma época e seus reflexos para a formação do povo brasileiro. E leva o leitor a uma viagem fantástica ao passado, quando as pessoas se preocupavam com a preparação no pós vida, acreditando que, ajudando o processo de evangelização de padres e monges, poderiam escapar do inferno, passar pouco tempo no purgatório e ascender ao paraíso.

O ebook é ilustrado com cerca de 200 imagens do rico patrimônio histórico brasileiro, tombado pela Unesco. O livro se preocupa também em, quando possível, identificar os autores das obras de arte que decoram os templos, o estilo de peças e pinturas e o que procuravam representar. Os autores aproveitaram a nova edição para aprofundar a pesquisa sobre a influência da cultura da Idade Média na formação de Salvador.

Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.