Entrando de Solla

Não vejo outra forma de tratar a questão da saúde no estado a não ser entrando de sola. O setor está literalmente agonizando na UTI. Não faz muito tempo que relatei nesse blog a decadência do Cican que em um passado não muito remoto foi reconhecido como serviço de referência no diagnostico e tratamento de câncer.

Também já comentei sobre o HGE, onde foi levar um cidadão e constatei o caos que acontece depois que se tem acesso aquela unidade, apesar do empenho das equipes médicas.Neste final de semana pude presenciar mais um exemplo dramático dessa incompetência que se instalou no setor de saúde que só o governador parece que não enxerga. Um senhor de seus 70 anos, conhecido de uma família amiga, veio de Dias D Ávila, no inicio da semana para atendimento no Hospital Roberto Santos, diagnóstico da doença: leucemia. Pois bem, esse senhor está há exatamente uma semana em uma maca no corredor do hospital, aguardando solução. A central de regulação sequer incluiu o seu nome para aguardar uma vaga em um leito, a informação é de que não existem vagas, e ainda, dizem que na situação dele são dezenas de outros casos.

Diariamente os meios de comunicação relatam o drama de centena de pessoas que não conseguem atendimento. Não há o que fazer, dizem, encontramos uma rede hospitalar insuficiente para atender à demanda, argumentam, estamos construindo um novo hospital no Suburbio, propagam.

Entretanto, quando o senhor Jaques Wagner se lançou candidato, sabia disso, e a população também, tanto que votou nele para que resolvesse essas questões. Por que então não deu prioridade máxima, desde o primeiro dia de governo à saúde? Por que não amplia os convênios com hospitais particulares para obter mais leitos? Por que não colocam a rede de postos de saúde do municipio para funcionar 24h, por que não tem médicos nos postos? Já são mais de dois anos à frente da administração e tudo continua como dantes ou pior do que dantes, no quartel de Abrantes. Vou encerrar com uma observação que um sobrinho que está nos Estados Unidos, costuma usar quando conto sobre as coisas da Bahia; só lamento.

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Não sei como funcionam essas coisas no governo, mas estou ouvindo e lendo que a Petrobrás, a nossa ex-gloriosa estatal, tem depejado um monte de dinheiro para festas de São João, por que essa verba não é destinada para a saúde, já que nosso estado vive um caos nesse setor?Que lógica é essa, para a saúde não pode mas prá festa pode? Alguem consegue explicar?

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrando...parabéns
    Carnaval que o diga, rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Só a saúde?
    Infelizmente minha gente tudo funciona deste jeito, desde Portugal até hoje.
    Tentando explicar:
    Ninguém assisti um hospital funcionando corretamente, isso não dá audiência. Mas festa dá, isso todos nós gostamos e assistimos, nem que seja com o argumento de falar mal depois.

    ResponderExcluir
  4. Até quando vamos suportar esse estado de coisa? Não sei como esse pessoal que governa a cidade o estado consegue deitar a cabeça no travesseio e dormir tranquilamente sabendo que pessoas morrem nos corredores dos hspitais por falta de assistência.

    ResponderExcluir
  5. Esse seo Solla pode até ser um bom cientista mas como gestor é uma negação.Alias, esse governo Wagner como um todo deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir