Luta dos pescadores ganha adesão de parlamentares

Esse blog acompanhou hoje (14/13) pela manhã o desdobramento da queda de braço entre a junta interventora e o presidente destituído da Colônia de Pesca Z1, Eulirio Menezes, o Tenente sem patente, que mais uma vez decidiu descumprir a decisão da Federação. Além de não comparece para entregar as chaves, enviou um documento assinado por onze pescadores, informando que não reconhecia a decisão da Federação. Com isso, os mais de 100 pescadores que compareceram para acompanhar a ascensão de Joel Gouveia ao cargo, fizeram uma assembleia, no caramanchão ao lado da casa do Peso, para reafirmar que amanhã (15/12) estarão solidários com o presidente interino para que ele realmente tome posse.

Houve consenso de que não deveriam arrombar a porta da Colônia para assumir a entidade à força e que o processo de acessão ao cargo deve acontecer de forma democrática atendendo ao que foi determinado pela Federação, ou por meio de decisão judicial, caso o atual presidente persista em permanecer sentado na cadeira.

A luta dos pescadores é contra a gestão de Tenente (o sem patente) que já se estende por mais de cinco anos, numa atuação que não trás qualquer benefício para a categoria, e pelo cumprimento da decisão da assembleia realizada em novembro que destituiu a atual diretoria. A movimentação dos pescadores, contou com o apoio de vários moradores, da Amarv, que esteve representada com seus diretores, a vereadora Aladilce e deputada Federal Alice Portugal, ambas do PC do B, que além manifestar solidariedade se comprometeram a dar publicidade do que vem acontecendo na Colônia Z1 do Rio Vermelho, nas duas Casas Legislativas e também se prontificaram a dar apoio aos pescadores em suas reivindicações.

Joel Gouveia que deve assumir interinamente a presidente da Colônia fez um relato da situação dramática em que vivem da falta de apoio e do descaso com que a diretoria destituída vem conduzindo a Colônia. Também protestou contra a tentativa de tal Associação de Iemanjá, criada pelo escritor Ubaldo Porto e pelo publicitário Sidney Resende, inclusive com o apoio de Tenente ( o sem patente), com o objetivo de tomar a organização da festa de Iemanjá dos pescadores.A assembléia de hoje (14/12) foi conduzida por Jorge Pimentel que além de pescador é funcionário da Prefeitura de Salvador e garantiu que o prefeito João Henrique vai assegurar que a festa de Iemanjá seja feita pelos interventores. Amanhã (15) haverá uma reunião na Emtursa para tratar da organização da festa e o problema será levado pelos pescadores. Vamos continuar acompanhando o desdobramento dos fatos.

A Colônia Z1 abrange a Gamboa até a Boca do Rio, um contingente de mais de 700 pescadores insatisfeitos com a gestão de Tenente (o sem patente). De acordo com Pantaleão, representante dos pescadores, as portas da Colônia estão sempre fechadas o que impede o contato dos mesmos com a direção. ¨Não se consegue sequer preencher uma ficha de inscrição, porque a Colônia está ao Deus dará e com isso o pescador não pode assegurar nenhum dos benefícios trabalhistas que passou anos para conquistar. A sede está abandonada¨, reclamou.

Luta dos pescadores ganha adesão de parlamentares
Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Belo movimento, Carmela. Esse Tenente (o sem patente) tem mais é que procurar o quartel dele (provavelmente sem soldados) e se tocar que o tempo dele na Colônia passou. Aliás, a Colônia Z-1 já protagonizou grandes lutas em favor da categoria e das tradições, inclusive com o Pantaleão à frente. Parabéns também às comunistas Alice Portugal e Aladilce Souza, que dão um grande exemplo apoiando a causa. Eu não esperava mesmo outra atitude destas duas companheiras combativas e sempre presentes nos movimentos populares. Mônica Bichara

    ResponderExcluir
  2. A Colônia Z-1 está precisando mesmo de apoio, os pescadores levam uma vida de sacrifícios, enfrentam ventos e tempestades e e não se intimidam, portanto,não vai ser um Tenente sem patente, que vai impedir que eles prossigam na luta por melhores condições de vida. Infelizmente tem gente que é assim mesmo, se apega ao cargo e não quer largar por nada no mundo, mesmo sabendo que está prejudicando o coletivo.

    ResponderExcluir