O Sobrado da Praça e suas histórias

Você sabia que nesse bonito casarão na esquina do Largo de Santana, funcionou o Instituto Senhora Santana? Entre as décadas de 50 e 60 chegou ser uma das melhores instituições de ensino da cidade. Muitos moradores do Rio Vermelho e adjacências, estudaram nesse Instituto dirigida pelo conceituado professor Astrogildo Oliveira Nascimento. Na década de 70, a exemplo de outras escolas particulares, começou a entrar em declínio e acabou fechado em meados da década de 80 e o prédio foi colocado à venda. De acordo com antigos moradores foi comprado por um grupo de músicos e depois de reformado abririam um bar chamado Ad libitum, onde aconteciam apresentações de jazz. Mas segundo relatos, não durou muito tempo, foi fechado depois que acontece uma tragédia, um homem teria sido espancado e atirado do último piso no local chamado Beco de Santana, onde foi encontrado morto, ( o beco ficava entre o bar e um casarão localizado onde atualmente tem um estacionamento). No final da década de 80, inicio de 90 funcionou no local o Zouk Santana, considerado referencia no setor de entretenimento e muito badalado frequentado por jornalistas, intelectuais, publicitários, estudantes e profissionais liberais entre outras tribos. Com tantos bonitos casarões derrubados para dar lugar a novos prédios o Sobrado da Praça ficou como testemunha da história do RV. Bem conservado pela atual proprietária, funciona nos dias de hoje com um conjunto de salas que são alugadas. (texto com informações de antigos moradores).

Se tiver algum leitor ou leitora do Blog que estudou nesse Instituo ou frequentou alguma festa no Sobrado deixe um depoimento para ajudar a contar a história do Rio Vermelho.
 
Neste bonito sobrado funcionou um importante colégio
Neste bonito sobrado funcionou um importante colégio

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.