Associação de Moradores da Praia do Buracão divulga carta aberta aos visitantes do Principote Mykonos

Divulgado como uma maravilha no quesito experiência de praias da cidade, o Principote Mykonos, pronto para ser inaugurado na Praia do Buracão, Rio Vermelho, não está  agradando  nem um pouco aos moradores da localidade. Eles aponto inúmeros problemas na área com a autorização dada pele prefeitura para instalação do empreendimento. A luta para impedir a construção foi intensa conforme mostramos em postagens anteriores neste Blog, mas pelo visto, sem resultado. Agora, aproveitando a anunciada visita da Associação Circuito 10- Alta Decoração, ao Bar dentro da estratégia de Marketing para divulgar a casa,  a Associação dos Moradores da Praia do Buracão está  divulgando  uma carta aberta aos visitantes, mostrando os " impactos e desdobramentos negativos decorrentes de sua implantação: uma atividade geradora de tráfego, com forte reflexo negativo na circulação viária, poluição sonora e ambiental

Confira abaixo a integra da Carta Aberta 

 Da: Associação de Moradores da Praia do Buracão

Para: Associação Circuito G10 – Alta Decoração

CARTA ABERTA aos visitantes designers e arquitetos

 

Tomando conhecimento, pela mídia, que essa “Associação Circuito 10 – Alta Decoração” visitará o Principote Mykonos Salvador – em mais uma fase das estratégias de marketing dos seus proprietários que trouxeram esta franquia para a Bahia –, a Associação de Moradores da Rua Barro Vermelho (que engloba a rua do Mirante e praia do Buracão) saúda as/os seletas/os visitantes, profissionais formadores de opinião, e agrega à aventura de VIVER EXPERIÊNCIAS, uma nova perspectiva: a dos moradores desta localidade ao verem a extensão de seus lares transformar-se num balcão de negócios.

O mar e a inspiração praieira farão parte da EXPERIÊNCIA VIVENCIADA que sucederá a visita. Sem dúvida, a praia do Buracão, sob a ótica dos locais enraizados, é uma porção mágica da cidade de Salvador. Portanto, de uma localização diferenciada não só por seus atributos naturais, mas por ser um logradouro, até então tranquilo e eminentemente residencial que abriga, em paz e harmonia, mais de 300 famílias, organizados numa Associação dinâmica e forte. Valores, socialmente construídos, que conferem qualidade de vida à sua população e usuários da praia. Uma das EXPERIÊNCIAS de vida é a chance de viver tranquila/o, ter paz, silêncio, segurança, sair e chegar em nossas casas, conhecer a vizinhança, o que, hoje, temos aqui. Tudo isso e muito mais será, paulatinamente, arrancado de nós.

Os arquitetos e designers de interiores lidam, no seu fazer profissional, com verdadeiros desafios tais como a permanência e transformação dos edifícios, beleza, segurança dos usuários e da relação interior do edifício com o exterior, onde se localiza na cidade.

O lugar da ora EXPERIÊNCIA VIVENCIADA por este seleto grupo é fruto de uma mudança do uso residencial para abrigar atividades de “Serviço de Alimentação e Bebidas Alcoólicas Bar Botequim Choperia e Pizzaria, Restaurante com Entretenimento/Festas”, à revelia dos moradores desta Rua, que tem muito clara a perspectiva da experiência anunciada que vivenciarão em seu cotidiano.

Por si só, o porte do empreendimento “inspirado no mar”, como OBJETO DE VIVÊNCIA, do ponto de vista locacional, urbanístico e edilício não deixam dúvidas acerca dos impactos e desdobramentos negativos decorrentes de sua implantação: uma atividade geradora de tráfego, com forte reflexo negativo na circulação viária, poluição sonora e ambiental. Considerando, ainda, que o “soberano bar” (PRINCIPOTE: soberano de um pequeno principado) está localizado em uma rua local, sem saída, condição que cria fortes obstáculos à prestação de serviços urbanos e a segurança contra incêndio e pânico. Definitivamente: trata-se de uma opção de lazer fora de lugar!

As EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS são oportunidades para crescermos como profissionais e cidadãos, não nos subjugando à meras iniciativas antagônicas aos anseios coletivos.

DIVIRTAM-SE, enquanto nós VIVENCIAREMOS A EXPERIÊNCIA, da irrealidade do cotidiano, brindando a irracionalidade pública & privada em suas diversas facetas, sem preocupações com o direito à cidade ou a cidadania.

Salvador, entrada de outono de 2023

Miguel Sehbe Filho
Presidente
Associação de Moradores da Praia do Buracão
Movimento Comunitário “FORA BARES”

Principote com acesso à Praia do Buracão desagrada muradores da área
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.