Festival de incompetência

Uma cabana bem no meio da praça é a nova morada de sem teto

Sem que o poder público adote nenhuma providência, aos poucos a Praça Carlos Batalha, no Parque Cruz Aguiar vai se transformando em um anexo do favelão da Praia de Santana. Para a praça se deslocam de mala, cuia e trapos os dissidente do condomínio à beira mar. Com isso, os brinquedos do parquinho infantil vão se transformando em base para sustentar as cabanas feitas de plástico, como mostra a foto, que além da incompetência do poder público revela a criatividade do povo, que se defende como pode . Enquanto outras capitais do nordeste se modernizam, em Salvador acontece um processo exatamente inverso, um retrocesso em todos os sentidos. Triste Bahia!
Tópicos:

Postar um comentário

18 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Mais grave que o "Festival de Incompetência" é a falta de solidariedade da dita classe média de Salvador, que é incapaz de sentar com essa moça e saber as dificuldades que a mesma enfrenta. Mas tudo bem, é mesmo de se esperar que incluídos em um sistema tão cruel e egoísta surjam indivíduos do mesmo nível. Nessa perspectiva, é muito mais grave que nossas crianças fiquem sem os seus "parquinhos", do que uma moça sem um abrigo; é muito mais grave chegar do trabalho em nossos carros e encontrar uma ramificação de nossas favelas em nossas ruas, do que ter a capacidade de compreender a necessidade (também chamada de "criatividade")de uma mãe. De qualquer forma, fica então aqui um apelo, para aqueles capazes de ter compaixão e consciência da origem dos problemas sociais: NÃO SEJAMOS TÃO EGOÍSTAS E MESQUINHOS! O futuro do nosso país também depende de você!

    ResponderExcluir
  2. Veja bem anônimo, você bem que poderia dar o exemplo,não vai ser mandando uma opinião assinando como anônimo que vai ajudar. Pelo visto você deve morar nas proximidades dessa praça, então vá até lá, e leve essa pessoa que você está dizendo que é uma moça sem abrigo, para sua casa até encontrar uma solução, ou mobilize seus vizinhos e levem ela até a Igreja, afinal lá tem muito espaço . Acho que o blog está certo, tem que mostrar o problema e o poder público tem que resolver. Pagamos muitos impostos que deveriam ser usados para esse fim. Se eu ficar resolvendo os problemas do governo, que resolve os meus?

    ResponderExcluir
  3. Calma minha gente.Vamos colocar os pontos nos is. Quem tem que cuidar dos sem tetos é, sem dúvida, o governo o que não quer dizer que um cidadão tem que se omitir diante de uma situação dessas.Tem que ligar para os órgãos competentes e pedir ajuda, até porque, muitas vezes a pessoa chega a uma situação dessa e não sabe nem para quem apelar, não custa nada tentar ajudar.O Blog está fazendo o seu papel, porque se não houver denuncia, não vai demorar muito e a praça será toda ocupada por sem tetos como acontece na Praia de Santana e depois do probelma criado fica muito mais difícil resolver.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre eu faço um comentário , vou dizer que concordo plenamente com o que disseram a Cinira e o Beraldo. A notícia que tenho para o momento, é que passei pelo jardim +- às 14,30 e vi que o parquinho está totalmente desocupado. Como aconteceu, não sei, pois não ouvi comentário algum do pessoal que passa o dia na praça . Já que não ouvi comentários , pelo menos até agora, suponho que tudo tenha ocorrido de maneira civilizada e que autoridades informadas por moradores, tenham tomado uma providência. Quero aproveitar a oportunidade para sugerir à D.Carmela só acolher e publicar comentários , com os autores identificados. Não consigo entender o porquê uma pessoa queira dar a sua opinião , abrir polêmica e permanecer no anonimato.

    ResponderExcluir
  5. Pois bem Sarnelli, vou acatar sua sugestão.Inclusive hoje mesmo ouvi uma informação que a Google está pensando em excluir essa possibilidade de alguns dos seus produtos. Então vamos nos antecipar e recusar esses comentários.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Carmela. Eu também já havia tomado conhecimento dessa possibilidade.

    ResponderExcluir
  7. Ok, todos corretos.
    Entendo a preocupação de todos com a segurança e com a responsabilidade.
    Mas temos que entender que a internet não é um cômodo de nossa residência e sim a rua.
    Estamos transferindo, mais uma vez, a responsabilidade de nossas vidas e atitudes para instâncias superiores (governos; detentores de monopólios etc).
    Se o intuito do blog é uma discussão fechada, que assim seja (medidas e recursos não faltam), mas não podemos aceitar que organismos provedores (Google; Microsoft etc) determinem o que pode ou não.
    Não esqueçamos, a internet é um mero veículo a nossa disposição e sob nosso controle (desde que se use adequadamente as ferramentas).
    É um absurdo: sem teto, ocupação de área pública, segregação socioeconômica etc.
    Não sejamos hipócritas, cobremos a quem de fato incida à responsabilidade.

    ResponderExcluir
  8. Essa ferramenta do anônimato é importante para muitos. Se retinar essa possibilidade, o blog estará tolindo alguns participantes. Eu, por exemplo, concordo com a opinião que a sociedade precisa participar das ações sociais. O poder publico não tem competencia para resolver e muitas vezes penso que não tem vontade. O importante é que todos se manifestem com respeito , sem agressões pessoais e respeitanto os participantes dessa comunidade.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo se ligue:

    A COMPAIXÃO ALIMENTA A MISÉRIA.

    Problemas sociais existem, mas você deve ser mais um, que acha que ouvindo, dando roupa e comida vai resolver ou amenizar o problema destes excluídos do sistema.
    Faça um favor a todos nós: identifique-se, só com um nome, diga se mora no bairro ou não, aponte problemas(ou coisas boas) que vivencia, para juntos tentarmos resolver esta e outras questões de nosso dia a dia.
    Tenho certeza que seremos mais efetivos juntos do que separados, forma que vivemos desde a monarquia até os dias de hoje.
    Usemos as armas e tempo que temos, nem que seja para discutir neste maravilhoso blog.
    Aproveito para cobrar e relembrar ações, já sugeridas aqui neste blog, dirigidas e coodenadas de beneficiamento do bairro por pessoas aceitas e ativas no blog. Ex. mutirão de limpeza nas praias.
    Necessário: camisas e bonés, caminhão de coleta dos resíduos, sacos(preferencialmente não plásticos), equipamentos de limpeza(parceria com o sistema de limpeza pública), apetrechos para água mineral, material impresso educativo e muitaaaaaaaaa disposição dos participantes.
    Quem topa?????

    ResponderExcluir
  10. Bem, primeiro quero dizer que eu concordo em participar desse mutirão e estou à disposição para arregaçar as mangas e começar a trabalhar.Segundo, como essa questão de opinião de anônimo gerou posições contraditórias, vou lançar uma pesquisa, do lado esquerdo da tela com a seguinte pergunta: Você acha que as opiniões de anônimo devem ser consideradas no blog?
    Sim, acho importante.( )
    Não, se não quer aparecer,não tem porque opinar( )
    A identificação não importa, o que vale é estimular o debate( )

    ResponderExcluir
  11. Carmela , o que estou observando é que já passou a hora de , realmente , se formar um grupo de voluntários dispostos a realizar algumas ações que já foram propostas nas discussões do blog , O surgimento do blog deu a oportunidade a muitas pessoas de se sentirem integradas a um grupo virtual , mas é necessário sair dele para a realidade, para algumas realizações . Com certeza, à medida que o tempo for passando , surgirão outros problemas...para serem enfrentados e resolvidos. Na verdade, eles nunca acabarão !...

    A continuar apenas no âmbito virtual, não se chegará muito longe. Ficaremos apenas vendo denúncias sem tomar uma atitude prática , ou seja , falando ao vento ou matando o tempo.

    É preciso que os moradores do Rio Vermelho se unam também fora da Internet. Não adiantam os comentários se não forem seguidos de ações . Sim , o blog deverá continuar no ar para realizar as denúncias e cobranças necessárias mas é necessário pisar em terra firme porque é nela que estão os problemas . Ainda nos falta averiguar o alcance do blog junto às autoridades...e medir a sua força.

    De minha parte, como sempre tenho encontrado algumas divergências de opiniões, quando faço alguma coisa, ajo sozinho , por minha conta e risco , mostrando, a cara , e com a minha assinatura.

    É por causa de divergências de opiniões que não existe uma Associação dos moradores do Parque Cruz Aguiar. Já foi tentada a sua criação ,diversas vezes.

    A seguir sem realização alguma, estaremos dando motivo para que, alguém a quem criticamos e continuamos cobrando , nos peça conta também e nos pergunte : vocês fizeram, até agora, tanto barulho , mas, o que foi que já realizaram ? É preciso mostrar serviço ! ...

    Com relação ao anonimato de quem emite um comentário, continuo achando que todos eles têm que ser identificados. A meu ver, não existe motivo , tratando-se de coisas do dia-a-dia da comunidade , certamente banais , que não implicam em maiores responsabilidades , ou riscos , para ser utilizado o recurso do anonimato.

    Quanto a sua pesquisa , eu respeito a sua idéia , mas acho que , como se vê desde início na abertura do blog, como você se reservou o direito ( e tem mesmo ) de aprovar ou não as matérias para decidir sobre se as leva ao ar ou não , a decisão é sua e não precisa submetê-la a apreciação de ninguém . Não acredito que o blog venha a perder o interesse e a presença de quem hoje não quer se identificar. Com certeza vai continuar conosco.Aí está a minha opinião . Se está lembrada, um comentário meu , você não publicou e eu achei que devia ter razão,pois eu me recordo do fato, mas não me lembro qual foi o assunto. Me lembro que peguei um pouco pesado . Pode até ser que aconteceu por uma simples distração ou acúmulo de mensagens , ou que eu, naquele dia, estivesse descarregando tensão de algo que me incomodou...

    Dentro das minhas possibilidades e já por causa das limitações da idade , certamente que não vou poder participar de algumas atividades cansativas, ou mesmo sob o sol tropical da nossa terra. Pode até ser que alguém tenha vontade de dizer: o Sarnelli fica comentando ,mas não quer pegar no pesado. O que estiver dentro das minhas possibilidades , certamente que o farei. Tenho feito algo , até agora, sozinho, mas , por que não me juntar a um grupo de jovens saudáveis e dispostos ?
    Para mim chegou a hora de abrir o espaço que ocupei de alguém . O mundo, e dentro dele o bairro, já é responsabilidade dos jovens...

    Certamente que continuarei dando a minha colaboração e, quando necessário , a minha experiência , do alto dos meu 78 anos de idade.

    ResponderExcluir
  12. Sarnelli, por favor seus comentários lúcidos não podem faltar.
    E sobre a publicação ou não de seus comentários acho que realmente o direito é de sua autora, mas, não concordo com esta atitude dela, O único censor aceitável em minha ótica é a falta de respeito entre os participantes.
    Dona Carmela publique o desabafo de nosso amigo, desde que ele não falte com respeito com os demais.

    ResponderExcluir
  13. Breno, acho que está havendo algum problema de interpretação. Todos os comentários e desabafos de Sarnelli foram e são acatados por esse Blog, como você disse muito bem, as ponderações dele são sábias e procedentes. O que estamos discutindo no Blog nesse momento é sobre se devemos ou não publicar opiniões de anônimo.Essa dúvida surgiu a partir de questionamento dos próprios colaboradores do Blog. Tem gente acham que as opiniões devem ser aceitas e outros não. Por essa razão optei por fazer uma pesquisa para avaliar qual é o sentimento dos leitores do Blog, é isso. Não tem nenhum veto ao censura aos comentários de quem quer que seja, muito menos de Sarnelli que sempre fala com bastante propriedade sobre todos os temas que aborda. Alias, gostaria até de pedir ao próprio Sarnelli para ele esclarecer isso.

    ResponderExcluir
  14. Senhor Breno, o que eu disse é a verdade. Acredito, porém, que pode ter havido uma falha de qualquer lado e que pode ser, também, uma coincidência , quando um comentário meu, eventualmente , não teria sido postado ...pode ter havido até uma falha minha ao enviar ( é uma hipótese ) . Não me importei . Qualquer um de nós está sujeito a um engano . Pode ainda ter acontecido de não ter chegado até ela . O certo é que tenho tido os meus comentários postados com todos os pontos e vírgulas ,religiosamente. O fato a que me referi é isolado e eu mesmo até festejei que ele não foi ao ar. Será que eu " pensei" em ter mandado e não o fiz ? Se assim foi, peço perdão à D. Carmela. Até onde sei, tenho visto que todos os comentários endereçados ao Blog, têm ido ao ar. O seu foi postado , o que demonstra a imparcialidade de D.Carmela , justamente com um texto em que discorda dela...
    . Não concordo consigo. Acho que ela tem todo o direito de avaliar os comentários . Aliás, é mesmo uma obrigação para evitar os excessos. O que não devemos é falar em " censura " . Note que eu usei o termo " avaliar ". Se bem me recordo ,em nenhum comentário meu , em ocasião alguma, atingi pessoas , coisa que passa longe da minha cabeça, pela minha formação e respeito aos demais , que eu cobro para mim mesmo. Eu acho que o Blog , pela responsabilidade que tem ,pode e deve avaliar o que coloca no ar. Eu, não abriria mão, se o blog fosse meu , desse direito.
    Senhor Breno, os meus comentários não irão faltar, mesmo porque me considero um colaborador do blog. Tomo a liberdade de citar o fato de que o Senhor incide em uma contradição: ao mesmo tempo em que diz que o blog tem o direito de "avaliar " os meus comentários, discorda da atitude da proprietária . Não se trata dos meus comentários . E sim de todos eles...Eu concordo com a norma disciplinadora e, na minha opinião, todos os pronunciamentos deveriam ser identificados. Senhor Breno, amigos e amigas, fiquem tranquilos. Eu e D.Carmela nos entendemos muito bem.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom Sarnelli, acho que o assunto ficou devidamente esclarecido.Mas gostaria de tocar em um outro ponto que se refere à necessidade que temos de fazer alguma coisa concreta.Na minha opinião esse blog é uma coisa concreta, de uma forma ou de outra estamos prestando um serviço,informando o que acontece em nosso bairro e disponibilizando um espaço para o debate.Você com o conhecimento que tem sobre vários assuntos tem proporcina a todos informações relevantes.Pode parecer pouco, mas nos dias de hoje nada tem maior relevância do que a informação.O que não impede que cada procure se inserir em um trabalho voluntário ou mesmo promova a formação de um grupo com essa finalidade.Uma coisa não diminui a outra, todas são formas de participação igualmente importantes. Falando em participação, como ninguém mais se manifestou, na próxima segunda vou encaminhar ao Prefeito e ao vereador Godinho, documento contendo as reivindicações postadas no blog.Vamos ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  16. Estou gostando muito desse bate bola entre D.Carmela e Sr. Sarnelli.Eles discordam com elegância, bacana.

    ResponderExcluir
  17. Arestas aparadas, então continuemos nossos questionamentos sobre o bairro.
    A nivel de esclarecimento: a única forma que aceito de censura é quando se falta respeito a um dos interlocutores.

    ResponderExcluir
  18. Eu penso que existe um limite claro entre o dever do cidadão e o dever do estado, essa questão da resolução dos problemas referentes a desigualdade social é inerente ao estado, que no caso brasileiro aplica e muito mal a sétima maior carga tributária do planeta terra ( Paying Taxes 2008 ), sendo que a taxação da mão de obra é quatro vezes maior que a média internacional. A nossa parte é pagar a derrama imposta pela classe política brasileira e acatar o acharcamento da receita federal. Evidentemente faço mais do que seria a minha obrigação, ajudo a um orfanato, pois sei que o que vale nesse país é apenas a compra indireta de votos pelo bolsa-família, que fora as benesses é um dos ralos do dinheiro público brasileiro. E políticas de desenvolvimento? Que tal a farra das passagens aéreas? E as reformas nos apartamentos funcionais? E o ministro Helio Costa que tem um serviçal seu em BH sendo pago pelo senado federal? E o pior é esse mesmo cidadão declarar na televisão que esse é um fato normal e que não tem ilegalidade nenhuma...

    Ricardo Luiz

    ResponderExcluir