Painéis de Jenner no Zôo

Painéis de Jenner no Zôo Dois painéis em azulejo, datados de 1957 e de autoria do artista plástico Jenner Augusto, que durante muitos anos residiu no Rio Vermelho, um dos ícones do modernismo na Bahia – foram restaurados pelo IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), órgão da Secretaria de Cultura do Estado, e passarão a fazer parte, agora, do acervo do Zoológico de Salvador. A inauguração acontece nesta sexta-feira, dia 3, às 9 horas, na entrada do Zôo, com entrada pelo Alto de Ondina.

As duas obras de arte estiveram sob risco iminente e foram deterioradas durante o período de oito anos, a partir do fechamento do restaurante do Alto de Ondina. A antiga edificação, pertencente à Saeb (Secretaria de Administração do Estado), estava sendo demolida pela Sucab (Superintendência de Construções Administrativas da Bahia) em março do ano passado (2008), quando o IPAC foi chamado para avaliar as obras de arte. Na oportunidade, o secretário Marcio Meirelles anunciou compromisso de fazer a restauração completa dos painéis e conseguir um novo local para a instalação das peças.

Os painéis estão entre os primeiros trabalhos coloridos produzidos em azulejo feitos no Brasil. O zôo abriga e preserva essas obras por ser um local bem freqüentado, seguro e ter ligação com o tema dos trabalhos.( informação da assessoria de imprensa do IPAC)
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Vivi muitos momentos felizes junto a esses paineis.Que sorte para a cultura baiana não terem virado entulho!

    ResponderExcluir