Lançado livro sobre a Vila Matos

Vila Matos, algumas lembranças de Otávio Machado
Vila Matos, algumas lembranças de Otávio Machado
A Vila Matos é um dos trechos mais povoados do Rio Vermelho e tem características peculiares. No local os vizinhos ainda costumam colocar as cadeiras nas portas no final da tarde e inicio da noite para compartilhar uma cervejinha, colocar os assuntos em dia ou, simplesmente, jogar uma partida de damas. Costumes que fortalecem os laços de amizade entre vizinhos.

Na Vila, como é carinhosamente chamada, tem um comercio popular bastante diversificado que vai desde mercadinhos a loja de material de construção, salão de beleza, creches, lan houses, entre outros. Também é de lá que sai todos os anos, em um domingo quinze dias antes do Carnaval, o Banho a Fantasia puxado pelo bloco Lero-lero.

Muita gente famosa já morou na Vila Matos, entre elas o governador Jaques Wagner, quando ainda era sindicalista e sequer pensava em chegar ao governo do Estado. Artistas que fazem sucesso nos dias de hoje como o cantor e compositor Pierre Onassis.

Para preservar a história do local, repassando fatos ocorridos por lá nas últimas décadas, Otávio Machado, antigo morador da área, acaba de lançar o livreto “Vila Matos, algumas lembranças” .

Na publicação, o autor, por meio de citações de antigos moradores recorda os bailes, as trezenas de Santo Antônio e as famosas competições de futebol, disputadas na praia da Sereia, nas décadas de 40,50 quando a Vila ainda era cortada por um riacho a céu aberto.

É um livro de memórias, com poucas paginas, centrados em personagens mas recheado de emoções de um cidadão preocupado com a preservação da história do seu bairro. Sem dúvida em belo exemplo.

A iniciativa de registrar as lembranças, como explica no prefácio, surgiu, exatamente, a partir da morte de um antigo morador, Sátiro Lapa, o popular Sato. “Senti-me impelido a registrar algumas lembranças de causos, pessoas e fatos ligados à Vila Matos, objetivando resgatar a memória de uma localidade densamente populosa do bairro do Rio Vermelho”.

Quem é Otávio Machado

Otávio Machado é contador graduado pela Universidade Federal da Bahia, grande parte de sua carreira, desempenhou suas funções na Secretaria da Fazenda, Tribunal de Contas do Estado da Bahia e no extinto IAPSEB. Também foi Conselheiro da Associação dos Funcionários Públicos do Estado.
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Sou morador à seis anos. E se Deus me permitir; quero viver muito mais. É um bairro muito tranquilo mesmo. Vou comprar o livro para conhecer mais.

    ResponderExcluir